Buscar
  • BDB Cultural

Quinta Sonora traz Valerinho Xavier à BDB Cultural

  • Cantor e instrumentista passeia pelo samba e choro em show nas redes sociais da iniciativa no próximo dia 09


FOTO: Valerinho Xavier - Olivier Lobo/ Divulgação


Valerinho Xavier é uma testemunha auditiva da história do samba e do choro no Brasil. Vindo de uma família de músicos que fundou o Clube do Choro de Brasília, ele viu passar pelos palcos grandes nomes da música nacional e, mais do que só escutar, também atuou ao lado deles. Tocou e cantou ao lado de nomes como Monarco, Luis Melodia e Arlindo Cruz. É essa memória sonora que o cantor e instrumentista promete trazer para seu show na BDB Cultural.


Atração de junho do “Quinta Sonora”, Valerinho Xavier faz um repertório que passeia por sua carreira e mostra como para ele música e vida se confundem. “Eu toco desde os 12 anos e quero com esse show mostrar um pouco de tudo que eu sei”, diz ele, que além de seu inseparável pandeiro, instrumento do qual é exímio professor, toca também o cavaquinho e canta no show que será transmitido nas redes sociais da BDB Cultural no próximo dia 09, quinta-feira, às 21h.


“Pensei em reunir no repertório músicas de artistas que fizeram parte da minha carreira musical: vamos ter choros de Waldir Azevedo, de Pixiguinha, claro, que esse não pode faltar... Quero trazer também canções de Cartola, João Nogueira, Dona Ivone Lara, Paulinho da Viola e muito mais. Penso mesmo em fazer um passeio por esses artistas”, adianta ele.


Valerinho Xavier se apresenta na BDB Cultural ao lado de Fernando César, no violão de sete cordas. “Para mim uma das melhores coisas deste show vai ser poder dividir o palco com o Fernando, que é uma grande inspiração musical para mim e foi um dos meus maiores incentivadores para me manter em minha carreira artística”, conclui ele.


Sobre a BDB Cultural


A BDB Cultural é uma iniciativa do governo federal, por meio da Secretaria Especial de Cultura, do Ministério do Turismo, em parceria com a Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles (BDB) e, por meio de um termo de colaboração, com a organização social Voar Arte para a Infância e Juventude. A agenda que o projeto executará na BDB segue até dezembro de 2022.


“Com a BDB Cultural, vamos continuar realizando uma programação cultural que possa servir de referência a outras bibliotecas do país, visando inspirar esses espaços tão importantes para o livro, a leitura, a literatura, enfim para a cultura e a cidadania como um todo”, diz o coordenador-geral da BDB Cultural, Marcos Linhares.


Para saber mais sobre os próximos cursos e eventos oferecidos, acompanhe as novidades da BDB Cultural no Youtube (https://www.youtube.com/c/BDBCultural), no Facebook (https://www.facebook.com/bdbcultural), Instagram (https://www.instagram.com/bdbcultural/) e no site www.bdbcultural.com.br da iniciativa.


Sobre Valerinho Xavier


Valerinho Xavier é músico, cantor, compositor, arranjador, professor, técnico de áudio e diretor audiovisual. Já foi instrumentista em shows de artistas como Jorge Aragão, Beth Carvalho e Gilberto Gil. Especialista em percussão, especialmente em pandeiro, já comandou workshops de música em festivais de todo o Brasil e também em outros países como Argentina, Estados Unidos e até no Suriname. Filho e sobrinho de músicos fundadores do Clube do Choro de Brasília, seu currículo inclui ainda muitas apresentações ao lado do Grupo Choro Livre por países como Emirados Árabes, Alemanha e Colômbia. É o responsável pelos arranjos e produção musical de trabalhos de alguns dos principais nomes do samba em Brasília como Dhi Ribeiro, Renata Jambeiro e da ARUC.


Serviço:

BDB Cultural – Junho de 2022

“Quinta Sonora” com Valerinho Xavier

09/06, quinta-feira, a partir das 21h- Transmissão no Facebook e no Youtube da BDB Cultural.

Outras informações:

Site www.bdbcultural.com.br

Facebook.com/bdbcultural

Instagram - @bdbcultural



2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo