top of page
Buscar
  • Foto do escritorBDB Cultural

Programação de janeiro da BDB Cultural foca nas férias escolares

Atualizado: 18 de jan. de 2023

FOTO: Estantes da BDB - Lucas Rezende/BDBCultural



• Agenda de janeiro contará com dez atividades gratuitas oferecidas pela iniciativa incluindo um dia inteiro de programação, 23


A programação da BDB Cultural em janeiro de 2023 contará com dez eventos com um destaque especial para a agenda do dia 23, com uma tarde e noite de programação intensa. Com foco em atividades de jogos de tabuleiro, em três dias de programação, a agenda foi especialmente pensada para as crianças e jovens que estão aproveitando o fim das férias escolares antes de retornar à sala de aula.


A programação do mês tem dois destaques que se comunicam. O primeiro é o dia 23, segunda-feira, em que a tarde e a noite da BDB Cultural terão uma agenda ininterrupta. Começa às 13h30 com uma visita guiada pelo edifício da biblioteca aberta ao público geral. Às 14h, o duo de contadores de história William Reis e Maristela Papa se apresenta no auditório da biblioteca.

Já às 14h30, ainda no dia 23, haverá uma oficina de xadrez para iniciantes que terá 4h de duração com agenda intensa, concentrada no mesmo dia. Essa programação se relaciona, justamente, com o foco da agenda de janeiro da BDB Cultural: os eventos ligados a jogos de tabuleiro.


Encerrando o cronograma do dia 23, a agenda se volta às mães das crianças com uma mesa de tema "Mães que gostam de aventuras na natureza", com Luciana Zanella e Carol Reis, fundadoras do grupo Mãe Aventureira.

Jogos como tema central

Além da oficina de xadrez, a primeira atividade de 2023, inclusive, já será com a temática dos jogos. Ela será dedicada aos jogos de RPG, aqueles em que os jogadores interpretam personagens com habilidades específicas em uma história geral, no dia 18, às 19h30. Além disso, no dia 27, começando às 14h, haverá um encontro de interessados em jogos de tabuleiro para uma diversão conjunta nas salas da BDB.


A agenda de janeiro da iniciativa BDB Cultural contará ainda, no dia 20, às 19h30, com um show com a rapper Bel Ch 26, vencedora em duas categorias do Festival de Poesia Cantada BDB – Carlos Drummond de Andrade, realizado em dezembro último.


A programação fica completa com uma trinca de atividades, todas elas realizadas às 19h30: No dia 25, haverá um Encontro Terapêutico presencial com a Dra. Amanda Balbino, que já participou do projeto também em dezembro, com o tema “Psicoterapia preta e antirracista. O que é e qual a sua importância?”; no dia 30, haverá uma nova edição do Biblioteca de Gentes, em que pessoas de vidas interessantes relatam suas histórias como se fossem livros; e no último dia do mês e da agenda, dia 31, haverá uma edição do “Cine BDB”.


É importante ressaltar que as atividades artísticas da programação contam com interpretação em Libras — excluídas, portanto, as oficinas e mesas de debate. A agenda pode passar ainda por alterações.

Sobre a BDB Cultural

A iniciativa BDB Cultural foi criada em um termo de colaboração com o Ministério da Cultura, então Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo, em parceria com a Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles (BDB), com a organização social Voar Arte para a Infância e Juventude para a criação de uma programação cultural para a BDB.

Para saber mais sobre os próximos cursos e eventos oferecidos, acompanhe as novidades da BDB Cultural nos canais do Youtube (https://www.youtube.com/c/BDBCultural ), no Facebook (https://www.facebook.com/bdbcultural ), Instagram (https://www.instagram.com/bdbcultural/ ) e no site www.bdbcultural.com.br da iniciativa.

Serviço

Confira a programação resumida abaixo. Todas as atividades serão publicadas nas redes sociais da iniciativa. Algumas atividades contarão com presença de público presencial.

As informações de cada uma das atividades serão divulgadas no site da BDB Cultural, www.bdbcultural.com.br , com o release postado simultaneamente ao envio para a imprensa no blog https://www.bdbcultural.com.br/blog. Com exceção dos cursos e palestras, todos os eventos artísticos contam com interpretação em Libras:

• 18/01, 19h30 (presencial) – Mesa presencial “O mundo mágico do RPG com dicas” (Classificação Indicativa 16 anos) com Juliano Batalha. Mediação: Gustavo Cordeiro.

• 20/01, 19h30 (presencial) – BDB é show com a rapper Bel Ch 26.

• 23/01, 13h30 (presencial) - Tarde mágica da BDB:

o 13h30 - Visita guiada

o 14h - Contação de histórias com William Reis e Maristela Papa

o 14h30 - Oficina de Xadrez para iniciantes com o Prof. Miro, do Centro de Iniciação Desportiva de Taguatinga (CID Taguatinga). O CID é o Programa da Secretaria de Educação do DF que dá acesso ao esporte à comunidade escolar.

o 15h50 - Intervalo com coffee break

o 16h10- Oficina de xadrez - etapa final

• 23/01, 19h30 (presencial) - Encontro de Mulheres presencial - Tema: "Mães que gostam de aventuras na natureza", com Luciana Zanella e Carol Reis fundadoras do grupo Mãe Aventureira (@maeaventureira). Mediação: Bruna Presmic.

• 25/01, 19h30 (presencial) - Encontro Terapêutico presencial com a Dra. Amanda Balbino e com o Dr. Vinícius Dias com o tema “Psicoterapia preta e antirracista. O que é e qual a sua importância?”

• 27/01, 14h (presencial) - Tarde de encontro dos amantes de jogos de tabuleiros.

• 30/01, 19h30 (online) - “Biblioteca de gentes” com convidados surpresa.

• 31/01, 14h (presencial) - "Cine BDB”.


31 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page