top of page
Buscar
  • Foto do escritorBDB Cultural

Tony Lima traz sua safra mais recente de obras para as paredes da BDB


  • Artista plástico apresenta 10 de seus quadros, alguns deles inéditos, em exposição virtual da BDB Cultural



FOTO: Uma das pinturas que será exposta na BDB Cultural - Tony Lima/Reprodução


Inaugurando a programação de artes plásticas deste ano, a BDB Cultural ocupa as paredes da galeria da Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles (BDB) com as mulheres de pescoço longo em cenários coloridos que são o principal motivo da carreira do artista plástico Tony Lima. O público poderá conhecer a mostra “Intimista” através de um vídeo que estreia digitalmente nas redes sociais da iniciativa no próximo dia 21, sexta-feira, às 21h.


As 10 obras que foram reunidas para a mostra representam a produção mais recente de Tony tendo sido pintadas entre 2020 e 2021 e algumas delas nunca foram exibidas para o público. “Eu gosto muito do figurativo, dos formatos lineares que estão nessas obras e que têm me acompanhado já há muitos anos, mas que seguem me instigando”, afirma o artista, que há décadas encontra nas obras do italiano Amedeo Modigliani a inspiração para elaborar os quadros que compõe de forma autodidata.


FOTO: Uma das pinturas que será exposta na BDB Cultural - Tony Lima/Reprodução


As pinturas agrupadas na mostra “Intimista”, como o público da BDB Cultural poderá conferir, representam uma continuidade deste estilo particular do artista — ainda que também apresentem alguns quadros que fogem da temática do retrato feminino.

Na mostra, os traços fortes e retilíneos das personagens que ocupam a galeria com quadros de cores e tamanhos distintos, mas que com seus olhares curiosos e suas cabeças curvadas parecem sempre ter uma nova pergunta para nos suscitar.

Sobre a BDB Cultural

A BDB Cultural é uma iniciativa do governo federal, por meio da Secretaria Especial de Cultura, do Ministério do Turismo, em parceria com a Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles (BDB) e, por meio de um termo de colaboração, com a organização social Voar Arte para a Infância e Juventude. A agenda que o projeto executará na BDB segue até dezembro 2022.

“Com a BDB Cultural, vamos continuar realizando uma programação cultural que possa servir de referência a outras bibliotecas do país, visando inspirar esses espaços tão importantes para o livro, a leitura, a literatura, enfim para a cultura e a cidadania como um todo”, diz o coordenador-geral da BDB Cultural, Marcos Linhares.

Para saber mais sobre os próximos cursos e eventos oferecidos, acompanhe as novidades da BDB Cultural no Youtube (https://www.youtube.com/c/BDBCultural), no Facebook (https://www.facebook.com/bdbcultural), Instagram (https://www.instagram.com/bdbcultural/) e no site www.bdbcultural.com.br da iniciativa.

Sobre Tony Lima

Tony Lima é um pintor autodidata nascido em janeiro de 1964 em Parnaíba (PI), litoral piauiense. Radicado em Brasília no final da década de 70, iniciou sua carreira artística ainda na infância. As obras do artista são centradas na figura humana, sobretudo nas mulheres de rostos angulosos e pescoços longilíneos. Já expôs em embaixadas, além de espaços como a Câmara dos Deputados, o Memorial do TJDFT e a Casa Thomas Jefferson (um Centro Binacional, sem fins lucrativos, fundado em 1963 que promove o intercâmbio cultural entre o Brasil e os Estados Unidos).

Serviço:

BDB Cultural – Janeiro de 2022

Exposição “Intimista” do artista Tony Lima.

21/01, sexta-feira, a partir das 21h- Transmissão no Facebook e no Youtube da BDB Cultural.

Outras informações:

Facebook.com/bdbcultural

Instagram - @bdbcultural

23 visualizações0 comentário
bottom of page