top of page
Buscar
  • Foto do escritorBDB Cultural

Programação de março da BDB Cultural faz homenagem às mulheres

Atualizado: 21 de mar. de 2023


  • Programação de março contará com doze atividades gratuitas, incluindo um colóquio com escritoras brasileiras


FOTO: Fachada da BDB - Gustavo Cordeiro - BDB Cultural

A programação da BDB Cultural em março de 2023 contará com onze eventos com destaque para a abertura da programação, quando a BDB Cultural realizará o I Colóquio Mulheres, Letras e Sociedade. A ideia é reunir escritoras, especialmente as brasilienses, além de professoras e outras agentes do mercado da literatura, para discutir os impactos da leitura na sociedade e como a ficção pode ser uma lente de leitura para o mundo contemporâneo.


O I Colóquio Mulheres, Letras e Sociedade ocupa toda a programação da tarde e da noite do dia 7 de março, véspera do Dia Internacional da Mulher, na programação da BDB. Além deste evento, outras datas especiais lembradas pela programação detalhada neste mês são o Dia do Bibliotecário (12) e Dia Nacional do Circo e Dia Mundial do Teatro (27), que serão lembrados com oficinas especiais para interessados.

A agenda

A programação começa no dia 7 com a realização do Colóquio. A segunda semana de março contará ainda com novas edições da tarde de encontro dos amantes de jogos de tabuleiro e do Biblioteca de Gentes, ambas realizadas no dia 10.


Já no dia 14, celebrando o Dia do Bibliotecário, a BDB Cultural inicia a oficina online Introdução à audiodescrição para equipes de bibliotecas, que será gratuitamente ofertada para facilitar a formação profissional de bibliotecários em todo o país.


No dia 21, o Dia Internacional da Mulher volta a ser destaque da programação com a presença da arquiteta e ativista política brasiliense Mari Valentim na mesa “Como é se assumir mulher trans no Brasil”. O dia 24 terá um encontro com o autor, com Miranda de Aquino, o Zezé Maku.

O grande dia da programação do mês, porém será o dia 27, em que se repete a receita de concentrar boa parte da programação em um só dia para que crianças e adultos aproveitem suas visitas à biblioteca.


No dia 27 a BDB Cultural oferecerá uma nova edição do “Cine BDB” com a exibição de um documentário de Vladmir Carvalho; teremos também a visita guiada de alunos de escolas públicas à biblioteca, realizada sempre em conjunto com a contação de histórias do mês, desta vez a cargo de Telma Braga.


Além disso, o dia 27 é Dia Nacional do Circo e Dia Mundial do Teatro e em celebração a isso a BDB Cultural vai ofertar uma oficina de introdução ao circo e à palhaçadaria com Robson Siqueira, o palhaço Canarinho, fundador do Grupo Pilombetagem.


Na noite do dia 27, a programação se encerra com uma nova edição do Encontro Terapêutico desta vez acolhendo Juliana Lima para falar da "Acupuntura, uma terapia milenar”.

É importante ressaltar que as atividades artísticas da programação contam com interpretação em Libras — excluídas, portanto, as oficinas e mesas de debate. A agenda pode passar ainda por alterações.

Sobre a BDB Cultural

A iniciativa BDB Cultural é resultado de uma colaboração com o Ministério da Cultura, então Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo, em parceria com a Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles (BDB) e com a organização social Voar Arte para a Infância e Juventude para a criação de uma programação cultural para a BDB.

Para saber mais sobre os próximos cursos e eventos oferecidos, acompanhe as novidades da BDB Cultural nos canais do Youtube (https://www.youtube.com/c/BDBCultural ), no Facebook (https://www.facebook.com/bdbcultural ), Instagram (https://www.instagram.com/bdbcultural/ ) e no site www.bdbcultural.com.br da iniciativa.

Serviço

Confira a programação resumida abaixo. Todas as atividades serão publicadas nas redes sociais da iniciativa. Algumas atividades contarão com presença de público presencial.

As informações de cada uma das atividades serão divulgadas no site da BDB Cultural, www.bdbcultural.com.br, com o release postado simultaneamente ao envio para a imprensa no blog https://www.bdbcultural.com.br/blog. Com exceção dos cursos e palestras, todos os eventos artísticos contam com interpretação em Libras:

  • 07/03, 15h (presencial) – Realização do I Colóquio Mulheres, Letras e Sociedade

  • 15h - Abertura

  • 15h30 - O desafio de escrever para meninas com Ana Beatriz Cabral e Elaine Elesbão. Mediação: Luciane Mustafá.

  • 17h15- As mulheres e a literatura contemporânea com Sarah Schmorantz e Marina Orli, Mediação: Lorena Moura.

  • 19h- As mulheres e a violência na literatura com Adelaide Paula e Ana Rossi. Mediação: Suzana Dantas.

  • 10/03, 14h (presencial) – Tarde de encontro dos amantes de jogos de tabuleiros.

  • 10/03, 19h30 (presencial) – Biblioteca de Gentes.

  • 14 e 15/03, 19h (presencial) – Oficina online Introdução à audiodescrição para equipes de bibliotecas, com Cleide A. Fernandes.

  • 23/03, 19h30 (presencial) - Encontro de Mulheres com o tema “Como é se assumir mulher trans no Brasil” com a arquiteta e ativista política Mari Valentim. Mediação Bruna Presmic.

  • 24/03, 19h30 (presencial) - Encontro com o autor Miranda de Aquino (Zezé Maku).

  • 27/03, 14h (presencial) - Programação especial

  • 14h – Cine BDB

  • 14h30 - Visita guiada

  • 15h - Contação de histórias com Telma Braga.

  • 15h30 - Oficina iniciante de Libras com Regiane Alves.

  • 27/03, 19h30 (presencial) - Encontro Terapêutico com o tema "Acupuntura, uma terapia milenar” com Juliana Lima.


9 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page