top of page
Buscar
  • Foto do escritorBDB Cultural

Sarau e festival de música agitam a agenda da BDB Cultural

Atualizado: 12 de dez. de 2022

• Programação de dezembro contará com doze atividades gratuitas oferecidas pela iniciativa

FOTO: BDB -Lucas Rezende/BDB Cultural


A programação da BDB Cultural em dezembro de 2022 contará com doze eventos com um destaque especial para a abertura e para o encerramento da agenda do mês. A programação começa já no dia 1º com a realização da terceira edição do Sarau nos Bastidores, uma bem-sucedida mescla entre poesia e música que foi destaque de meses anteriores da agenda.


Já a última atividade a ser realizada em 2022 será a premiação do Festival de Poesia Cantada BDB – Carlos Drummond de Andrade e que também será um encontro de música e literatura: baseados na obra do poeta mineiro, serão premiados três artistas do repente e do hip-hop e que apresentarão suas releituras dos textos do poeta no auditório da BDB no dia 16.


Pensando no período de festas de fim de ano, a programação da BDB Cultural em dezembro se concentra nas duas primeiras semanas mês e no período entre 06 e 16 de dezembro haverá eventos quase diários na agenda. No dia 07, por exemplo, há dose dupla: à tarde com visitação de alunos das escolas públicas e contação de histórias com Juçara Batichoti.


Outro exemplo de cultura reforçada é o dia 12, que terá sessão dupla de programação artística. Na hora do almoço o “Cine BDB” apresenta o documentário “Perto de Clarice”, na semana em que se lembram os 45 anos da morte de Clarice Lispector e também os 122 anos de seu nascimento. À noite, haverá uma apresentação teatral presencial com a atriz Caísa Tibúrcio que levará ao palco o espetáculo "Enluarada".

Agenda geral

No dia 06, haverá uma mesa de debate em clima de festas sobre como a literatura brasileira narra o tema do Natal. Já no dia 08 haverá mais uma edição do “Biblioteca de Gentes”, com convidados surpresa para compartilhar suas histórias pessoais como se fossem livros.


A reta final da programação terá um foco nas atividades formativas e de desenvolvimento pessoal dos frequentadores. Entre os dias 12 e 16 de dezembro haverá uma oficina on-line de escrita terapêutica com a professora Carol Vilhena.


Já no presencial, no dia 14 a BDB Cultural realiza mais um Encontro de Mulheres, desta vez com a fonoaudióloga clínica e forense Natalia Llleras sobre o tema “A voz da Mulher”. Por fim, no dia 15, é a vez do "Encontro Terapêutico” com a psicóloga e palestrante Amanda Balbino com o tema “O que é autoestima? Como trabalhamos no espaço terapêutico?”.


É importante ressaltar que as atividades artísticas da programação contam com interpretação em Libras — excluídas, portanto, as oficinas e mesas de debate. A agenda pode passar ainda por alterações.

Sobre a BDB Cultural

A iniciativa BDB Cultural foi criada em um termo de colaboração por meio da Secretaria Especial de Cultura, do Ministério do Turismo, em parceria com a Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles (BDB), com a organização social Voar Arte para a Infância e Juventude para a criação de uma programação cultural para a BDB. A agenda que o projeto executará na BDB segue até dezembro de 2022.

“Com a BDB Cultural, vamos continuar realizando uma programação cultural que possa servir de referência a outras bibliotecas do país, visando inspirar esses espaços tão importantes para o livro, a leitura, enfim para a cultura e a cidadania como um todo”, diz o coordenador-geral da BDB Cultural, Marcos Linhares.

Para saber mais sobre os próximos cursos e eventos oferecidos, acompanhe as novidades da BDB Cultural nos canais do Youtube (https://www.youtube.com/c/BDBCultural ), no Facebook (https://www.facebook.com/bdbcultural ), Instagram (https://www.instagram.com/bdbcultural/ ) e no site www.bdbcultural.com.br da iniciativa.

Serviço

Confira a programação resumida abaixo. Todas as atividades serão publicadas nas redes sociais da iniciativa. Algumas atividades contarão com presença de público presencial.

As informações de cada uma das atividades serão divulgadas no site da BDB Cultural, www.bdbcultural.com.br, com o release postado simultaneamente ao envio para a imprensa no blog https://www.bdbcultural.com.br/blog. Com exceção dos cursos e palestras, todos os eventos artísticos contam com interpretação em Libras:

• 1º/12, 19h (presencial) – Sarau Nos Bastidores de Natal faz encontro entre poetas e músicos

• 06/12, 19h30 (híbrido) – Mesa de debate sobre o Natal na literatura brasileira.

• 07/12, 14h (presencial) - Grupo de estudantes de escolas públicas participa presencialmente da “Visita Guiada à BDB".

• 07/12, 14h30 (presencial) - Contação de histórias com Juçara Batichoti.

• 08/12, 19h30 (presencial) - “Biblioteca de Gentes” com convidados surpresa.

• 12/12, 13h (presencial) – “Cine BDB” apresenta o documentário “Perto de Clarice” sobre a vida de Clarice Lispector.

• 12/12, 19h30 (presencial) - Apresentação Teatral presencial da atriz Caísa Tibúrcio com o espetáculo " Enluarada".

• 12, 14, 15 e 16/12, 19h (online) - “Oficina de Escrita Terapêutica” com escritora Carol Vilhena.

• 14/12, 19h30 (presencial) - “Encontro de Mulheres” com a fonoaudióloga clínica e forense Natalia Llleras sobre o tema “A voz da Mulher”.

• 15/12, às 19h30 (presencial) - “Encontro Terapêutico” com a psicóloga e palestrante Amanda Balbino com o tema “O que é autoestima? Como trabalhamos no espaço terapêutico?”.

• 16/12, 19h30 (presencial) - Premiação do Festival de Poesia Cantada BDB – Carlos Drummond de Andrade com apresentações dos três vencedores.


25 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page