Buscar
  • BDB Cultural

Prevenção ao suicídio é tema do “Encontros Terapêuticos”


  • Psicólogo Vitor Santiago Borges fala especialmente de como manter os jovens protegidos desta ameaça no dia 28, às 21h, na BDB Cultural


FOTO: Vitor Santiago Borges, psicólogo - Acervo pessoal

O suicídio é um tema delicado e por muitos anos sua discussão social foi um tabu. Não falar sobre o problema, porém, não ajuda a preveni-lo, como alerta o psicólogo Vitor Santiago Borges. Ele é o convidado de outubro do “Encontros Terapêuticos”, evento que mensalmente recebe profissionais do bem-estar físico e mental na BDB Cultural. Na conversa, que será transmitida nas redes sociais da BDB Cultural no dia 28, às 21h, Vitor trata da prevenção ao suicídio como um dever da sociedade, especialmente para proteger os mais jovens.


“O problema do suicídio é muito individualizado”, afirma ele. “Ao tratar como casos particulares, se perde de vista todos os elementos sociais que levaram àquilo. O suicídio deve ser entendido como um problema cultural. Vivemos em uma sociedade de desamparo, egoísta, em que se faz uma catastrofização do fracasso. Vivemos tempos em que os valores da cooperação deram lugar a uma competição e comparação com padrões irreais. Não ajudamos nossos jovens a desenvolver a introspecção, a subjetividade, mas sim a exterioridade e a aparência, com redes sociais que cada vez mais valorizam corpos em vez de interioridades. Tudo isso leva a uma desvalorização cultural da vida”, resume o psicólogo.


Para Vitor Santiago Borges, é importante que pensemos formas de ajudar individualmente pessoas em crise, mas também discutir os defeitos do que ele chama de uma “cultura psicopatológica” que gera os desejos suicidas. “Sabemos que o problema existe e não podemos atuar só na crise, devemos refletir juntos em meios de nos blindarmos das influências negativas e das cobranças que nos assombram”, conclui ele, convidando o público a conhecer alguns destes passos de prevenção na palestra completa.

Sobre a BDB Cultural

A BDB Cultural é uma iniciativa do governo federal, por meio da Secretaria Especial de Cultura, do Ministério do Turismo, em parceria com a Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles (BDB) e, por meio de um termo de colaboração, com a organização social Voar Arte para a Infância e Juventude. A agenda que o projeto executará na BDB segue até março de 2022.

“Com a BDB Cultural, vamos renovar a prática de ser uma referência a outras bibliotecas do país para que elas possam abrir suas asas para voos mais altos e dar vida aos seus espaços”, diz o coordenador-geral da BDB Cultural, Marcos Linhares.

Para saber mais sobre os próximos cursos e eventos oferecidos, acompanhe as novidades da BDB Cultural no Youtube (https://www.youtube.com/c/BDBCultural), no Facebook (https://www.facebook.com/bdbcultural), Instagram (https://www.instagram.com/bdbcultural/) e no site www.bdbcultural.com.br da iniciativa.

Sobre Henrique Siqueira

Vitor Santiago Borges é psicólogo clínico, pós-graduado em Medicina Psicossomática, pós-graduado em Psicologia Cognitiva e Mestre em Psicologia da Religião, atende adultos, idosos e casais, no Instituto Médico de Psicologias Integradas – IMPI.

Serviço:

BDB Cultural – Outubro de 2021

“Encontro terapêutico” com Vitor Santiago Borges tratando do delicado tema da prevenção ao suicídio entre jovens.

28/10- Transmissão no Facebook e no Youtube da BDB Cultural a partir das 21h.

Outras informações:

Site www.bdbcultural.com.br

Facebook.com/bdbcultural

Instagram - @bdbcultural

11 visualizações0 comentário