top of page
Buscar
  • Foto do escritorBDB Cultural

Rêgo Júnior apresenta contação de histórias na BDB Cultural


  • Narrador premiado com honraria nacional se apresenta véspera do Dia das Crianças, terça-feira, às 15h, no Auditório da BDB Cultural



FOTO: Rêgo Júnior - Acervo Pessoal

A BDB Cultural recebe em sua programação de outubro o contador de histórias Rêgo Júnior com uma proposta diferente: as histórias que ele apresentará ao público na véspera do Dia das Crianças, terça-feira, 11, às 15h, são todas retiradas da tradição oral de povos africanos.


Rêgo Júnior chega à BDB Cultural depois de ter dado um salto em sua carreira no último mês. Ele recebeu o Prêmio Baobá, que reconhece, nacionalmente, a arte de contar histórias e é um dos maiores prêmios voltado à literatura oral do Brasil. A cerimônia de premiação, conhecida como o Oscar dos contadores de histórias, foi realizada na Cidade de Goiás-GO em setembro último.


A apresentação faz parte de uma pesquisa de Rêgo Júnior nos cantos e histórias recopilados dos chamados Griots, responsáveis em alguns povos do continente africano por manter um patrimônio de histórias orais que vem circulando e sendo adaptado há séculos na região.


“Eu gosto muito de resgatar estas histórias não só por que elas são emocionantes e chamam muito a atenção das crianças, mas também por que elas têm o poder de ajudar a gente a prestar uma reverência à história afro-brasileira, valorizar as pessoas negras e nossas tradições sem ser um discurso direto, apenas mostrando a beleza”, defende o poeta e contador.


Usando objetos e músicas para complementar a apresentação, as histórias escolhidas por Rêgo Júnior conseguem entreter o público e agregando este patrimônio tradicional. “Estas histórias são divertidas, mas também nos fazem pensar na natureza humana e são usadas até hoje na África para ajudar a criar metáforas para formar cidadãos de uma comunidade e isso é importante para as crianças de qualquer parte”, defende.


A edição deste mês da contação de histórias da BDB Cultural repete o modelo adotado em agosto, em que se integra com a visita guiada de alunos das escolas públicas ao espaço da BDB. A contação, que é aberta ao público, fecha com sucesso a visita, exclusiva para os alunos, e programada para começar sempre 30 min antes da apresentação.

Sobre a BDB Cultural

A BDB Cultural é uma iniciativa do governo federal, por meio da Secretaria Especial de Cultura, do Ministério do Turismo, em parceria com a Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles (BDB) e, por meio de um termo de colaboração, com a organização social Voar Arte para a Infância e Juventude. A agenda que o projeto executará na BDB segue até dezembro de 2022.

“Com a BDB Cultural, vamos continuar realizando uma programação cultural que possa servir de referência a outras bibliotecas do país, visando inspirar esses espaços tão importantes para o livro, a leitura, a literatura, enfim para a cultura e a cidadania como um todo”, dizem o coordenador-geral da BDB Cultural, Marcos Linhares.

Para saber mais sobre os próximos cursos e eventos oferecidos, acompanhe as novidades da BDB Cultural no Youtube (https://www.youtube.com/c/BDBCultural), no Facebook (https://www.facebook.com/bdbcultural), Instagram (https://www.instagram.com/bdbcultural/) e no site www.bdbcultural.com.br da iniciativa.

Sobre Rêgo Júnior

Rêgo Júnior é poeta e contador de histórias. Tem graduação em letras, pela faculdade Projeção e é pós-graduando na Arte de Contar Histórias. Residente em Samambaia-DF, ele atua há mais de seis anos na pesquisa e na contação de histórias da tradição oral africana, os Griots, que são não só artistas como uma memória pública de muitos povos do continente ao outro lado do Atlântico. Recebeu em setembro de 2022 o Prêmio Baobá, que reconhece, nacionalmente, a arte de contar histórias.

Serviço:

BDB Cultural – Outubro de 2022

Contação de histórias presencial com Rêgo Júnior.

11/10, terça-feira, 15h- Atividade presencial realizada no auditório da BDB (506/507 Sul, Brasília-DF).

Outras informações:

Facebook.com/bdbcultural

Instagram - @bdbcultural

60 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page