top of page
Buscar
  • Foto do escritorBDB Cultural

Releitura ousada de "Dom Quixote” é exibida na BDB Cultural


  • Filme de Péterson Paim que traz o personagem clássico para a realidade contemporânea entra em cartaz nas redes sociais da iniciativa no próximo dia 27



FOTO: Divulgação - Paim Filmes

“Dom Quixote” é um livro que definiu a literatura mundial e mesmo quem nunca leu as palavras de Miguel de Cervantes sabe mais ou menos do que trata a obra. Ao se aproximar do curta-metragem que adapta o clássico feito pelo cineasta brasiliense Péterson Paim, porém, não importa o quanto você conheça do clássico espanhol: com certeza você irá se surpreender. Transportando as loucuras do fidalgo para o presente de Brasília com uma porção de referências cinematográficas, piadas e efeitos especiais improvisados, o filme de Paim será apresentado na programação da BDB Cultural como a atração deste mês do “Cine BDB” que será exibida nas redes sociais da iniciativa no próximo dia 27, domingo, às 17h.


FOTO: Divulgaçã - Paim Filmes


Nesta adaptação, o filme conta a história de um advogado chamado Quixote, um dependente químico desgostoso do mundo que decide fazer justiça com as próprias mãos perante as impunidades da política e do crime na capital federal. Em seus delírios, ele parece enxergar uma verdade mais superior que a que captam nossos olhos, o que está além das aparências. Uma prostituta é vista como uma donzela pura e um vendedor de filmes piratas como um fiel e valoroso companheiro. Enquanto isso, os administradores e religiosos da cidade aparecem para ele com seus aspectos mais monstruosos.


Apesar de tratar de temas espinhosos como grilagem de terra, encarceramento em massa e extermínio de jovens nas periferias, o filme usa também uma linguagem bem-humorada e faz referências a pontos do DF poucas vezes vistos nas telas e também a obras de arte fundamentais para ajudar o público a superar essa realidade opressiva, não só dos livros, mas especialmente do cinema, com referências a clássicos do cinema nacional como “Pixote” e “A Dama da Lotação”.

Sobre a BDB Cultural

A BDB Cultural é uma iniciativa do governo federal, por meio da Secretaria Especial de Cultura, do Ministério do Turismo, em parceria com a Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles (BDB) e, por meio de um termo de colaboração, com a organização social Voar Arte para a Infância e Juventude. A agenda que o projeto executará na BDB segue até dezembro de 2022.

“Com a BDB Cultural, vamos continuar realizando uma programação cultural que possa servir de referência a outras bibliotecas do país, visando inspirar esses espaços tão importantes para o livro, a leitura, a literatura, enfim para a cultura e a cidadania como um todo”, diz o coordenador-geral da BDB Cultural, Marcos Linhares.

Para saber mais sobre os próximos cursos e eventos oferecidos, acompanhe as novidades da BDB Cultural no Youtube (https://www.youtube.com/c/BDBCultural), no Facebook (https://www.facebook.com/bdbcultural), Instagram (https://www.instagram.com/bdbcultural/) e no site www.bdbcultural.com.br da iniciativa.

Sobre Péterson Paim

Péterson Paim é diretor, roteirista, produtor, editor e fotógrafo no audiovisual. Cineasta brasiliense, é um dos fundadores da produtora Paim Filmes. É de sua autoria filmes como “Além dos olhos” (2008) e “Alienados” (2019), que inclusive tem uma cena gravada diante da Biblioteca Demonstrativa do Brasil.

Serviço:

BDB Cultural – Março de 2022

Cine BDB exibe o curta “Dom Quixote” de Péterson Paim

27/03, domingo, a partir das 17h- Transmissão no Facebook e no Youtube da BDB Cultural.

Outras informações:

Facebook.com/bdbcultural

Instagram - @bdbcultural

20 visualizações0 comentário
bottom of page