Buscar
  • BDB Cultural

'Os Buriti' apresenta repertório de histórias e sabedoria na BDB Cultural

Atualizado: Jun 14


  • Grupo teatral reúne trechos de alguns de seus espetáculos para compor uma apresentação única para a iniciativa

"

FOTO: Os Buriti - Nityama Macrini/Divulgação


Cobra Norato”, um herói que não aguentava a solidão; “Os ibejis enganam a morte”, irmãos que tentam salvar seu povo... Nas histórias infantis há importantes lições para a vida de todos nós, mesmo para um período de isolamento e de dor como o que estamos vivendo durante a pandemia. Em seu espetáculo Os Buriti contam histórias, a companhia teatral brasiliense Os Buriti apresenta um repertório recheado dessas histórias que estão longe de ser apenas bonitas.

São narrativas apresentadas, entre músicas, danças e belos figurinos que demonstram o poder de encantar e de ensinar da arte. Essa apresentação será transmitida nas redes sociais da BDB Cultural no dia 20, domingo, às 17h, conta com interpretação em libras, e é livre para todos os públicos — inclusive o dos mais velhos. “Os Buriti contam histórias é uma coletânea de histórias que a gente conta em outros espetáculos da companhia, misturando as histórias originais e de contos populares”, diz Naira Carneiro, atriz do grupo. O espetáculo, segundo ela, reúne em cada edição um repertório diferente.


FOTO: Os Buriti - Lucas Rezende / BDB Cultural


As outras histórias da apresentação

O que foi feito para a BDB Cultural apresenta ainda contações musicadas de histórias como “O peixinho dourado”, escrita por Eliana Carneiro, fundadora do grupo e mãe de Naira, que fala de uma crise existencial que é motivada por um convite para uma festa; e “O cego e o caçador”, sobre como julgamentos com preconceitos geralmente estão errados. Se revezam no palco da apresentação dessas histórias Eliana e Naira, acompanhadas do músico Daniel Pitanga.

Para o grupo é um desafio manter as crianças atentas ao vídeo, uma adaptação que tiveram que fazer pelo momento de distanciamento social, mas Naira detalha algumas estratégias para conquistar a atenção dos pequenos para as inspiradoras histórias que eles contam. “A música é nossa grande aliada, e também usamos muita expressão corporal, a dança atrai muito as crianças, porque é uma forma de movimentar, de usar o corpo que elas muitas vezes nunca viram. Também temos muito cuidado com os elementos da cena, o figurino, o cenário, é tudo cheio de detalhes, de cores. As crianças prestam atenção em tudo, é o público mais exigente de todos”, afirma Naira.

Para os pais que quiserem ir aquecendo o público para a transmissão do espetáculo inédito para a BDB Cultural, há muito material on-line do grupo, inclusive um CD com o mesmo nome da apresentação, lançado em 2019. Nele há outras versões de algumas das histórias que serão contadas nas redes sociais da iniciativa, incluindo uma interpretação do cantor Mateus Aleluia para “O cego e o caçador”.

Sobre a BDB Cultural

A BDB Cultural é uma iniciativa do governo federal, por meio da Secretaria Especial de Cultura, do Ministério do Turismo, em parceria com a Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles (BDB) e, por meio de um termo de colaboração, com a organização social Voar Arte para a Infância e Juventude. A agenda que o projeto executará na BDB segue até março de 2022.

“Com a BDB Cultural, vamos renovar a prática de ser uma referência a outras bibliotecas do país para que elas possam abrir suas asas para voos mais altos e dar vida aos seus espaços”, diz o coordenador-geral da BDB Cultural, Marcos Linhares.

Para saber mais sobre os próximos cursos e eventos oferecidos, acompanhe as novidades da BDB Cultural no Youtube (https://www.youtube.com/c/BDBCultural), no Facebook (https://www.facebook.com/bdbcultural), Instagram (https://www.instagram.com/bdbcultural/) e no site www.bdbcultural.com.br da iniciativa.

Sobre Os Buriti


FOTO: Os Buriti - Lucas Rezende / BDB Cultural


A companhia Os Buriti foi criada em 1995 e dedica-se a montar espetáculos para todas as idades fundindo diferentes linguagens artísticas. Fundada por Eliana Carneiro, a companhia é composta por seus filhos Naira Carneiro e Guian Johansson e pelos músicos Daniel Pitanga, Jorge Brasil, André Togni, Carlos Frazão, Marília Carvalho e Diogo Vanelli. A Cia Os Buriti já montou 14 espetáculos autorais e também realiza projetos e pesquisas em arte-educação. Sediado em Brasília, o grupo já se apresentou por diversas cidades brasileiras e também no exterior (Portugal, Espanha, Alemanha, França, Itália, Áustria, Grécia, Paraguai, Índia e Romênia) participando de festivais e encontros de teatro, dança e música.

Serviço:

BDB Cultural – Junho de 2021

Contação de histórias com Os Buriti.

20/06 - Transmissão no Youtube e no Facebook da BDB Cultural, às 19h.

Outras informações:

Site www.bdbcultural.com.br

Facebook.com/bdbcultural

Instagram - @bdbcultural

25 visualizações0 comentário