top of page
Buscar
  • Foto do escritorBDB Cultural

Programação de abril da BDB Cultural se inspira em Brasília e na literatura

Atualizado: 10 de abr. de 2023


  • Programação de abril contará com doze atividades gratuitas, incluindo eventos sobre a cena literária em Brasília e no Brasil


FOTO: Fachada da Biblioteca Demonstrativa do Brasil - Gustavo Cordeiro/BDB Cultural

A programação da BDB Cultural em abril de 2023 contará com doze eventos com destaque para a programação especial preparada para o dia 21 de abril, aniversário de Brasília. A cidade-sede da Biblioteca Demonstrativa do Brasil será homenageada em sua celebração de 63 anos com uma exposição de artes plásticas, além de debates de literatura produzida por aqui.

A agenda

A programação começa no dia 14 com uma oficina on-line de introdução ao Secretariado Básico. A atividade formativa será ministrada pela professora Jackeline Monteiro Sousa Pires durante cinco dias, indo até o dia 20, sempre das 19h às 21h, totalizando 10 horas de curso, com emissão de certificado gratuito aos participantes.


No mesmo dia 14 ocorrerão as primeiras atividades presenciais do mês, com a exibição, às 14h, de mais um filme pelo “Cine BDB”, apresentando "Alice através das Sombras", da Cia Lumiato Teatro de Formas Animadas. Já às 14h30, será realizada mais uma edição da tarde de encontro dos amantes de jogos de tabuleiros. Ainda no dia 14, mas às 19h30, a BDB Cultural recebe mais um Encontro Terapêutico em seu auditório, desta vez trazendo como tema "Osteopatia: o corpo fala" com o fisioterapeuta Renan Albuquerque.


A agenda do mês de abril se aproxima do aniversário de Brasília com uma intensa programação em homenagem à cidade. No dia 19, às 19h30, será realizada a mesa de debates “Literatura e Identidade Cultural em Brasília” com a presença de escritores da cidade: Wélcio de Toledo, Marcos Fabrício Lopes e Marina Mara. A mediação também será feita por um escritor de raízes brasilienses: Erivelto Carvalho.


No dia 20, véspera do Aniversário de Brasília e feriado de Tiradentes, a BDB Cultural inaugura uma nova exposição de artes plásticas com obras da série "Espelho", de Lauro Jorge. A abertura da mostra será às 19h e será seguida, às 19h30, da realização de mais um Encontro de Mulheres presencial sobre “O crescimento da profissão de dubladora no Brasil e em Brasília”, com Fátima Mourão, especialista no assunto. A mediação é de Bruna Presmic.


A programação de abril da BDB Cultural segue no dia 24, às 19h30, com a realização on-line da mesa "O papel dos eventos literários", com Sevani Matos (presidente da Câmara Brasileira do Livro, realizadora da Bienal do Livro de São Paulo), Afonso Borges (organizador da FliAraxá, FliParacatu E FlItabira) e Marcus Ferreira (diretor geral da Bienal Mineira do Livro). A mediação será de Tagore Alegria.

O dia 27 de abril terá a realização de mais uma edição do "Biblioteca de Gentes”, presencial, às 19h30. Já no dia seguinte, 28, às 9h30 a Biblioteca Demonstrativa do Brasil recebe uma visita guiada com estudantes de escolas públicas de Brasília. Às 10h, no mesmo dia, eles são os principais convidados de uma contação de histórias com Letícia Mourão. Já às 10h30, todos eles se reúnem para uma oficina de desenho para iniciantes que marcará o encerramento da agenda do mês.

É importante ressaltar que as atividades artísticas da programação contam com interpretação em Libras — excluídas, portanto, as oficinas e mesas de debate. A agenda pode passar ainda por alterações.

Sobre a BDB Cultural

A iniciativa BDB Cultural é resultado de uma colaboração com o Ministério da Cultura, então Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo, em parceria com a Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles (BDB) e com a organização social Voar Arte para a Infância e Juventude para a criação de uma programação cultural para a BDB.

Para saber mais sobre os próximos cursos e eventos oferecidos, acompanhe as novidades da BDB Cultural nos canais do Youtube (https://www.youtube.com/c/BDBCultural ), no Facebook (https://www.facebook.com/bdbcultural ), Instagram (https://www.instagram.com/bdbcultural/ ) e no site www.bdbcultural.com.br da iniciativa.

Serviço

Confira a programação resumida abaixo. Todas as atividades serão publicadas nas redes sociais da iniciativa. Algumas atividades contarão com presença de público presencial.

As informações de cada uma das atividades serão divulgadas no site da BDB Cultural, www.bdbcultural.com.br, com o release postado simultaneamente ao envio para a imprensa no blog https://www.bdbcultural.com.br/blog. Com exceção dos cursos e palestras, todos os eventos artísticos contam com interpretação em Libras:


  • 14, 17, 18, 19 e 20/04, 19h (online) – Oficina digital de Secretariado Básico, com Jackeline Monteiro Sousa Pires (5 dias, sempre das 19h às 21h, totalizando 10 horas).

  • 14/04, 14h (presencial) – Cine BDB com "Alice através das Sombras", da Cia Lumiato Teatro de Formas Animadas.

  • 14/04, 14h30 (presencial) – Tarde de encontro dos amantes de jogos de tabuleiros.

  • 14/04, 19h30 (presencial) – Encontro Terapêutico com o tema "Osteopatia: o corpo fala" com o fisioterapeuta Renan Albuquerque.

  • 19/04, 19h30 (presencial) – Mesa Literatura e Identidade Cultural em Brasília com Wélcio de Toledo, Marcos Fabrício Lopes e Marina Mara - Mediação: Erivelto Carvalho.

  • 20/04, 19h (presencial) - Abertura de Exposição de pinturas da série "Espelho", de Lauro Jorge.

  • 20/04, 19h30 (presencial) - Encontro de Mulheres presencial- Tema: O crescimento da profissão- Dublagem no Brasil e em Brasília, com Fátima Mourão. Mediação: Bruna Presmic.

  • 24/04, 19h30 (online) - Mesa online "O papel dos eventos literários", com Sevani Matos (presidente da Câmara Brasileira do Livro, realizadora da Bienal do Livro de São Paulo), Afonso Borges (organizador da FliAraxá, FliParacatu E FlItabira) e Marcus Ferreira (diretor geral da Bienal Mineira do Livro). Mediação: Tagore Alegria.

  • 27/04, 19h30 (presencial) - "Biblioteca de Gentes” recebe “Gilmar”.

  • 28/04, 9h30 (presencial) - Visita guiada

  • 28/04, 10h (presencial) - Contação de histórias com Letícia Mourão.

  • 28/04, 10h30 (presencial) - Oficina de desenho para iniciantes.


41 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page