Buscar
  • BDB Cultural

Oficina gratuita formará contadores inspirados na história do Brasil


FOTO: Maristela Papa e William Reis - Lucas Rezende/BDB Cultural


  • Curso em quatro aulas on-line apresentará técnicas e possibilidades de usar as palavras para encantar crianças


No ano do bicentenário da Independência do Brasil, é hora de voltar a contar as histórias que levaram a formação do nosso país. Mas, que histórias? Quem deve contá-las? É pensando em uma resposta possível para essas perguntas que a BDB Cultural apresenta a oficina “A arte de contar histórias para o Brasil”, ministrada pelos professores e contadores de história William Reis e Maristela Papa.

O objetivo do curso é formar contadores de história que possam revisitar episódios históricos da formação de nosso país com um olhar lúdico, mas que saibam também apresentar uma visão diversa e acolhedora dos acontecimentos.

“Mais do que uma ação educativa prazerosa, ela proporciona uma compreensão alargada do mundo, bem como a construção das identidades culturais via memória oral. A concepção elitista da história esconde as lutas populares nos processos de emancipação e de construção nacional que merecem ser revisitados”, afirmam os professores.

As aulas são gratuitas e on-line, se dividindo em quatro dias, sempre às quartas-feiras, entre o dia 20 deste mês e o dia 11 de maio. O curso se dedica a trabalhar técnicas de escrita e de contação de história, mas também de criação de objetos que ajudam em cena, especialmente origamis, encadernações e desenhos. Cada aula contará com um material específico requisitado.

Inscrições e materiais

A oficina gratuita com 8h de duração é livre para todos os públicos. A oficina “A arte de contar histórias para o Brasil” será ofertada usando a plataforma virtual Zoom. As inscrições são online e ficam abertas até dia 19, terça-feira, mediante preenchimento do formulário disponível no link https://www.sympla.com.br/evento-online/a-arte-de-contar-historias-para-o-brasil/1532170 .

Haverá certificado gratuito para quem participar dos quatro dias de atividade e solicitá-lo. Para participar, os interessados precisam ter o aplicativo Zoom instalado no celular ou no computador e, claro, acesso à internet. Cada uma das aulas também tem uma exigência específica de materiais como descrita logo a seguir.

No primeiro encontro, é preciso ter cinco folhas de papel, barbante e caneta. Para a segunda aula, prevista para o dia 27 deste mês, será necessário ter folhas coloridas e folhas brancas, cola e um CD antigo. Na terceira aula, os professores pedem mais folhas brancas, cola e tesoura. Por fim, para a última quarta-feira, no dia 11 de maio, se pede uma fotografia que pode ser bordada e o material necessário para customizá-la.

Sobre a BDB Cultural

A BDB Cultural é uma iniciativa do governo federal, por meio da Secretaria Especial de Cultura, do Ministério do Turismo, em parceria com a Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles (BDB) e, por meio de um termo de colaboração, com a organização social Voar Arte para a Infância e Juventude. A agenda que o projeto executará na BDB segue até dezembro de 2022.

“Com a BDB Cultural, vamos continuar realizando uma programação cultural que possa servir de referência a outras bibliotecas do país, visando inspirar esses espaços tão importantes para o livro, a leitura, a literatura, enfim para a cultura e a cidadania como um todo”, diz o coordenador-geral da BDB Cultural, Marcos Linhares.

Para saber mais sobre os próximos cursos e eventos oferecidos, acompanhe as novidades da BDB Cultural no Youtube (https://www.youtube.com/c/BDBCultural), no Facebook (https://www.facebook.com/bdbcultural), Instagram (https://www.instagram.com/bdbcultural/) e no site www.bdbcultural.com.br da iniciativa.

Sobre os professores

O casal brasiliense Maristela Papa, educadora, e William Reis, músico, conta histórias desde 1996. Eles são entusiastas da formação acadêmica de contadores de história e do respeito a essa categoria artística. O casal fundou a Associação Amigos das Histórias, uma referência neste setor, com mais de 60 contadores afiliados e que participou das negociações para criar a Semana Distrital do Contador de Histórias, aprovada em 2011 para o calendário oficial do DF. Eles também criaram uma pós-graduação na área, o curso “Arte de Contar Histórias”, que já teve edições presenciais em três Estados do Brasil e realizou em 2020 sua primeira edição totalmente on-line.

Serviço:

BDB Cultural – Abril de 2022

Oficina “A arte de contar histórias para o Brasil”. Com Maristela Papa e William Reis. Acesso exclusivo para inscritos.

20 e 27/04 & 4 e 11/05, quartas-feiras, a partir das 19h- Transmissão por Zoom exclusiva para inscritos no evento.

Outras informações:

Site www.bdbcultural.com.br

Facebook.com/bdbcultural

Instagram - @bdbcultural

20 visualizações0 comentário