top of page
Buscar
  • Foto do escritorBDB Cultural

Relacionamentos na pandemia são tema de Encontro Terapêutico na BDB Cultural


“Encontro Terapêutico” volta a receber Wander Pereira na terça-feira, 19h, desta vez ao lado de Blenda Batista de Oliveira


As formas que as famílias e os romances foram alterados pelo coronavírus estarão entre os temas abordados na palestra que será transmitida nas redes sociais da BDB Cultural


O professor Wander Pereira foi o primeiro convidado da série “Encontros Terapêuticos” no mês passado. Criador de uma disciplina chamada “Felicidade” na Universidade de Brasília (UnB), ele falou em fevereiro sobre os caminhos para alcançar essa paz interior na agenda da BDB Cultural. Esta palestra, porém, enfrentou problemas de conexão e motivou um novo convite, que não poderia ser mais oportuno.


FOTO: Professor Wander Pereira e professora Blenda Oliveira - Acervo Pessoal


Neste mês, enquanto os casos de covid-19 crescem assustadoramente no Brasil, Wander retorna à programação, mas com um outro ponto de vista — e com nova conexão — para tratar dos relacionamentos familiares e amorosos em tempos de pandemia, na terça, dia 09, às 19h. Em meio a novos isolamentos e uma reforçada ameaça do coronavírus, a série “Encontros terapêuticos” busca ajudar o público da BDB a restabelecer seu equilíbrio pessoal.

Os “Encontros Terapêuticos” são um ciclo de formação e educação emocional que realizará atividades mensais até março de 2022 na BDB Cultural, mas que, por circunstâncias inevitáveis do presente, está sempre levando a pandemia, em seus diversos aspectos, para o divã.

“Entre um mês e outro que separam os encontros com o professor Wander, vimos crescer com uma segunda onda de contágios e justo no momento em que há uma esperança pela vacina para todos. Esse conflito de emoções tem engatilhado uma ansiedade geral, tanto entre solteiros que têm convivido com a solidão, como em casais que descobriram problemas antes escondidos. Tudo isso tornou necessário o retorno do professor à programação para aprofundar o que ele havia levantado em fevereiro e tentar ajudar-nos a superar este difícil momento”, diz Fernando Vieira, coordenador de atividades formativas da BDB Cultural.

Ainda irá compor a mesa ao lado do professor Wander a sua colega de profissão e sócia, Blenda Batista de Oliveira. Empreendedora e especialista em educação, ela foi auxiliar de Wander na disciplina “Felicidade” da UnB e vai contribuir com uma perspectiva feminina dos relacionamentos em tempos de pandemia.


O amor em tempos de isolamento social

A questão da pandemia e a dificuldade de manter relações familiares e amorosas — o ápice da proximidade em um momento de distanciamento social — será o principal tema do seminário do professor Pereira. “A pandemia tem mostrado uma capacidade de sempre nos surpreender e tem cobrado de todos nós uma força que muitos não haviam experimentado, especialmente no quesito dos relacionamentos, para quem vive só ou mesmo quem foi obrigado a estar todo o tempo junto da família e redescobrindo, assim, as fragilidades do lar”, diz ele.

Para o professor, porém, este pode ser encarado, além do necessário luto e consternação, como um momento de oportunidade. “Vivemos, claro, um momento de lamentar as dores e perdas, mas que também nos ensinou que é preciso aceitar a mudança e aceitar uma perda de controle.

No início do isolamento, por exemplo, muita gente se engajou em mudanças na pandemia, iludidas que iam a outro patamar, prometiam coisas muito grandes para si, mas não tomaram o tempo necessário de entender as novas circunstâncias. As nossas prioridades estão sendo constantemente revistas atualmente. Eram prioridades invertidas, uma valorização da aparência frente a essência, e uma vez mais o coronavírus se torna o motor de uma regulação delas principalmente dentro dos relacionamentos amorosos”, diz.


Sobre a BDB Cultural

A BDB Cultural é uma iniciativa do governo federal, por meio do Ministério do Turismo, em parceria com a Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles (BDB) e, por meio de um termo de colaboração, com a organização social Voar Arte para a Infância e Juventude. A agenda que o projeto executará na BDB segue até março de 2022.

“Com a BDB Cultural, vamos renovar a prática de ser uma referência a outras bibliotecas do país para que elas possam abrir suas asas para voos mais altos e dar vida aos seus espaços”, diz o coordenador-geral da BDB Cultural, Marcos Linhares.

Para saber mais sobre os próximos cursos e eventos oferecidos, acompanhe as novidades da BDB Cultural no Youtube (https://www.youtube.com/c/BDBCultural ), no Facebook (https://www.facebook.com/bdbcultural ) e no Instagram (https://www.instagram.com/bdbcultural/ ) da iniciativa.


Sobr e Wander Pereira

Paraense de Bujaru, Wander Pereira cursou história, filosofia e psicologia na Universidade Federal do Pará (UFPA). Fez mestrado e doutorado em psicologia na Universidade de Brasília (UnB), onde hoje atua como professor da Faculdade de Engenharia. É o criador da disciplina “Felicidade”, que foi disponibilizada no calendário acadêmico da UnB pela primeira vez em 2018 e desde então é uma das mais procuradas pelos alunos. Inspirada em estudos de Harvard e Yale, foi a primeira matéria centrada no tema a ser ofertada por uma instituição de ensino superior pública no Brasil.


Serviço:

BDB Cultural – Março de 2021

“Encontro Terapêutico: Relacionamentos em tempos de pandemia”, com o psicólogo Wander Pereira.

09/03, 19h = “Relacionamentos em tempos de pandemia” um Encontro Terapêutico com Wander Pereira e transmissão no YouTube e Facebook, às 19h, de graça.

Outras informações:

Facebook.com/bdbcultural

Instagram - @bdbcultural

12 visualizações0 comentário
bottom of page