top of page
Buscar
  • Foto do escritorBDB Cultural

Taleta de Bambu ilumina a programação da BDB Cultural

Atualizado: 31 de mai. de 2021


  • Grupo de música tradicional ocupa as redes da BDB Cultural para uma transmissão do “Quinta sonora”




FOTO: Taleta de Bambu - Lucas Rezende/BDB Cultural

O “Quinta sonora”, que mensalmente recebe uma atração musical na BDB Cultural, com apresentações sempre às quintas-feiras, em junho ganha um toque popular. Remetendo às tradições do maculelê, do bumba meu boi e da poesia popular, o grupo Taleta de Bambu ocupará as redes sociais da iniciativa na quinta (03/06), às 19h, inspirando muita animação logo no começo da agenda de junho. Em um mundo em que tantas tecnologias clamam por nossa atenção a cada segundo, o Taleta de Bambu surge para manter as tradições e voltar a um ritmo anterior de vida, mais conectado com a terra — tanto do ponto de vista da natureza, como do campesino. “A gente vem sendo atacado, bombardeado de informações, um processo que não tem muito respeito pelos pequenos espaços, pelas culturas populares. Nossa memória ainda guarda algumas dessas marcas, mas elas estão se perdendo. Todos nós do grupo sempre tivemos essa relação próxima com a cultura popular, por isso formamos o grupo, para que essas manifestações permaneçam vivas. Não podemos perder nosso colorido, nossos instrumentos criados manualmente... É preciso escutar esse grito e fazer ele reverberar”, afirma Ítalo Oliveira, percussionista do grupo. O nome Taleta de Bambu vem da estrutura armada que compõe as pipas fabricadas artesanalmente e remete justamente à resistência da cultura popular, “que assim como o bambu, enverga, mas não quebra”, afirma Ítalo. E não quebra mesmo, segue na memória do público, como detalha o músico: “A gente vê como as pessoas vão se aproximando ao longo da apresentação, primeiro parece que é uma coisa muito estranha, mas quando veem que não vai morder [risos], vem e ao fim estão até dançando, mostrando para os filhos, lembrando dos avós. É isso mesmo que queremos. Somos fruto de um trabalho com gerações diferentes, com integrantes dos 30 aos 60 anos, que querem recuperar essa raiz sonora e esse é o melhor caminho”, conclui.

Sobre a BDB Cultural

A BDB Cultural é uma iniciativa do governo federal, por meio da Secretaria Especial de Cultura, do Ministério do Turismo, em parceria com a Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles (BDB) e, por meio de um termo de colaboração, com a organização social Voar Arte para a Infância e Juventude. A agenda que o projeto executará na BDB segue até março de 2022.

“Com a BDB Cultural, vamos renovar a prática de ser uma referência a outras bibliotecas do país para que elas possam abrir suas asas para voos mais altos e dar vida aos seus espaços”, diz o coordenador-geral da BDB Cultural, Marcos Linhares.

Para saber mais sobre os próximos cursos e eventos oferecidos, acompanhe as novidades da BDB Cultural no Youtube (https://www.youtube.com/c/BDBCultural), no Facebook (https://www.facebook.com/bdbcultural), Instagram (https://www.instagram.com/bdbcultural/) e no site www.bdbcultural.com.br da iniciativa.

Sobre Taleta de Bambu

O grupo Taleta de Bambu foi criado em Ceilândia-DF. Reúne diversos ritmos e sonoridades das nossas tradições populares, em especial o coco, o bumba meu boi e o maculelê, combinado com poesias populares. A formação atual do grupo, reúne sete artistas que se revezam em instrumentos como violão, rabeca, zabumba, pandeiro, djambê e timba.

Serviço:

BDB Cultural – Junho de 2021

"Quinta sonora” recebe o grupo Taleta de Bambu.

03/06 - Transmissão no Youtube e no Facebook da BDB Cultural, às 19h.

Outras informações:

Site www.bdbcultural.com.br

Facebook.com/bdbcultural

Instagram - @bdbcultural

34 visualizações0 comentário
bottom of page