top of page
Buscar
  • Foto do escritorBDB Cultural

Programação de fevereiro da BDB Cultural tem clima de carnaval

Atualizado: 17 de fev. de 2023


  • Programação de fevereiro contará com doze atividades gratuitas oferecidas com foco na folia e nova edição da Tarde Mágica


FOTO: BDB - Fachada - Gustavo Cordeiro - BDB Cultural

A programação da BDB Cultural em fevereiro de 2023 contará com doze eventos com dois destaques especiais. O primeiro fica para o Carnaval. No período do feriadão a Biblioteca Demonstrativa do Brasil permanecerá fechada, mas nem por isso a folia passa em branco: a abertura da programação do mês será voltada para este tema, com mesas de debate com figuras icônicas da folia brasiliense.


O segundo destaque fica para a agenda do dia 27, que contará com uma tarde e noite de programação ininterrupta: teremos visita guiada, contação de histórias, oficina de desenho e um encontro terapêutico tudo em um mesmo dia da programação para trazer diversão para os pequenos e autoconhecimento para os adultos.

Pré-carnaval

A programação do mês contará com uma abertura no dia 15 já em dose dupla. Às 14h será exibida no Cine BDB uma adaptação para vídeo do espetáculo "As 12 Caixas de Hércules", da Cia Voar de Teatro de Bonecos. A mesma companhia realizará um espetáculo ao vivo no auditório da BDB, no dia 24, com a peça “João e o pé de feijão”.


Ainda no dia 15, porém, às 19h30, a agenda da BDB Cultural já entra em clima de carnaval com a realização da mesa “O samba e o carnaval” com a presença de Rafael Fernandes, presidente da Escola de Samba Unidos do Cruzeiro (ARUC), e do cantor de samba, Marcelo Café.


No dia 16, será realizada uma nova edição do Biblioteca de Gentes e a BDB Cultural fará também uma segunda edição da tarde de encontro de jogos de tabuleiro, às 14h.

Pós-carnaval

O clima de folia segue mesmo depois do feriado. No dia 23, também às 19h30, com outra figura-chave da folia brasiliense: Betinha Cintra, criadora do bloco Asé Dudu, é a convidada do “Encontro de mulheres” de fevereiro para falar da própria história e de seu resgate de tradições de festa afro-brasileiras na mesa sobre “a força da mulher no Carnaval”.


No dia 24, do espetáculo “João e o pé de feijão”, ambos eventos programados para as 19h30. A força da agenda se condensa realmente é no dia 27, com uma programação ininterrupta com a realização da segunda Tarde Mágica da BDB Cultural, em que crianças são convidadas a uma série de atividades na biblioteca.


A Tarde Mágica começa às 13h30 com uma visita guiada das crianças pelo edifício da biblioteca aberta ao público geral. Às 14h, a contadora de histórias Nilva Belo se apresenta no auditório da biblioteca. Já às 14h30, ainda no dia 27, haverá uma oficina de desenho para iniciantes, com 4h de duração. Encerrando o cronograma, agora pensando nos adultos, às 19h30 será realizada uma nova edição do “Encontro terapêutico”, desta vez sobre a aromaterapia.


Encerrando a agenda, no dia 28, haverá mais uma dose dupla de programação. Às 19h será a abertura da exposição "Aquarelas do Brasil", do artista plástico Santunes. E às 19h30 o escritor Kamuu Dan Wapichana faz um encontro sobre sua obra e sobre a literatura indígena.

É importante ressaltar que as atividades artísticas da programação contam com interpretação em Libras — excluídas, portanto, as oficinas e mesas de debate. A agenda pode passar ainda por alterações.

Sobre a BDB Cultural

A iniciativa BDB Cultural é resultado de uma colaboração com o Ministério da Cultura em parceria com a Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles (BDB) e com a organização social Voar Arte para a Infância e Juventude para a criação de uma programação cultural para a BDB.

Para saber mais sobre os próximos cursos e eventos oferecidos, acompanhe as novidades da BDB Cultural nos canais do Youtube (https://www.youtube.com/c/BDBCultural ), no Facebook (https://www.facebook.com/bdbcultural ), Instagram (https://www.instagram.com/bdbcultural/ ) e no site www.bdbcultural.com.br da iniciativa.

Serviço

Confira a programação resumida abaixo. Todas as atividades serão publicadas nas redes sociais da iniciativa. Algumas atividades contarão com presença de público presencial. As informações de cada uma das atividades serão divulgadas no site da BDB Cultural, www.bdbcultural.com.br, com o release postado simultaneamente ao envio para a imprensa no blog https://www.bdbcultural.com.br/blog. Com exceção dos cursos e palestras, todos os eventos artísticos contam com interpretação em Libras:

  • 15/01, 14h (presencial) – Cine BDB com “As caixas de Hércules”

  • 15/01, 19h30 (presencial) – Mesa presencial “O samba e o carnaval” com Rafael Fernandes, presidente da Escola de Samba Unidos do Cruzeiro (ARUC), e o cantor de samba, Marcelo Café.

  • 16/02, 14h (presencial) - Tarde de encontro dos amantes de jogos de tabuleiros.

  • 16/02, 19h30 (presencial) – “Biblioteca de gentes” com convidados surpresa.

  • 23/02, 19h30 (presencial) - "Encontro de Mulheres” com Betinha Cintra, do Asé Dudu, sobre “A força da mulher no carnaval”.

  • 24/02, 19h30 (presencial) - Espetáculo teatral “João e o pé de feijão” da Cia Voar de Teatro de Bonecos.

  • 27/02, 14h30 (presencial) - Tarde mágica da BDB:

    • 14h30 - Visita guiada

    • 15h - Contação de histórias com Aldanei Menegaz

    • 15h30 - Oficina de desenho para iniciantes.

    • 16h50 - Intervalo com coffee break

    • 17h10- Oficina de desenho - etapa final

  • 27/02, 19h30 (presencial) - "Encontro terapêutico” sobre aromaterapia.

  • 28/02, 19h (presencial) - Exposição "Aquarelas do Brasil", do artista plástico Santunes.

  • 28/02, 19h30 (presencial) - Encontro com o escritor Kamuu Dan Wapichana.


34 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page