top of page
Buscar
  • Foto do escritorBDB Cultural

Teatro e história se mesclam em peça inédita na BDB Cultural


  • Apresentação de Fernando Fernandes retoma cinco cenas fundamentais da Independência do Brasil e as leva ao palco nas redes sociais da iniciativa no próximo dia 24


FOTO: Cena de "Independência - Diga ao povo que fico" - Lucas Rezende/Divulgação/BDB Cultural

Resumir os eventos que fundaram o Brasil como o conhecemos em um espetáculo teatral de menos de uma hora de palco é um desafio, mas o diretor e ator Fernando Fernandes decidiu encará-lo. Uma figura tradicional do teatro brasiliense, ele apresenta uma história que faz uma espécie de viagem no tempo no palco para comemorar os 200 anos da Independência do Brasil, será transmitido nas redes sociais da BDB Cultural no próximo dia 20, domingo, às 17h.


O palco da iniciativa recebe a estreia da peça “Independência - Diga ao povo que fico”. "Buscamos abordar os momentos decisivos na construção da independência do Brasil com este espetáculo e por isso nos concentramos em cinco cenas que são fundamentais”, afirma o diretor, que é também um dos protagonistas do espetáculo inédito ao lado do ator Lucky at Yuorself.


Essa seleção de momentos feita por “Independência”, porém, começa muito antes de 1822. A primeira cena é a chegada da família real no Brasil, em 1808. Depois, os atores recriam as manifestações populares que agitavam as ruas do país. O terceiro momento é quando Dom Pedro se torna protagonista da política local, ficando no Brasil para administrá-lo. Na quarta cena, Fernando e Lucky retratam a carta de José de Bonifácio alertando o príncipe dos movimentos independentistas e, por fim, o palco da BDB Cultural recria as margens do Ipiranga para revisitar a declaração de independência e a ascensão de Dom Pedro como imperador.


“O que propomos é, na verdade, um passeio por essa história de maneira didática”, resume o ator e diretor. O roteiro do espetáculo é do próprio Fernando Fernandes e a trilha sonora é feita com composições de Heitor Villa-Lobos.

Sobre a BDB Cultural

A BDB Cultural é uma iniciativa do governo federal, por meio da Secretaria Especial de Cultura, do Ministério do Turismo, em parceria com a Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles (BDB) e, por meio de um termo de colaboração, com a organização social Voar Arte para a Infância e Juventude. A agenda que o projeto executará na BDB segue até dezembro de 2022.

“Com a BDB Cultural, vamos continuar realizando uma programação cultural que possa servir de referência a outras bibliotecas do país, visando inspirar esses espaços tão importantes para o livro, a leitura, a literatura, enfim para a cultura e a cidadania como um todo”, diz o coordenador-geral da BDB Cultural, Marcos Linhares.

Para saber mais sobre os próximos cursos e eventos oferecidos, acompanhe as novidades da BDB Cultural no Youtube (https://www.youtube.com/c/BDBCultural), no Facebook (https://www.facebook.com/bdbcultural), Instagram (https://www.instagram.com/bdbcultural/) e no site www.bdbcultural.com.br da iniciativa.

Sobre Fernando Fernandes

Com mais de 35 anos de carreira, Fernando Fernandes é um ator e diretor teatral natural de Brasília-DF. Começou sua carreira aos 15 anos em montagens escolares e aos 18 já coordenava trupes e produções de importantes casas como o Sesi e a Fundação Brasileira de Teatro. Com mais de 40 espetáculos na carreira, foi diretor de Cultura do GDF nos anos 1990 e é o artista que mais executou projetos culturais no Museu Nacional de Brasília. Fundou em 2012 a própria companhia focada na associação de teatro e educação.

Serviço:

BDB Cultural – Abril de 2022

Apresentação do grupo Fernando Fernandes "Independência - Diga ao povo que fico”.

24/04, domingo, a partir das 17h- Transmissão no Facebook e no Youtube da BDB Cultural.

Outras informações:

Facebook.com/bdbcultural

Instagram - @bdbcultural

55 visualizações0 comentário
bottom of page