top of page
Buscar
  • Foto do escritorBDB Cultural

Páscoa terá contação de histórias na BDB Cultural


  • Redes sociais da iniciativa transmitirão apresentação de Nyedja Gennari sobre a história do Brasil no próximo domingo


FOTO: Nyedja Gennari - Lucas Rezende/BDB Cultural

Nyedja Gennari foi a primeira artista a se apresentar na BDB Cultural, em janeiro de 2021, e já inaugurou a programação em dose dupla: primeiro contou a história da Biblioteca Demonstrativa, depois voltou no tempo para falar da fundação de Brasília. A iniciativa recebe de volta a contadora de histórias neste domingo, dia 17, às 17h, em suas redes sociais para mergulhar ainda mais fundo na história do país.


Neste feriado de páscoa, Nyedja garante a diversão da família contando dois episódios fundamentais da formação do Brasil: o início da colonização e a independência. A contação de histórias será a abertura da programação de abril da iniciativa à comemorações de eventos-chave justamente na semana do dia 22 de abril, em que se lembra da chegada dos portugueses ao país.

Apesar de ser, à primeira vista, um conteúdo muito denso, Nyedja sabe trabalhá-lo de maneira divertida e sem perder a profundidade necessária, a história vira uma espécie de aventura. “Vamos passar por todos os contextos da história, com duas histórias curtas que praticamente fazem uma retrospectiva lúdica da trajetória do país. Começamos com os 522 anos da chegada das caravelas e vamos aos 200 anos da Independência do Brasil, uma comemoração deste bicentenário, mas tudo isso pensando sempre em contar uma história que seja atraente para as crianças”, resume.


FOTO: Nyedja Gennari - Lucas Rezende/BDB Cultural


O objetivo não é ser superficial com a história nacional, ao contrário, é mostrar como este evento histórico encontra ecos no nosso presente e na nossa identidade como brasileiros. “Acho que o mais importante desta ação, na verdade, é que faremos uma reflexão sobre a data pensando no que é cidadania, o que é ser cidadão”, afirma Nyedja.

Sobre a BDB Cultural

A BDB Cultural é uma iniciativa do governo federal, por meio da Secretaria Especial de Cultura, do Ministério do Turismo, em parceria com a Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles (BDB) e, por meio de um termo de colaboração, com a organização social Voar Arte para a Infância e Juventude. A agenda que o projeto executará na BDB segue até dezembro de 2022.

“Com a BDB Cultural, vamos continuar realizando uma programação cultural que possa servir de referência a outras bibliotecas do país, visando inspirar esses espaços tão importantes para o livro, a leitura, a literatura, enfim para a cultura e a cidadania como um todo”, diz o coordenador-geral da BDB Cultural, Marcos Linhares.

Para saber mais sobre os próximos cursos e eventos oferecidos, acompanhe as novidades da BDB Cultural no Youtube (https://www.youtube.com/c/BDBCultural), no Facebook (https://www.facebook.com/bdbcultural), Instagram (https://www.instagram.com/bdbcultural/) e no site www.bdbcultural.com.br da iniciativa.

Sobre Nyedja Gennari

Nyedja Gennari foi a primeira artista a apresentar-se na iniciativa BDB Cultural. É contadora de histórias, professora e escritora. Como autora, lançou em 2020 o livro infantil “O Mundo Azul de Samuel”, uma produção inspirada em sua própria trajetória como professora e os contatos que teve com estudantes autistas. Além de seus projetos como escritora, a artista é reconhecida por sua capacidade de transformar a trajetória de pessoas e de empresas em narrativas repletas de encantamento. Ela já protagonizou contações especiais na Marinha do Brasil, na Caixa Econômica Federal, na joalheria Tiffany & Co, em homenagem aos 210 anos da Chegada da família Real ao Brasil, no aniversário de artistas e celebridades, entre muitas outras. Professora da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF), Nyedja Gennari é formada em Ciências da Educação, tem especialização em Literatura Infantil e pós-graduação em Educação Infantil.

Serviço:

BDB Cultural – Abril de 2022

Contação de histórias com Nyedja Gennari sobre o descobrimento e a independência do Brasil.

17/04, domingo, a partir das 17h- Transmissão no Facebook e no Youtube da BDB Cultural.

Outras informações:

Facebook.com/bdbcultural

Instagram - @bdbcultural

55 visualizações0 comentário
bottom of page