Buscar
  • BDB Cultural

Queila Branco conta histórias na BDB Cultural


  • Esse momento mágico será exibido nas redes sociais da iniciativa no próximo dia 30


FOTO: Queila Branco contando "Rapunzel" - Lucas Rezende/BDB Cultural


Quando a contadora de histórias Queila Branco aparece em cena com uma trança de fios dourados de três metros de comprimento, já é certo que “Rapunzel” é o conto da vez. A versão que ela traz para a BDB Cultural no próximo dia 30, com exibição nas redes sociais da iniciativa a partir das 17h, traz adaptações que tornam a trama ainda mais divertida: a história vai muito além em suas aventuras do que o momento em que a princesa é salva da torre.

Incluindo uma trilha sonora pensada especialmente para esta apresentação, a história de “Rapunzel” foi escolhida “por que ela nos traz esperança, pois não há mal que dure para sempre”, afirma Queila Branco. Considerando o momento pandêmico que vivemos nos últimos dois anos, este significado é ainda mais poderoso já que a história é basicamente a de uma menina que é obrigada pelas circunstâncias a se isolar de quem ela ama — e a história de Queila ainda tem uma continuação com um segundo isolamento.


“Rapunzel é banida para um deserto, o príncipe é cegado pela bruxa, mas ainda assim o amor faz com que eles se reencontrem”, resume a contadora. Essa adaptação cheia de aventura e de romance de Queila Branco para o clássico infantil ainda conta com objetos especiais decorados, como uma coroa de papeis coloridos, que ajuda a contar a história e o público a entender a quantidade de personagens em diálogo que essa desafiante trama tem para oferecer.

Sobre a BDB Cultural

A BDB Cultural é uma iniciativa do governo federal, por meio da Secretaria Especial de Cultura, do Ministério do Turismo, em parceria com a Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles (BDB) e, por meio de um termo de colaboração, com a organização social Voar Arte para a Infância e Juventude. A agenda que o projeto executará na BDB segue até dezembro 2022.

“Com a BDB Cultural, vamos continuar realizando uma programação cultural que possa servir de referência a outras bibliotecas do país, visando inspirar esses espaços tão importantes para o livro, a leitura, a literatura, enfim para a cultura e a cidadania como um todo”, diz o coordenador-geral da BDB Cultural, Marcos Linhares.

Para saber mais sobre os próximos cursos e eventos oferecidos, acompanhe as novidades da BDB Cultural no Youtube (https://www.youtube.com/c/BDBCultural), no Facebook (https://www.facebook.com/bdbcultural), Instagram (https://www.instagram.com/bdbcultural/) e no site www.bdbcultural.com.br da iniciativa.

Sobre Queila Branco

Queila Branco é contadora de histórias e narradora oral, além de professora. É cocriadora do projeto “Cadê a história que estava aqui?” que circula por escolas públicas de Brasília revisitando histórias de tradição oral.

Serviço:

BDB Cultural – Janeiro de 2022

Contação de histórias com Queila Branco.

30/01, domingo, a partir das 17h- Transmissão no Facebook e no Youtube da BDB Cultural.

Outras informações:

Site www.bdbcultural.com.br

Facebook.com/bdbcultural

Instagram - @bdbcultural

27 visualizações0 comentário