Buscar
  • BDB Cultural

Mesa debate o papel da Imperatriz Leopoldina na Independência


  • A conversa, gravada presencialmente na Biblioteca Demonstrativa, será exibida no dia 30 nas redes sociais da BDB Cultural


FOTO: Bruno Cerqueira - Acervo pessoal


Em 2022 o Brasil celebra os 200 anos de sua Independência, mas o movimento foi mais longo que o grito de Dom Pedro às margens do Ipiranga. O levante de 7 de setembro, inclusive, só é possível graças a uma carta escrita cinco dias antes e que colocou o futuro imperador a par do que estava acontecendo. A autora do texto era uma das principais entusiastas do movimento independentista do Brasil: a imperatriz Leopoldina.


Para lembrar essa figura histórica da Independência, a BDB Cultural realiza uma mesa em homenagem à imperatriz. A atividade integra uma série de eventos que tem ocupado a agenda da BDB Cultural desde abril em celebração do bicentenário.


Desta vez, o debate contará com a participação de Rafael Nogueira Alves Tavares da Silva, Secretário Nacional da Economia Criativa e Diversidade Cultural e do professor Bruno Cerqueira. A conversa, gravada presencialmente nas dependências da Biblioteca Demonstrativa do Brasil, será exibida no dia 30, segunda-feira, às 21h, nas redes sociais da iniciativa.


“Me interessa muito a representação de Maria Leopoldina como Mãe do Brasil. Existe essa figura na solidificação de estados europeus da ‘mãe da pátria’ e não há dúvida que quem teve este papel no Brasil foi Leopoldina, um papel muito preponderante, na verdade, mas que apenas nos últimos dez ou quinze anos foi retomada cientificamente nas pesquisas da história com este relevo”, afirma o historiador Bruno Cerqueira.


“É importante revisitarmos essas figuras históricas para recuperar historicamente os projetos, ideais e sonhos daqueles que fundaram o Brasil como estado independente e Leopoldina sem dúvida é uma destas figuras. A partir de suas reflexões, podemos pensar nas missões e nas ferramentas que esses emancipacionistas nos deixaram”, conclui o secretário Rafael Nogueira.

Sobre a BDB Cultural

A BDB Cultural é uma iniciativa do governo federal, por meio da Secretaria Especial de Cultura, do Ministério do Turismo, em parceria com a Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles (BDB) e, por meio de um termo de colaboração, com a organização social Voar Arte para a Infância e Juventude. A agenda que o projeto executará na BDB segue até dezembro de 2022.

“Com a BDB Cultural, vamos continuar realizando uma programação cultural que possa servir de referência a outras bibliotecas do país, visando inspirar esses espaços tão importantes para o livro, a leitura, a literatura, enfim para a cultura e a cidadania como um todo”, diz o coordenador-geral da BDB Cultural, Marcos Linhares.

Para saber mais sobre os próximos cursos e eventos oferecidos, acompanhe as novidades da BDB Cultural no Youtube (https://www.youtube.com/c/BDBCultural), no Facebook (https://www.facebook.com/bdbcultural), Instagram (https://www.instagram.com/bdbcultural/) e no site www.bdbcultural.com.br da iniciativa.

Sobre os convidados

Rafael Nogueira Alves Tavares da Silva é Secretário Nacional da Economia Criativa e Diversidade Cultural. É formado em filosofia e em direito e é pós-graduado em educação. É palestrante e conferencista e criou o método dos Ciclos de Estudos Clássicos que visa a formar leitores habituais e estudiosos profundos.

Bruno Cerqueira é historiador, indigenista e advogado. É um dos cofundadores e gestor do Instituto Cultural D. Isabel I, “A Redentora”, que preserva a memória histórica do movimento abolicionista no Brasil. É especialista em genealogia dinástica e especialista em protocolo de recepção e de autoridades internacionais e de regras de etiqueta monárquica. É autor de vários artigos acadêmicos sobre membros da família real brasileira, em especial da princesa Isabel.

Serviço:

BDB Cultural – Maio de 2022

Mesa temática sobre Dona Leopoldina, alusiva aos 200 anos da independência do Brasil com o Prof. Bruno Cerqueira; e  Rafael Nogueira Alves Tavares da Silva, Secretário Nacional da Economia Criativa e Diversidade Cultural. Mediação de Victor Tagore Alegria.

30/05, segunda-feira, a partir das 21h- Transmissão no Facebook e no Youtube da BDB Cultural.

Outras informações:

Site www.bdbcultural.com.br

Facebook.com/bdbcultural

Instagram - @bdbcultural

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo