top of page
Buscar
  • Foto do escritorBDB Cultural

Mesa traça conexões entre a Independência e a história do século 19 no Brasil

Atualizado: 30 de ago. de 2022

• Bate-papo fala como o processo de independência ajuda a explicar também a política do Segundo Reinado no Brasil


Foto: Apresentação da Esquadrilha da Fumaça em homenagem ao bicentenário - Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Em setembro deste ano, o Brasil celebra o bicentenário de sua independência. A comemoração do emblemático mês, no entanto, começa mais cedo na BDB Cultural. A iniciativa terá no dia 31 de agosto, às 19h30, com um debate transmitido no Youtube da iniciativa, uma mesa sobre curiosidades e desdobramentos deste feito histórico, associando o que aconteceu às margens do Rio Ipiranga, em 7 de setembro de 1822, com toda a política que seria a tônica do século 19 em nosso país. O debate contará com o professor de história Pedro Soares e Rafael Nogueira Alves Tavares da Silva, Secretário Nacional da Economia Criativa e Diversidade Cultural .


Este bate-papo dá prosseguimento a uma série de mesas que ao longo dos últimos meses tratou do tema da Independência do Brasil na BDB Cultural. Desde abril, o bicentenário já foi abordado em bate-papos que falaram sobre o papel de Leopoldina, de José de Bonifácio, entre outros diferentes pontos de vista em mesas na programação da inciativa.


Desta vez, o foco será entender como a Independência influenciou toda a política nacional do século 19, especialmente no período do Segundo Reinado, quando Dom Pedro II era o governante do Brasil. “Vamos pensar tanto no que foi uma linha de continuidade com o que foi inaugurado na época da independência, como também naqueles pontos que se mostraram uma ruptura com o legado da primeira década do Brasil independente”, afirma o historiador Pedro Soares.


Foto: Historiador Pedro Soares - Acervo pessoal


“Evidentemente que o tempo é exíguo para tratar de modo aprofundado de todos os pontos. A proposta é fazer uma comparação de um período e outro de modo panorâmico”, completa o professor. A mediação da mesa será do curador de literatura da BDB Cultural, Victor Tagore Alegria.


Sobre a BDB Cultural

A BDB Cultural é uma iniciativa do Ministério do Turismo, por meio da Secretaria Especial de Cultura, em parceria com a Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles (BDB) e, por meio de um termo de colaboração, com a organização social Voar Arte para a Infância e Juventude. A agenda que o projeto executará na BDB segue até dezembro de 2022.

“Com a BDB Cultural, vamos continuar realizando uma programação cultural que possa servir de referência a outras bibliotecas do país, visando inspirar esses espaços tão importantes para o livro, a leitura, a literatura, enfim para a cultura e a cidadania como um todo”, diz o coordenador-geral da BDB Cultural, Marcos Linhares.

Para saber mais sobre os próximos cursos e eventos oferecidos, acompanhe as novidades da BDB Cultural no Youtube (https://www.youtube.com/channel/UCrihUSEEcIEf_0FZteCU8Gw ), no Facebook (https://www.facebook.com/BDBCultural-101686659278449), Instagram (https://www.instagram.com/bdb.cultural/ ) e no site www.bdbcultural.com.br da iniciativa.

Sobre os convidados

Pedro Soares é graduado e mestre em história pela Universidade de Brasília, professor efetivo da SEDF e professor do Estratégia Concursos, e divulgador de informações sobre história geral e do Brasil na internet.

Rafael Nogueira Alves Tavares da Silva é Secretário Nacional da Economia Criativa e Diversidade Cultural. É formado em filosofia e em direito e é pós-graduado em educação. É palestrante e conferencista e criou o método dos Ciclos de Estudos Clássicos que visa a formar leitores habituais e estudiosos profundos.

Serviço:

BDB Cultural – Agosto de 2022

Mesa presencial em homenagem aos 200 anos de Independência do Brasil com o tema “O Segundo Reinado” continuidades e rupturas”, com o professor Pedro Soares e o Secretário Nacional da Economia Criativa e Diversidade Cultural, Rafael Nogueira Alves Tavares da Silva, .

31/08, quarta-feira, 19h30- Transmissão no Youtube da iniciativa.

Outras informações:

Site www.bdbcultural.com.br

Instagram - @bdb.cultural


20 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page