top of page
Buscar
  • Foto do escritorBDB Cultural

Sessão dupla de filmes celebra o bicentenário na BDB Cultural


  • Documentários de viés histórico serão apresentados em sequência em sessão que será realizada no dia 16, às 13h


FOTO: Reprodução do filme Enfoque: o selo e a história do Brasil

Em continuidade à programação em homenagem aos 200 anos da Independência do Brasil, a BDB Cultural realiza uma sessão dupla de filmes que serão costurados por esta temática, ainda que não se dediquem diretamente aos feitos às margens do Ipiranga. O combo de filmes será apresentado no dia 16, sexta-feira, às 13h, no auditório da BDB (506/507 Sul) em uma matinê para transformar o horário do almoço dos frequentadores da biblioteca em um banquete de conhecimento.


A sessão dupla terá a exibição de dois curtas-metragens documentais produzidos na década de 1970. O primeiro, “1922 - A exposição da independência”, se dedica ao centenário da Independência, realizado em 1922. O filme foi feito por Roberto Kahané e Domingos Demasi com base nos arquivos de vídeo de um dos primeiros cineastas do Brasil, Silvino Santos (1893 - 1970), que morreu justamente no ano da estreia do documentário.


FOTO: Reprodução de filmagem restaurada de 1922


Silvino havia apresentado “No país das Amazonas” (1922) durante a Exposição Internacional da Independência, em comemoração ao centenário, realizada no Rio de Janeiro, e aproveitou para documentar as atividades da exposição. Este filme é uma peça histórica de delicada recuperação das imagens e complementando o arquivo com textos e ambientação musical da década de 20.


Ao lado de “1922”, a sessão do dia 16 terá ainda “Enfoque: o selo e a história do Brasil” (1974). A produção, com narração de Sérgio Chapelein, apresenta a filatelia —o hábito de colecionar selos postais— não apenas como hobby, mas como auxiliar do ensino de história e geografia. Selos valiosos, como o raríssimo Olho de Boi, são apresentados uma a um em sequência reconstruindo a história do Brasil a partir das imagens que foram impressas ali. O viés didático da produção, criada pela Equipe técnica do DFE, também é interessante para observar como a história nacional era tratada no Brasil no auge dos anos de chumbo da ditadura militar.

Sobre a BDB Cultural

A iniciativa BDB Cultural foi criada em um termo de colaboração por meio da Secretaria Especial de Cultura, do Ministério do Turismo, em parceria com a Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles (BDB), com a organização social Voar Arte para a Infância e Juventude para a criação de uma programação cultural para a BDB. A agenda que o projeto executará na BDB segue até dezembro de 2022.

“Com a BDB Cultural, vamos continuar realizando uma programação cultural que possa servir de referência a outras bibliotecas do país, visando inspirar esses espaços tão importantes para o livro, a leitura, enfim para a cultura e a cidadania como um todo”, diz o coordenador-geral da BDB Cultural, Marcos Linhares.

Para saber mais sobre os próximos cursos e eventos oferecidos, acompanhe as novidades da BDB Cultural no Youtube (https://www.youtube.com/channel/UCrihUSEEcIEf_0FZteCU8Gw ), no Facebook (https://www.facebook.com/BDBCultural-101686659278449), Instagram (https://www.instagram.com/bdb.cultural/ ) e no site www.bdbcultural.com.br da iniciativa.

Sobre os diretores

Roberto Kahané é um diretor de cinema brasileiro. É diretor na Via de Regra Produções Ltda desde meados dos nos 1990. Seu filme mais conhecido é “Calígula, Como Cansa Ser Romano nos Trópicos" (1970).

Domingos Demasi foi um conhecido roterista de cinema que raras vezes quis assumir a direção. Ele foi um dos autores dos filmes dos Trapalhões gravados entre 1976 e 1983

O filme “Enfoque: o selo e a história do Brasil”, por sua vez, foi creditado como tendo uma direção coletiva por membros da equipe técnica do DFE (Departamento do Filme Educativo), órgão que atuava nos anos 1970 dentro da estrutura do Ministério da Educação e que produziu, ao longo desta década, uma série de curtas de menos de 10 minutos que faziam introduções didáticas a assuntos variados.

Serviço:

BDB Cultural – Setembro de 2022

“Cine BDB” em edição presencial especial sobre a Independência com dois curtas: “1922 - A exposição da independência” (1970) e “Enfoque: o selo e a história do Brasil” (1974).

16/09, sexta-feira, às 13h- Transmissão no auditório da BDB (506/507 Sul).

Outras informações:

Facebook.com/bdbcultural

Instagram - @bdbcultural

34 visualizações0 comentário
bottom of page