Buscar
  • BDB Cultural

“Quinta sonora” terá música inédita do Tribawê


  • Grupo de reggae de Brasília que tem se aberto a novas influências sonoras apresenta ‘Simplicidade’, novo single, nas redes sociais da BDB Cultural dia 09, às 21h


FOTO: Tribawê - Lucas Rezende/BDB Cultural

Com mais de 20 anos de estrada, a Tribawê é muito diferente do que se via e ouvia em meados dos anos 1990, quando o grupo se formou. Os integrantes mudaram e também mudou o som, do reggae puro que era feito na época da gravação do CD de estreia, Caminho de Santiago (2004), eles foram caminhando para influências sonoras diversas que se refletem em seus novos singles. Um deles, “Simplicidade”, será apresentado pela primeira vez no show que o grupo faz para a “Quinta sonora” da BDB Cultural. A transmissão será nas redes sociais da iniciativa, às 21h.


Além da nova música, o repertório deve passar por outros lançamentos recentes da banda, como “Inocente” e “Naturalmente”, que ganharam pela primeira vez um arranjo acústico para integrar o repertório da apresentação na BDB Cultural. O show inclui, entretanto, também as músicas do Caminho de Santiago e não foge do reggae, apenas o complementa com outras sonoridades.


“Nós todos temos uma admiração pelo trabalho da Tribawê e pelo reggae, mas temos buscado também nos aproximar de outras influências sonoras, desde um pop-rock até os ritmos que nos formaram como artistas. Eu vim do rap, por exemplo. O Xande [Alexandre Xandão, percussão], vem do maracatu, então temos vários outros elementos dialogando na banda”, diz Vinícius Jamelão, contrabaixista e vocalista no grupo.


A apresentação em tom intimista será uma oportunidade do público de se aproximar do dia a dia da banda, que segundo Jamelão é uma grande família. “A música tem um poder de atrair e a gente vê a Tribawê como uma família, mesmo. A gente ensaia na casa do Rogério e é uma festa, passa o dia junto, faz almoço, faz música. É uma família. A gente vive muito esse amor, o poder da natureza, da amizade, os valores que a gente quer que nossa música transmita”, conclui.

Sobre a BDB Cultural

A BDB Cultural é uma iniciativa do governo federal, por meio da Secretaria Especial de Cultura, do Ministério do Turismo, em parceria com a Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles (BDB) e, por meio de um termo de colaboração, com a organização social Voar Arte para a Infância e Juventude. A agenda que o projeto executará na BDB segue até março de 2022.

“Com a BDB Cultural, vamos renovar a prática de ser uma referência a outras bibliotecas do país para que elas possam abrir suas asas para voos mais altos e dar vida aos seus espaços”, diz o coordenador-geral da BDB Cultural, Marcos Linhares.

Para saber mais sobre os próximos cursos e eventos oferecidos, acompanhe as novidades da BDB Cultural no Youtube (https://www.youtube.com/c/BDBCultural), no Facebook (https://www.facebook.com/bdbcultural), Instagram (https://www.instagram.com/bdbcultural/) e no site www.bdbcultural.com.br da iniciativa.

Sobre a banda

A banda Tribawê nasceu na segunda metade dos anos 1990 e lançou seu primeiro álbum, Caminho de Santiago, na virada do século, somando diversas aparições na mídia local. Atualmente, o grupo trabalha na gravação de novos clipes e singles, onde as composições retratam a relação do homem com a natureza e sua importância como provedora. Com mais de 20 anos de estrada, a Tribawê é a banda mais antiga ainda em atividade na cidade de Planaltina/DF. A formação atual tem Rogério Rodrigues - Violão e Voz; Vinícius Jamelão - Contrabaixo e Voz; Marcos Marçal - Sax, Gaita e Voz; e Alexandre Xandão - Bateria e Percussão.

Serviço:

BDB Cultural – Setembro de 2021

“Quinta sonora” recebe o grupo de reggae Tribawê, primeiro do estilo a tocar na BDB Cultural.

9/9- Transmissão no Facebook e no Youtube da BDB Cultural a partir das 21h.

Outras informações:

Site www.bdbcultural.com.br

Facebook.com/bdbcultural

Instagram - @bdbcultural

9 visualizações0 comentário