Buscar
  • BDB Cultural

Próximo curso de violão da BDB Cultural se volta às raízes brasileiras

Professor Emanuel Camarão, um especialista nos ritmos brasileiros, fará um curso gratuito nos dias 20 e 27 de março


FOTO: professor Emanuel Camarão - Renata Samarco - Acervo Pessoal


Tentar passear pelos ritmos brasileiros em um curso de 8h de duração será uma missão difícil do professor Emanuel Camarão, mas que ele garante que será divertida. Ele convida todos os violonistas a participar deste “curso-desafio" que a BDB Cultural oferecerá nos próximos dois sábados — dias 20 e 27 deste mês. De acordo com o professor, o curso pode ser feito por violonistas desde o nível básico, o fundamental é que sejam interessados nas regionalidades do Brasil “e na raiz de toda música brasileira, que é o samba e o choro”.

O curso de 8h de duração é voltado, portanto, para quem já tem um contato com o instrumento. As inscrições serão feitas on-line e ficam abertas até 19 de março ou até as 12 vagas disponibilizadas serem preenchidas. A seleção será por ordem de preenchimento do formulário de cadastro disponível no link https://forms.gle/7A4fnRBSZWQ42S4F7. Um certificado de participação será dado àqueles que assistirem aos dois dias de aula.

Usando a plataforma Zoom, o evento será, em seus dois dias de realização, das 10h às 12h e das 14h às 16h. Para participar, é preciso ter apenas um violão afinado e um acesso estável à internet. Durante o curso, o professor promete voltar-se a “como dividir o Brasil regionalmente a partir de seus ritmos”.

“No ‘Brasil em Ritmos’, a ideia é oferecer ferramentas para que o violonista aumente seu vocabulário, compreenda a riqueza da diversidade que temos como país, e que tendo base neste conhecimento, possa ser capaz de criar suas próprias levadas, arranjos e acompanhamentos, extrapolando os conceitos básicos e dando um toque pessoal”, diz ele.

O curso, porém, não será só uma apreciação ou um mapeamento de ritmos, também terá espaço um aspecto mais técnico. “Mostrarei diversos exemplos de condução de mão direita de diversos gêneros brasileiros pautados na experiência pessoal, saindo dos conceitos e indo para uma criação musical. Uma boa ideia é meio caminho andado para uma composição de sucesso", conclui.

Sobre a BDB Cultural

A BDB Cultural é uma iniciativa do governo federal, por meio do Ministério do Turismo, em parceria com a Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles (BDB) e, por meio de um termo de colaboração, com a organização social Voar Arte para a Infância e Juventude. A agenda que o projeto executará na BDB segue até março de 2022.

“Com a BDB Cultural, vamos renovar a prática de ser uma referência a outras bibliotecas do país para que elas possam abrir suas asas para voos mais altos e dar vida aos seus espaços”, diz o coordenador-geral da BDB Cultural, Marcos Linhares.

Para saber mais sobre os próximos cursos e eventos oferecidos, acompanhe as novidades da BDB Cultural no Youtube (https://www.youtube.com/c/BDBCultural), no Facebook (https://www.facebook.com/bdbcultural) e no Instagram (https://www.instagram.com/bdbcultural/) da iniciativa.

Sobre o professor Emanuel Camarão

Nascido em Juruti no Pará, o professor Emanuel Camarão começou a tocar violão aos 14 anos influenciado por seu pai e pela obra de Sebastião Tapajós. Mora em Brasília desde 2011. É bacharel em violão erudito pela UnB. É integrante da Orquestra de Violões de Brasília, com quem se apresentou em diversas cidades do DF e de GO. Como engenheiro de áudio, trabalha atualmente com a sonorização e gravação de artistas, entre eles a célebre Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro.

Serviço:

BDB Cultural – Março de 2021

Curso “Brasil em Ritmos” com Emanuel Camarão, 8 horas de duração.

Inscrições até dia 19 de março, de graça.

20 e 27/03 - Curso ministrado via Zoom para os 12 inscritos da BDB Cultural. Das 10h às 12h e das 14h às 16h.

Outras informações:

Facebook.com/bdbcultural

Instagram - @bdbcultural

31 visualizações0 comentário