Buscar
  • BDB Cultural

Oficina incentiva o público da BDB Cultural a fazer poesia


Oficina será apresentada em dois dias, 12 e 13 de abril, às 19h, exclusivamente para inscritos


FOTO: André Rocha - Acervo Pessoal - BDB Cultural


Os ofícios artísticos, em especial os da escrita, quando são ensinados formalmente em oficinas sempre esbarram em uma pergunta: “mas não é preciso talento para fazer isso?” A BDB Cultural ofertará uma oficina de poesia nos próximos dias 12 e 13, segunda e terça-feira, das 19h às 22h. Essa oficina é para quem quer “penetrar no reino das palavras”, como definia Carlos Drummond de Andrade, mas para que todos sintam-se bem-vindos é preciso superar a ideia do talento.

O professor e escritor André Rocha, que ministrará este curso, descarta qualquer restrição: “Eu costumo dizer, e esta é uma fala presente nas oficinas, que qualquer pessoa pode escrever um poema, e esta criação só precisa ser estimulada, este é um dos objetivos: estimular e despertar o poeta que há em cada pessoa”. Ou seja, mesmo que seja necessário talento, ele está em cada um, só precisa ser chamado à ação — e é exatamente isso que este curso quer fazer.

A oficina gratuita de 6h de duração é livre e será ofertada usando a plataforma Zoom. As inscrições serão feitas on-line e ficam abertas até a tarde do dia 12 de abril ou até as 20 vagas disponibilizadas serem completadas. A seleção será por ordem de preenchimento do formulário de cadastro disponível no link https://forms.gle/XucMRshrUCo7o1Xb8 . Um certificado de participação será dado àqueles que assistirem aos dois dias de aula.

Como ensinar poesia?

“Em minha opinião, a oficina de criação poética visa despertar o gostar e o fazer poético a partir da apresentação de alguns conceitos básicos e exemplos. É partir de informações gerais para a estimulação individual, em que cada um se identificará com um estilo e poder criar seu ou seus próprios poemas”, afirma o professor André Rocha. No encontro serão lidos exemplos, discutidas teorias fundamentais e estimulado um exercício de criação poética.

“O que se deve ensinar primeiro ao poeta é o gostar da poesia, a partir do momento em que este sentimento aflorar, tudo mais virá na sequência. A criação poética precisa ser algo sincero, uma relação entre o que sentimos e o que vai para o poema. Não existe uma receita, mas eu acho que a regra é escrever o que se sente. Parafraseando Fernando Pessoa: escrever sobre a ‘dor’ que deveras sente”, conclui André Rocha.

Sobre a BDB Cultural

A BDB Cultural é uma iniciativa do governo federal, por meio a Secretaria Especial de Cultura, do Ministério do Turismo, em parceria com a Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles (BDB) e, por meio de um termo de colaboração, com a organização social Voar Arte para a Infância e Juventude. A agenda que o projeto executará na BDB segue até março de 2022.

“Com a BDB Cultural, vamos renovar a prática de ser uma referência a outras bibliotecas do país para que elas possam abrir suas asas para voos mais altos e dar vida aos seus espaços”, diz o coordenador-geral da BDB Cultural, Marcos Linhares.

Para saber mais sobre os próximos cursos e eventos oferecidos, acompanhe as novidades da BDB Cultural no Youtube (https://www.youtube.com/c/BDBCultural), no Facebook (https://www.facebook.com/bdbcultural), Instagram (https://www.instagram.com/bdbcultural/) e no site www.bdbcultural.com.br da iniciativa.

Sobre André Rocha

André Rocha é um poeta e escritor brasiliense. “Filho de Geralda e Adão, casado com Vanessa, pai da Larissa e do André Luiz Filho, além de faz-de-tudo-um-pouco nas horas de folga”, diz ele. É formado em pedagogia e é professor da Secretaria de Educação do DF. Publicou textos desde 1992 em coletâneas poéticas que ele já conta em dezenas.

Serviço:

BDB Cultural – Abril de 2021

Oficina de criação poética com o professor André Rocha.

12 e 13/04 - Palestra ministrada via Zoom exclusivamente para os 20 inscritos. Certificados serão dados àqueles que concluírem o curso.

Outras informações:

bdbcultural.com.br

Facebook.com/bdbcultural

Instagram - @bdbcultural

38 visualizações0 comentário