Buscar
  • BDB Cultural

Bate-papo celebra os 200 anos da Independência na BDB Cultural


  • A conversa, gravada presencialmente na Biblioteca Demonstrativa, será exibida no dia 26 nas redes sociais da iniciativa


FOTO: Rafael Nogueira - Acervo Pessoal


Em 2022 o Brasil celebra os 200 anos de sua Independência. Para lembrar o bicentenário deste marco histórico, uma série de atividades ocupou a agenda da BDB Cultural ao longo do mês de abril, com contação de histórias e espetáculos teatrais que recuperaram este acontecimento. A cereja do bolo, porém, fica para uma mesa que vai reunir especialistas em história para debater os impactos que seguem ressoando no presente a partir desse momento de formação do país.

O debate contará com a participação de Rafael Nogueira Alves Tavares da Silva, Secretário Nacional da Economia Criativa e Diversidade Cultural e de José Theodoro Menck, Mestre e Doutor em História pela UnB. A mediação fica por conta de Victor Tagore Alegria, curador de Literatura da BDB Cultural. A conversa, gravada presencialmente nas dependências da Biblioteca Demonstrativa do Brasil, será exibida no dia 26, terça-feira, às 21h, nas redes sociais da iniciativa.


“O bicentenário é uma oportunidade de recuperar historicamente os projetos, ideais e sonhos daqueles que fundaram o Brasil como estado independente. Há o que ficou por fazer, mas temos que pensar nas missões que eles nos deixaram e pensar nas novas gerações para resolvê-los”, afirma o secretário Rafael Nogueira. “O bicentenário também é uma oportunidade para a economia criativa, com oportunidades de negócios em diversas áreas da cultura”, completa.

Sobre a BDB Cultural

A BDB Cultural é uma iniciativa do governo federal, por meio da Secretaria Especial de Cultura, do Ministério do Turismo, em parceria com a Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles (BDB) e, por meio de um termo de colaboração, com a organização social Voar Arte para a Infância e Juventude. A agenda que o projeto executará na BDB segue até dezembro de 2022.

“Com a BDB Cultural, vamos continuar realizando uma programação cultural que possa servir de referência a outras bibliotecas do país, visando inspirar esses espaços tão importantes para o livro, a leitura, a literatura, enfim para a cultura e a cidadania como um todo”, diz o coordenador-geral da BDB Cultural, Marcos Linhares.

Para saber mais sobre os próximos cursos e eventos oferecidos, acompanhe as novidades da BDB Cultural no Youtube (https://www.youtube.com/c/BDBCultural), no Facebook (https://www.facebook.com/bdbcultural), Instagram (https://www.instagram.com/bdbcultural/) e no site www.bdbcultural.com.br da iniciativa.

Sobre os convidados

Rafael Nogueira Alves Tavares da Silva é Secretário Nacional da Economia Criativa e Diversidade Cultural. É formado em filosofia e em direito e é pós-graduado em educação. É palestrante e conferencista e criou o método dos Ciclos de Estudos Clássicos que visa a formar leitores habituais e estudiosos profundos.

José Theodoro Menck é bacharel em Direito (UnB), mestre em Direito Romano (La Sapienza - Roma), mestre em História (UnB) e doutor em História (UnB). É consultor legislativo da Câmara dos Deputados e membro acadêmico do IHG-DF.

FOTO: José Theodoro Menck - Acervo Pessoal



Serviço:

BDB Cultural – Abril de 2022

Mesa temática 200 anos da independência do Brasil com Rafael Nogueira Alves Tavares da Silva, Secretário Nacional da Economia Criativa e Diversidade Cultural e José Theodoro Menck, Mestre e Doutor em História pela UnB. Mediação de Victor Tagore Alegria, curador de Literatura da BDB Cultural.

26/04, terça-feira, a partir das 21h- Transmissão no Facebook e no Youtube da BDB Cultural.

Outras informações:

Site www.bdbcultural.com.br

Facebook.com/bdbcultural

Instagram - @bdbcultural

15 visualizações0 comentário