top of page
Buscar
  • Foto do escritorBDB Cultural

Oficina ensina a criar maker spaces em bibliotecas

Atualizado: 21 de dez. de 2022


  • Curso ajudará bibliotecas públicas e particulares de todo o Brasil a conhecerem esta tendência que vem revolucionando a área

FOTO: Soraya Lacerda - Estêvão Zilioli/Educamidia


O futuro das bibliotecas é maker: estes espaços culturais que oferecem ao público acesso a ferramentas tecnológicas e de conhecimento que os permite criar soluções criativas para o dia a dia. De martelos a impressoras 3D no catálogo de empréstimos, as bibliotecas de todo o mundo têm se adequado à esta tendência.


O que parece muito complicado e caro de se fazer, no entanto, pode ser muito mais simples do que se imagina. Soraya Lacerda, responsável pelo primeiro espaço maker bilíngue do Brasil, o laboratório na Casa Thomas Jefferson (Brasília), será a encarregada de mostrar como se pode construir espaços maker eficientes e com custos baixos.


As valiosas dicas dela estarão disponíveis na nova oficina que a BDB Cultural disponibiliza para seu público. “Como montar maker spaces em bibliotecas” será um curso gratuito e on-line com a professora Soraya Lacerda e que será realizado entre os dias 26 e 29 deste mês, sempre às 19h. As aulas são exclusivas para inscritos.


A oficina é gratuita, com 8h de duração e livre para todos os públicos, mas foi especialmente pensada para aqueles que já atuam ou pretendem atuar em bibliotecas. A oficina será ofertada usando a plataforma virtual Zoom. As inscrições são online e ficam abertas até a manhã da segunda-feira, 26 de setembro.


A seleção será por ordem de preenchimento do formulário disponível no link https://www.sympla.com.br/evento-online/como-criar-maker-spaces-em-bibliotecas/1723432 . O número de vagas é limitado e os certificados de conclusão serão baseados na assistência.

O conteúdo

O conteúdo da oficina está dividido em quatro partes, cada uma de acordo com um dia de realização do projeto. No primeiro dia, Soraya Lacerda vai apresentar os conceitos de maker space para aqueles que ainda não conhecem este movimento. No segundo, ela vai falar do potencial para criar espaços desta natureza respeitando o contexto socioeconômico em que a biblioteca está inserida e se ela é de natureza pública ou privada.

Já no terceiro tramo da oficina, as dicas se tornam ainda mais práticas, com um manual de instruções sobre como montar um espaço ouvindo a sua comunidade, captando recursos financeiros e humanos para o local. Por último, as discussões vão pensar em exemplos de programas e de atividades que possam ser executados dentro dos maker spaces que serão pensados ao longo da oficina. A todo momento, claro, os alunos serão instigados a aportar informações e dúvidas para tornar o conteúdo aprendido mais relevante para seus contextos.

Sobre a BDB Cultural

A BDB Cultural é uma iniciativa do Ministério do Turismo, por meio da Secretaria Especial de Cultura, em parceria com a Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles (BDB) e, por meio de um termo de colaboração, com a organização social Voar Arte para a Infância e Juventude. A agenda que o projeto executará na BDB segue até dezembro de 2022.

“Com a BDB Cultural, vamos continuar realizando uma programação cultural que possa servir de referência a outras bibliotecas do país, visando inspirar esses espaços tão importantes para o livro, a leitura, a literatura, enfim para a cultura e a cidadania como um todo”, diz o coordenador-geral da BDB Cultural, Marcos Linhares.

Para saber mais sobre os próximos cursos e eventos oferecidos, acompanhe as novidades da BDB Cultural no Youtube (https://www.youtube.com/channel/UCrihUSEEcIEf_0FZteCU8Gw ), no Facebook (https://www.facebook.com/BDBCultural-101686659278449), Instagram (https://www.instagram.com/bdb.cultural/ ) e no site www.bdbcultural.com.br da iniciativa

Sobre Soraya Lacerda

Soraya Lacerda é cientista da Informação, educadora maker e educadora midiática. Formada em Ciência da Informação, atualmente coordena o primeiro espaço maker educacional bilíngue do Brasil, onde é uma das representantes da Casa Thomas Jefferson no projeto educacional Achieving 21st Century Skills, realizado em parceria com a Rede Brasileira de Centros Binacionais, o Departamento de Estado dos EUA e o Instituto Smithsonian.

Em 2019, o projeto "Façamos Nós Mesmos" - um programa desenvolvido por Soraya, Daniela Lyra e o Thomas Maker para promover o desenvolvimento de professores de escolas públicas e privadas - foi selecionado para a edição de 2019 da Fellowship da Rede de Aprendizagem Criativa / MIT Fellowship, juntamente com outros seis projetos de todo o país.

Em agosto de 2019, Soraya também foi convidada pelo Instituto Palavra Aberta para ser uma das facilitadoras do seu programa de educação midiática - em parceria com o Google -, o Educamídia. Posição que lhe permitiu participar do SUMMER INSTITUTE IN DIGITAL LITERACY 2020 [Chicago/USA], e cujo projeto de culminância foi o desenho de sua disciplina de Educação Midiática para Bibliotecários e Ciência de Informação que ministra atualmente como professora convidada na Universidade de Brasília.

Serviço:

BDB Cultural – Setembro de 2022

Oficina on-line “Como montar maker spaces em bibliotecas”, com a Professora Soraya Lacerda.

26, 27, 28 e 29/09, 19h, on-line – Transmissão via Zoom exclusiva para inscritos.

Outras informações:

Facebook.com/bdbcultural

Instagram - @bdbcultural

197 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page