top of page
Buscar
  • Foto do escritorBDB Cultural

Programação de maio da BDB Cultural se inspira nas mães


  • Programação de maio contará com 10 atividades gratuitas, incluindo eventos em homenagem às mães


FOTO: Estantes da BDB - Lucas Rezende - BDB Cultural

A programação da BDB Cultural em maio de 2023 contará com 11 eventos com destaque para a programação especial preparada para o Dia das Mães. A agenda de Dia das Mães será no dia 12 com um “Encontro de mulheres” com a participação das autoras Lílian Corgozinho e Mel Corgozinho, mãe e filha que escreveram juntas.


A agenda do mês começa com no dia 08, com uma exposição das fotos de Lucas Rezende, fotógrafo que capturou imagens dos eventos realizados pela BDB Cultural nos 28 meses que a iniciativa ocupou a Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles.


Ainda no dia 08, haverá uma edição do “Encontro Terapêutico” com o tema "Iridologia: o que os olhos podem dizer sobre a sua saúde". A conversa será guiada pelo especialista no assunto, Janilson Campos Jesus.


No dia 11, o projeto Biblioteca de Gentes recebe Francisco e Luiz. Promessa de mais uma noite inesquecível.


Já o dia 12, além do especial do Dia das Mães, contará com uma agenda também vespertina, com uma exibição no Cine BDB, às 14h, do curta metragem "Grito Periférico". Após a exibição será realizado um bate-papo com Leonardo Corrêa, da equipe do filme. No curta, um jovem da periferia acorda cedo para mais um dia de trabalho, porém antes de colocar a mochila nas costas e os pés na estrada, nasce uma bela ideia em sua cabeça: poesia. A programação segue com a já tradicional Tarde de encontro dos amantes de jogos de tabuleiros, em que o público poderá ocupar as mesas da biblioteca com seus jogos preferidos.


No dia 16, a partir das 14h30, a Biblioteca Demonstrativa do Brasil recebe uma visita guiada com estudantes do Jardim de Infância da 305 Sul, desta vez com os alunos do turno vespertino. Às 15h, no mesmo dia, eles são os principais convidados de uma apresentação de teatro de bonecos com Alessandra Barros. Já às 15h30, todos eles se reúnem para uma oficina de Introdução a Língua Brasileira de Sinais (Libras) com Regiane Alves.


No dia 16, às 19h30, a BDB Cultural recebe a mesa "Lygia Fagundes Telles: a dama da literatura brasileira”. Professoras e escritoras se unirão ao evento por ocasião do centenário de nascimento da saudosa escritora que morreu em 2022.


Encerrando o mês, entre o dia 22 e o dia 26, será realizada a oficina on-line "Curadoria digital: um novo caminho para a preservação de dados digitais de pesquisa", sendo 10h de aulas com Henrique Araújo. A inscrição é gratuita e os participantes receberão certificados.


É importante ressaltar que as atividades artísticas da programação contam com interpretação em Libras — excluídas, portanto, as oficinas e mesas de debate. A agenda pode passar ainda por alterações.

Sobre a BDB Cultural

A iniciativa BDB Cultural é resultado de uma colaboração com o Ministério da Cultura, então Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo, em parceria com a Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles (BDB) e com a organização social Voar Arte para a Infância e Juventude para a criação de uma programação cultural para a BDB.

Para saber mais sobre os próximos cursos e eventos oferecidos, acompanhe as novidades da BDB Cultural nos canais do Youtube (https://www.youtube.com/c/BDBCultural ), no Facebook (https://www.facebook.com/bdbcultural ), Instagram (https://www.instagram.com/bdbcultural/ ) e no site www.bdbcultural.com.br da iniciativa.

Serviço Confira a programação resumida abaixo. Todas as atividades serão publicadas nas redes sociais da iniciativa. Algumas atividades contarão com presença de público presencial. As informações de cada uma das atividades serão divulgadas no site da BDB Cultural, www.bdbcultural.com.br, com o release postado simultaneamente ao envio para a imprensa no blog https://www.bdbcultural.com.br/blog. Com exceção dos cursos e palestras, todos os eventos artísticos contam com interpretação em Libras:

  • 08/05, 18h30 (presencial) – Abertura da Exposição fotográfica "Um passeio pela BDB Cultural" de Lucas Rezende.

  • 08/05, 19h30 (presencial) – Encontro Terapêutico com o tema "Iridologia: o que os olhos podem dizer sobre a sua saúde" com Janilson Campos Jesus. Mediação: Tagore Alegria

  • 11/05  às 19h30 - Biblioteca de Gentes com Francisco e Luiz

  • 12/05, 14h (presencial) – Cine BDB apresenta "Grito Periférico". Após a exibição será realizado um bate-papo com Leonardo Corrêa, da equipe do filme.

  • 12/05, 14h30 (presencial) – Tarde de encontro dos amantes de jogos de tabuleiros.

  • 12/05, 19h30 (presencial) – Encontro de mulheres com as autoras Lílian Corgozinho e Mel Corgozinho (mãe e filha), por ocasião do Dia das Mães. Mediação: Bruna Presmic

  • 16/05, 14h30 (presencial) - Visita guiada dos alunos do Jardim de Infância da 305 Sul à BDB

  • 16/05, 15h (presencial) - "Histórias Que Cabem na Mala", com Alessandra Barros (Teatro de Bonecos)

  • 16/05, 15h30 (presencial) - Oficina de Introdução a Língua Brasileira de Sinais (Libras) com Regiane Alves.

  • 16/05, 19h30 (presencial) – Mesa "Lygia Fagundes Telles : a dama da literatura brasileira".

  • 22 a 26/05, 19h30 (on-line) – Oficina "Curadoria digital: um novo caminho para a preservação de dados digitais de pesquisa", com Henrique Araújo.


16 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page