top of page
Buscar
  • Foto do escritorBDB Cultural

Oficina faz formação voltada ao EASNBP na BDB Cultural

Atualizado: 11 de nov. de 2022


  • Curso gratuito dará instruções de como fazer projetos cultuais para bibliotecas para os participantes do Encontro Anual do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas


FOTO: Cleide Soares - Acervo pessoal


O mês de novembro é especial para a programação da BDB Cultural não só pelo aniversário da Biblioteca Demonstrativa como também pela realização de mais um Encontro Anual do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (EASNBP) que terá a instituição como uma de suas principais participantes. Para celebrar este evento, a oficina formativa deste mês na agenda da BDB Cultural foi pensada diretamente para este público. “Como fazer projetos culturais para bibliotecas” será uma oficina ministrada por Cleide Soares, professora que já implementou mais de 10 mil bibliotecas no país e atuou em comissões de análise de projetos e que fará seu terceiro curso gratuito na iniciativa, desta vez exclusiva para participantes do EASNBP.


A oficina será realizada nos dias 21, 22, 23 e 24, às 9h, conforme programação detalhada abaixo. A oficina é gratuita, com 10h de duração foi especialmente pensada para profissionais que já atuam em bibliotecas e que participam do EASNBP. O curso será ofertado usando a plataforma virtual Zoom e será exclusivo para inscritos que se matricularem online e ficam abertas pela plataforma Sympla em link exclusivo aos participantes.


O curso pretende construir pontes entre profissionais que atuam em bibliotecas e as fontes de apoio e financiamento à cultura, por meio da orientação à elaboração de projetos, da concepção à prestação de contas, passando pelo mapeamento das fontes e oportunidades, de forma a assegurar maior participação das bibliotecas no acesso aos mecanismos de apoio e fomento à cultura. Além de ter vários projetos apoiados por fundos de cultura e leis de incentivo à cultura, Cleide Soares já participou como parecerista de admissibilidade e de mérito na análise de projetos culturais em âmbitos estaduais e nacional.


Haverá certificado gratuito, emitido em um sistema de preenchimento digital, para quem participar das aulas e não há pré-requisitos para a participação que não sejam o acesso à internet no momento em que as aulas forem ministradas. O conteúdo foi divido deste modo pela professora, com cada módulo representando aproximadamente as atividades que serão desenvolvidas em um dia de oficina:


  • Módulo I – Introdução a projetos culturais (Função, importância e necessidade de projetos culturais para potencializar as bibliotecas; Fontes de apoio e de financiamento a projetos culturais; Fases, partes e conteúdos essenciais de projetos).

  • Módulo II – Preparo para ingresso na concorrência (Portfólios de PF e PJ; Cadastros; Inscrições de projetos; Documentos).

  • Módulo III – Elaboração de projetos (Plano de trabalho; Ficha técnica; Planilha orçamentária: como organizar, preços de referência, itens necessários; Critérios avaliados e como cumpri-los).

  • Módulo IV – Execução de projetos (Execução de projetos; Cuidados essenciais; Prestação de contas).

  • Módulo V – Exercícios práticos de elaboração de projetos.

Sobre a BDB Cultural A BDB Cultural é uma iniciativa do Ministério do Turismo, por meio da Secretaria Especial de Cultura, em parceria com a Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles (BDB) e, por meio de um termo de colaboração, com a organização social Voar Arte para a Infância e Juventude. A agenda que o projeto executará na BDB segue até dezembro de 2022.

“Com a BDB Cultural, vamos continuar realizando uma programação cultural que possa servir de referência a outras bibliotecas do país, visando inspirar esses espaços tão importantes para o livro, a leitura, a literatura, enfim para a cultura e a cidadania como um todo”, diz o coordenador-geral da BDB Cultural, Marcos Linhares.

Para saber mais sobre os próximos cursos e eventos oferecidos, acompanhe as novidades da BDB Cultural nos canais do Youtube (https://www.youtube.com/c/BDBCultural e https://www.youtube.com/channel/UCrihUSEEcIEf_0FZteCU8Gw), no Facebook (https://www.facebook.com/bdbcultural e https://www.facebook.com/BDBCultural-101686659278449), Instagram (https://www.instagram.com/bdbcultural/ e https://www.instagram.com/bdb.cultural) e no site www.bdbcultural.com.br da iniciativa.

Sobre Cleide Soares

Cleide Soares é bibliotecária, com formação na UnB, e pós-graduação nas áreas de Ciência da Informação, Gestão Cultural e Memória Cultural. Foi responsável pela implantação de mais de 10 mil bibliotecas públicas e comunitárias e pela formação de mais de 23 mil auxiliares de bibliotecas e agentes de leitura no Brasil e no exterior. Foi coordenadora da Rede de Bibliotecas Públicas do Distrito Federal, coordenadora nacional do Programa de Bibliotecas Rurais Arca das Letras, coordenadora-geral de Leitura da Fundação Biblioteca Nacional, chefe de bibliotecas universitárias e especializadas e chefe de missões culturais internacionais. É Conselheira Regional de Cultura no Distrito Federal, supervisora na Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da Câmara da Câmara Legislativa do Distrito Federal e coordenadora internacional do coletivo Grito do Livro: Viva a Leitura!.

Serviço:

BDB Cultural – Novembro de 2022

Oficina on-line “Como produzir projetos culturais” para bibliotecários com Cleide Soares. Atividade parte do Encontro Anual do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (EASNBP) e exclusiva aos participantes dele.

21, 22, 23, às 19h e 24, às 9h (on-line) – Transmissão via Zoom exclusiva para inscritos.

Outras informações:

Facebook.com/bdbcultural

Instagram - @bdbcultural

76 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page