top of page
Buscar
  • Foto do escritorBDB Cultural

Palestra discute “Como lidar com as críticas”


  • Psicólogo Bruno Saviotti fala sobre prevenção ao suicídio e sobre a construção de uma relação mais saudável com as críticas interpessoais


FOTO: Bruno Saviotti - Acervo pessoal


A palavra “crítica” muitas vezes vem acompanhada do adjetivo “construtiva” quando achamos que o outro deve mudar para uma versão mais polida de si. Mas o que nós sabemos sobre o outro para comentar ou criticar seus comportamentos? É essa pergunta que abre a conversa com o psicanalista Bruno Saviotti no “Encontro terapêutico” de setembro na BDB Cultural, com transmissão no dia 3, sexta-feira, às 21h.


“A crítica ela sempre tem uma ótica, ele fala muito mais da pessoa que critica do que do criticado. Quando você entende que a crítica é do outro, fala sobre a visão do outro e não necessariamente a realidade, você consegue viver com mais leveza”, diz.

A crítica, porém, pode ter de fato uma posição construtiva — mas quem define isso não é quem diz, é quem recebe. "Quando a crítica nos atinge diretamente, podemos saber que há algo ali que devemos trabalhar, que não está bem resolvido, e começar a entender que preconceitos enraizados em nós aquela crítica desperta”, afirma.

Setembro amarelo

No bate-papo, Saviotti passa, portanto, pelo tema da autoaceitação, que é fundamental para entendermos não só a nossa relação com as críticas e como elas nos afetam, mas também para discutir o tema do “Setembro amarelo”, data que nos alerta sobre a importância de debater a prevenção ao suicídio.

"As vivências e visões são diferentes e não podemos deixar que o meio nos atinja a ponto de questionarmos nosso valor e nossa vida. Nós não podemos absorver tudo, temos que nos livrar disso que nos foi imposto e ficar do lado de quem somos verdadeiramente. Fazer esse bloqueio, essa blindagem, pode ser uma proteção para pessoas que estão em um momento frágil”, conclui.

Sobre a BDB Cultural

A BDB Cultural é uma iniciativa do governo federal, por meio da Secretaria Especial de Cultura, do Ministério do Turismo, em parceria com a Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles (BDB) e, por meio de um termo de colaboração, com a organização social Voar Arte para a Infância e Juventude. A agenda que o projeto executará na BDB segue até março de 2022.

“Com a BDB Cultural, vamos renovar a prática de ser uma referência a outras bibliotecas do país para que elas possam abrir suas asas para voos mais altos e dar vida aos seus espaços”, diz o coordenador-geral da BDB Cultural, Marcos Linhares.

Para saber mais sobre os próximos cursos e eventos oferecidos, acompanhe as novidades da BDB Cultural no Youtube (https://www.youtube.com/c/BDBCultural), no Facebook (https://www.facebook.com/bdbcultural), Instagram (https://www.instagram.com/bdbcultural/) e no site www.bdbcultural.com.br da iniciativa.

Sobre Bruno Saviotti

Bruno Saviotti é psicanalista especialista em preconceito, criticas sociais e julgamento com pós-graduação em Educação em Direitos Humanos e Políticas Públicas e Projetos Sociais. Possui experiência com diferentes grupos sociais. Também é jornalista e trabalhou por muitos anos com projetos sociais. Tem trabalho com quem nasceu com lábio leporino ou alguma má-formação congênita, pessoas com deficiência física, motora e mental. Participou de projetos com moradores em situação de rua, pessoas com extrema pobreza, adolescência e sexualidade, creches e asilos. Visitou mais de 30 países para escrever um livro para um projeto em andamento com foco em desconstruir o preconceito cultural.

Serviço:

BDB Cultural – Setembro de 2021

Em homenagem ao Setembro Amarelo, a BDB Cultural recebe Bruno Saviotti para o “Encontro terapêutico” com o tema “Como lidar com críticas”. 3/9- Transmissão no Facebook e no Youtube da BDB Cultural a partir das 21h.

Outras informações:

Facebook.com/bdbcultural

Instagram - @bdbcultural

13 visualizações0 comentário
bottom of page