top of page
Buscar
  • Foto do escritorBDB Cultural

Poetas e músicos do DF ocupam a BDB em novo sarau


  • Segunda edição do evento com comando do poeta Mauro Rocha terá destaque para as mulheres e ocupa as redes sociais da BDB Cultural domingo, às 17h


  • Nomes como Lúcia de Maria, Custódia Wolney e Márcia Tauil se apresentam na programação

FOTO: Lucia de Maria - Lucas Rezende/BDB Cultural

Se aproximando da metade de sua programação inicialmente planejada, a BDB Cultural celebra o nono mês da iniciativa com uma nova edição de seu sarau. Dado o sucesso da primeira edição em janeiro, o “Sarau BDB” reassume a parceria com o “Sarau nos Bastidores”, coordenado pelo poeta Mauro Rocha. O resultado desta mistura de música e literatura no interior da BDB poderá ser acompanhado em uma transmissão nas redes sociais da iniciativa no domingo, dia 12, às 17h.

O “Sarau BDB” levará, respeitando todos os protocolos sanitários, mais de uma dezena de artistas do DF para o interior da biblioteca, entre cantores, poetas e instrumentistas. Excetuando Mauro Rocha, o apresentador, a seleção de convidados é completamente nova em relação ao que foi feito em janeiro — e com um quadro quase completamente feminino.


FOTO: Mauro Rocha, Custódia Wolney e Nádima Nascimento - Lucas Rezende/BDB Cultural

Desta vez, se apresentam as cantoras Denise Oliveira, Lúcia de Maria, Márcia Tauil e Lia Lima; as poetas Custódia Wolney e Nádima Nascimento; e os instrumentistas Eustáquio Pereira e Silvana Lucena; além de convidados por cada um destes artistas, todos eles recebidos, claro, respeitando as medidas sanitárias recomendadas para a prevenção da Covid-19.


“É uma emoção muito grande coordenar este sarau. Vamos mesclar escritores e músicos da cidade e fortalecer a cena local, que também é importante para todo o Brasil. Temos uma cultura forte no DF e de referência”, diz o poeta Mauro Rocha, que é membro fundador da Academia Cruzeirense de Letras.

Força feminina

As artistas convidadas agradeceram a oportunidade de ocupar as redes sociais da BDB Cultural em um show de poesia e música. Entre elas está Lúcia de Maria, cantora que foi um dos destaques no programa The Voice +, da TV Globo. “Eu estou muito feliz em poder cantar na BDB, ainda mais em um sarau preparado com tanto carinho por amigos queridos e em um espaço muito importante para a nossa cultura. É uma honra”, diz.


FOTO: Lia Lima, Mauro ROcha e Silvana Lucena - Lucas Rezende/BDB Cultural


A pianista Silvana Lucena vai em uma mesma direção. “É fundamental ocuparmos os espaços culturais que temos na nossa cidade. Somos uma cidade que respira todas as formas de arte e com artistas magníficos ainda não descobertos. Quanto mais produzirmos e consumirmos arte, mais nos enriqueceremos. Talvez possamos até mesmo experimentar um mundo diferente através do olho de um artista”, afirma,

A poeta Custódia Wolney, tão inspirada pela participação no evento, escreveu até um poema para a apresentação. “Biblioteca de novos experimentos, de vivência, de convivência... Estar nessa casa dos livros cercada por música e poesia é como fazer parte da mais linda melodia que toca o nosso coração”, declama ela.

A cantora Lia Lima também fala da importância de estar “na casa dos livros”. “Estou honrada por fazer parte dessa história. É uma felicidade ver um sarau na casa dos livros, do conhecimento”, diz.

A cantora Denise Oliveira complementa: “Fico muito feliz e honrada em participar. A Biblioteca Demonstrativa significa muito não só para Brasília, mas para todos que passaram por esse espaço. É muito legal saber que a biblioteca está aí, ativa, e me sinto privilegiada de poder cantar em um espaço como este, que faz parte da minha história. Eu estudei para o vestibular dentro da BDB, uma época difícil, então é sempre um prazer voltar”.

A poeta Nádima Nascimento também compartilha uma história pessoal de relação com a BDB: “A Demonstrativa foi onde encontrei minhas primeiras leituras de Machado de Assis, José de Alencar, muitos outros. Nunca deixei de saber que ali era um lugar especial. E poder estar nele para bradar poesia reimanta nossos corações e mentes para a importância de termos um lugar para os livros”.


FOTO: Márcia Tauil - Lucas Rezende/BDB Cultural


A cantora Márcia Tauil complementa. “Ah! Que beleza ter um ponto como este unindo tanta arte. Eu estarei cantando, mas teremos palavras, poesia, tanta arte, tantos instrumentos. BDB, que bom por você existir”, diz.

Único homem convidado por Mauro Rocha para esta edição do sarau, o instrumentista Eustáquio Pereira também fala de sua relação pessoal com a BDB. “Tive o privilégio de participar do Projeto Bibliomúsica em 2005, na gestão da inesquecível Conceição. É, sem dúvida, importantíssima a retomada das atividades de divulgação cultural e de abertura de espaço aos artistas locais já consagrados e aos novos, proporcionando a preservação e a renovação de talentos”, conclui.

Sobre a BDB Cultural

A BDB Cultural é uma iniciativa do governo federal, por meio da Secretaria Especial de Cultura, do Ministério do Turismo, em parceria com a Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles (BDB) e, por meio de um termo de colaboração, com a organização social Voar Arte para a Infância e Juventude. A agenda que o projeto executará na BDB segue até março de 2022.

“Com a BDB Cultural, vamos renovar a prática de ser uma referência a outras bibliotecas do país para que elas possam abrir suas asas para voos mais altos e dar vida aos seus espaços”, diz o coordenador-geral da BDB Cultural, Marcos Linhares.

Para saber mais sobre os próximos cursos e eventos oferecidos, acompanhe as novidades da BDB Cultural no Youtube (https://www.youtube.com/c/BDBCultural), no Facebook (https://www.facebook.com/bdbcultural), Instagram (https://www.instagram.com/bdbcultural/) e no site www.bdbcultural.com.br da iniciativa.

Serviço:

BDB Cultural – Setembro de 2021

“Sarau BDB: Nos Bastidores” recebe, sob o comando de Mauro Rocha, as cantoras Denise Oliveira, Lúcia de Maria, Márcia Tauil e Lia Lima; as poetas Custódia Wolney e Nádima Nascimento; e os instrumentistas Eustáquio Pereira e Silvana Lucena.

12/9- Transmissão no Facebook e no Youtube da BDB Cultural a partir das 17h.

Outras informações:

Facebook.com/bdbcultural

Instagram - @bdbcultural

76 visualizações0 comentário
bottom of page