top of page
Buscar
  • Foto do escritorBDB Cultural

Oficina ensina a encadernar livros

Atualizado: 8 de nov. de 2022


  • Curso ajudará bibliotecas públicas e particulares de todo o Brasil, mas também está aberto ao público geral




FOTO: Malca Vieira - Acervo pessoal

Produzir livros foi por séculos um processo muito artesanal e segue sendo possível fazê-lo aí, de dentro da sua casa. A oficina, comandada pela especialista em encadernação artística Malca Vieira, será dada nos dias 11, 14, 17 e 18 de novembro.


A oficina é gratuita, com 8h de duração e livre para todos os públicos, mas foi especialmente pensada para aqueles que escrevem materiais autorais e que sempre sonharam em vê-los publicados de maneira física. A oficina será ofertada usando a plataforma virtual Zoom. As inscrições são online e ficam abertas até a manhã da sexta-feira, 11 de novembro.

A seleção será por ordem de preenchimento do formulário disponível no link https://www.sympla.com.br/evento-online/encadernacao-do-editor/1752691 . O número de vagas é limitado e os certificados de conclusão serão emitidos baseados na assistência do público.


“A oficina que pensei foi para aqueles que realmente sonham em ver algo que fizeram passar para o papel de forma elegante. Então eu dividi o curso em três partes”, diz Malca. "Em uma primeira aula vamos conhecer os materiais e as ferramentas de uma maneira mais teórica. A partir da segunda aula vamos fazer duas encadernações. A primeira é de capa flexível, que pode ser feita com materiais muito fáceis de encontrar e mais ao fim do curso também faremos uma encadernação de capa dura, que usa uma lógica semelhante. Nosso objetivo é praticar essas estruturas que são simples, mas dão um aspecto encantador ao livro", conclui ela.

11- sexta - introdução e apresentação de materiais

14 - segunda - mão na massa e exercício para o feriadão

17 - quinta - apresentação dos trabalhos, dúvidas e mão na massa

18 - sexta - conclusão

Sobre a BDB Cultural

A BDB Cultural é uma iniciativa do Ministério do Turismo, por meio da Secretaria Especial de Cultura, em parceria com a Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles (BDB) e, por meio de um termo de colaboração, com a organização social Voar Arte para a Infância e Juventude. A agenda que o projeto executará na BDB segue até dezembro de 2022.

“Com a BDB Cultural, vamos continuar realizando uma programação cultural que possa servir de referência a outras bibliotecas do país, visando inspirar esses espaços tão importantes para o livro, a leitura, a literatura, enfim para a cultura e a cidadania como um todo”, diz o coordenador-geral da BDB Cultural, Marcos Linhares.

Para saber mais sobre os próximos cursos e eventos oferecidos, acompanhe as novidades da BDB Cultural no Youtube (https://www.youtube.com/channel/UCrihUSEEcIEf_0FZteCU8Gw ), no Facebook (https://www.facebook.com/BDBCultural-101686659278449), Instagram (https://www.instagram.com/bdb.cultural/ ) e no site www.bdbcultural.com.br da iniciativa

Sobre Malca Vieira

Malca Vieira é uma artista manual criadora do DonnArteira, ateliê que produz livros, carimbos e agendas personalizadas sob encomenda. A artesã comanda o projeto desde 2016 e atua também dando cursos e oficinas para difundir o conhecimento do artesanato editorial e de papelaria.

Serviço:

BDB Cultural – Novembro de 2022

Oficina on-line de “Encadernação" com foco na restauração dada pela especialista em conservação bibliográfica Alice Gontijo.

11, 14, 17 e 18/11, 19h, on-line – Transmissão via Zoom exclusiva para inscritos.

Outras informações:

Facebook.com/bdbcultural

Instagram - @bdbcultural

143 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page