top of page
Buscar
  • Foto do escritorBDB Cultural

"Quinta sonora” leva cantor Lula Barreto às lágrimas


  • Apresentação que será transmitida nas redes sociais da BDB Cultural revela detalhes do processo de composição do artista e suas emoções mais profundas



FOTO: Lula Barreto - Lucas Rezende /BDB Cultural


Lula Barreto chorou em sua apresentação na “Quinta sonora” da BDB Cultural que vai ao ar no dia 19, às 21h, nas redes sociais da iniciativa. Mais de uma vez, inclusive. Reunindo um repertório de músicas autorais e contando as histórias por trás das composições, o cantor e escritor chegou até a ficar com a voz embargada ao longo do espetáculo. “Quem ver o show vai acompanhar um cantor que se emociona. Busquei mais que soar perfeito, mas cantar com amor, com verdade, em passar o que eu sinto e o que me fez criar essas canções”, diz.


A apresentação reúne apenas composições próprias de Lula Barreto acompanhadas do violão ou da guitarra do próprio artista. Antes de cada canção, ele conta a história que o levou a criar aquela letra e melodia, desde casos que aconteceram com ele até reportagens que o emocionaram profundamente. “Eu só componho sobre o que mexe comigo e eu me permiti revisitar as emoções que senti ao compor. E eu não tenho vergonha nenhuma de chorar em cena, a gente tem que ter vergonha é de fazer o mal a outras pessoas. O que há de humano em nós não deve ser motivo nenhum pra se esconder”, completa.


FOTO: Lula Barreto - Lucas Rezende /BDB Cultural

A visão do artista neste nível de intimidade tem razão de ser. Lula Barreto se sentiu em casa dentro da Biblioteca Demonstrativa do Brasil. Seu primeiro livro, lançado quando ele fez 17 anos, foi impresso, editado e lançado dentro de uma biblioteca, o que tornou este tipo de ambiente uma espécie de lar para o cantor e poeta. “Nada supera o prazer de estar ali, com tantos livros à mão. Me senti em casa. Embora tenha começado um pouco antes na música, já aos oito anos fazia paródias, as duas coisas caminham muito juntas para mim e a minha base artística, as minhas inspirações, elas vem é da literatura.”, conclui.

Sobre a BDB Cultural

A BDB Cultural é uma iniciativa do governo federal, por meio da Secretaria Especial de Cultura, do Ministério do Turismo, em parceria com a Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles (BDB) e, por meio de um termo de colaboração, com a organização social Voar Arte para a Infância e Juventude. A agenda que o projeto executará na BDB segue até março de 2022.

“Com a BDB Cultural, vamos renovar a prática de ser uma referência a outras bibliotecas do país para que elas possam abrir suas asas para voos mais altos e dar vida aos seus espaços”, diz o coordenador-geral da BDB Cultural, Marcos Linhares.

Para saber mais sobre os próximos cursos e eventos oferecidos, acompanhe as novidades da BDB Cultural no Youtube (https://www.youtube.com/c/BDBCultural), no Facebook (https://www.facebook.com/bdbcultural), Instagram (https://www.instagram.com/bdbcultural/) e no site www.bdbcultural.com.br da iniciativa.

Sobre Lula Barreto

Luiz Alberto Menezes Barreto adota três pseudônimos artísticos. Como poeta, é Lual. Ao cantar na noite em repertórios ecléticos, Luizinho de Aracajú. Para dar voz a seu repertório autoral, porém, sobe aos palcos como Lula Barreto. Ele nasceu em 13 de setembro de 1963, em Aracaju, Sergipe, e viveu em trânsito pelo Brasil, tendo uma relação íntima com Piauí e Minas Gerais, estados em que residiu por largo período. Desde 2016 vive em Brasília.

Serviço:

BDB Cultural – Agosto de 2021

“Quinta sonora” recebe o cantor, compositor e poeta Lula Barreto..

19/8- Transmissão no Facebook e no Youtube da BDB Cultural a partir das 21h.

Outras informações:

Facebook.com/bdbcultural

Instagram - @bdbcultural

29 visualizações0 comentário
bottom of page