Buscar
  • BDB Cultural

Sanfoneiro adapta Vivaldi por primeira vez no “Quinta sonora”


  • Nonato Lima, afilhado musical de Dominguinhos, se apresenta nas redes sociais da BDB Cultural no dia 07, às 21h


FOTO: Nonato Lima - Acervo Pessoal


“Quem é aquele magrinho que está tocando sanfona?”. Foi com essa pergunta que começou a amizade de Dominguinhos com o acordeonista Nonato Lima. Ele ainda era adolescente na época e já tocava a ponto de impressionar o grande nome da música nordestina. De lá pra cá, Nonato nunca parou de aprender e hoje consegue comandar um show com uma diversidade de músicas tão grande como a que ele vai apresentar nas redes sociais da BDB Cultural no “Quinta sonora”, dia 07, às 21h.


A apresentação será a primeira vez em que Nonato Lima apresentará ao público sua adaptação de “Inverno”, uma das composições mais conhecidas de Vivaldi, uma de suas “Quatro estações”, compostas originalmente para violino. O lançamento deste single é só uma das surpresas do repertório da noite que deve passar também por composições autorais de seu disco “Brasiliando” (2019), além de versões de tango, choro, frevo e, claro, por clássicos do forró.


“Por isso quis nomear este show de ‘O acordeom e seu universo’. A sanfona te permite uma diversidade muito grande, um instrumento que você pode estudar a vida inteira. Eu gosto muito da música erudita, tenho o sonho de ainda tocar com uma orquestra na Europa, mas principalmente de levar o meu forró, as minhas raízes para lá e mostrar a excelência do que nós somos capazes de fazer”, afirma Nonato Lima.


A música e especialmente o acordeom já bem de berço para Nonato: seu pai é sanfoneiro e ele teve também a oportunidade de trabalhar com compositores do nível de Dominguinhos, que acabou se tornando seu padrinho musical. “Aprendi muito com ele, foi uma oportunidade ímpar ter sido amigo do ‘Seu Domingos’. Pouco antes de morrer ele enviou para minha casa umas correias de sanfona de presente. Nunca abri, se tornaram meu tesouro”, diz ele.


Nonato Lima não tem medo nenhum de ver o acordeom ser trocado na música nordestina por instrumentos eletrônicos e sintetizadores. “A sanfona cresceu muito ao longo dos últimos anos, há uma geração muito boa vindo por aí. A sanfona está longe de morrer ou de abandonar o forró. Temos que respeitar a música de cada um e pensar também que tipo de coisa que podemos escutar que nos fariam bem, a música está aí para isso”, conclui.

Sobre a BDB Cultural

A BDB Cultural é uma iniciativa do governo federal, por meio da Secretaria Especial de Cultura, do Ministério do Turismo, em parceria com a Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles (BDB) e, por meio de um termo de colaboração, com a organização social Voar Arte para a Infância e Juventude. A agenda que o projeto executará na BDB segue até março de 2022.

“Com a BDB Cultural, vamos renovar a prática de ser uma referência a outras bibliotecas do país para que elas possam abrir suas asas para voos mais altos e dar vida aos seus espaços”, diz o coordenador-geral da BDB Cultural, Marcos Linhares.

Para saber mais sobre os próximos cursos e eventos oferecidos, acompanhe as novidades da BDB Cultural no Youtube (https://www.youtube.com/c/BDBCultural), no Facebook (https://www.facebook.com/bdbcultural), Instagram (https://www.instagram.com/bdbcultural/) e no site www.bdbcultural.com.br da iniciativa.

Sobre Nonato Lima

Nonato Lima é músico, compositor, arranjador e, claro, sanfoneiro. Cearense natural de Quixadá, o jovem instrumentista vive a música desde sua infância: seu pai sanfoneiro o ensinou os primeiros passos e Nonato Lima já tocava na noite ainda quando era criança, aos 12 anos. Aprimorou-se no instrumento a ponto de receber elogios de Dominguinhos e de Richard Galliano, acordeonista francês. Em 2018, fez sua primeira turnê no exterior se apresentando na Europa e deve retomar a turnê por lá no ano que vem. Em 2019 lançou o disco “Brasiliando”, com composições autorais.

Serviço:

BDB Cultural – Outubro de 2021

“Quinta sonora” recebe o acordeonista Nonato Lima com “O acordeom e seu universo”.

07/10- Transmissão no Facebook e no Youtube da BDB Cultural a partir das 21h.

Outras informações:

Site www.bdbcultural.com.br

Facebook.com/bdbcultural

Instagram - @bdbcultural

15 visualizações0 comentário