Buscar
  • BDB Cultural

Oficina ensina como montar e gerir um acervo de livros

Atualizado: há 7 dias


  • Curso irá debater métodos de catalogação para criar acervos mais organizados e eficientes, do dia 26 ao dia 29


FOTO: Bruno Corsino - Acervo pessoal

Nada tão encantador para um leitor quanto entrar em uma biblioteca cheia de estantes de livros. Mas se elas não estiverem bem organizadas, como encontrar uma obra específica? Há muitas maneiras de catalogar livros e o segredo de uma biblioteca eficiente e que possa dar até mais do que o usuário está buscando está na forma em que isso é feito.


Para simplificar esse processo metodológico, que pode ser especialmente desafiante, a BDB Cultural irá ofertar neste mês de julho a oficina gratuito e informativo “Como desenvolver acervos”. A atividade, criada por Bruno Corsino, é mais uma iniciativa para ajudar bibliotecas e centros de informação de todo o Brasil a ter uma nova visão de como desenvolver um acervo, não com o objetivo de formar profissionais para atividades restritas aos bibliotecários, mas para permitir que interessados de vários campos conheçam mais deste universo. A oficina terá aulas gratuitas, do dia 26 ao dia 29 deste mês, exclusivamente on-line, sempre às 19h.


O objetivo é ajudar pessoas que vão atuar com acervos bibliográficos, mas os amantes de livros físicos também podem se inscrever para melhorar a organização de suas coleções pessoais. “Queremos demonstrar formas de catalogação de acervo com o intuito de ajudar nas buscas de informação, com vários tipos de indexação, pensando mesmo em buscas que demandem menor tempo e também sejam mais apuradas”, adianta o professor.


A oficina é gratuita, com 10h de duração e livre para todos os públicos, mas foi especialmente pensada para aqueles que já atuam em bibliotecas, centros de informação, ou que pretendem atuar, com ou sem formação na área. A oficina será ofertada usando a plataforma virtual Zoom. As inscrições são online e ficam abertas até a manhã da segunda-feira, 25 de julho.


A seleção será por ordem de preenchimento do formulário disponível no link https://www.sympla.com.br/como-desenvolver-acervos-com-bruno-corsino__1652545 . O número de vagas é limitado e os certificados de conclusão serão baseados na assistência.

Sobre a BDB Cultural

A BDB Cultural é uma iniciativa do Ministério do Turismo, por meio da Secretaria Especial de Cultura, em parceria com a Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles (BDB) e, por meio de um termo de colaboração, com a organização social Voar Arte para a Infância e Juventude. A agenda que o projeto executará na BDB segue até dezembro de 2022.

“Com a BDB Cultural, vamos continuar realizando uma programação cultural que possa servir de referência a outras bibliotecas do país, visando inspirar esses espaços tão importantes para o livro, a leitura, a literatura, enfim para a cultura e a cidadania como um todo”, diz o coordenador-geral da BDB Cultural, Marcos Linhares.

Para saber mais sobre os próximos cursos e eventos oferecidos, acompanhe as novidades da BDB Cultural no Youtube (https://www.youtube.com/channel/UCrihUSEEcIEf_0FZteCU8Gw ), no Facebook (https://www.facebook.com/BDBCultural-101686659278449), Instagram (https://www.instagram.com/bdb.cultural/ ) e no site www.bdbcultural.com.br da iniciativa.

Sobre Bruno Corsino

Bruno Corsino é sócio da empresa BC Data Compass. É arquivista formado pela Universidade de Brasília (UnB), tem um MBA em Gestão de Projetos pela Universidade Católica de Brasília (UCB). É membro de dois grupos de trabalho da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), nos grupos de Gestão de Projetos e Governança. Membro do Comitê Público da Associação Nacional de Proteção de Dados (ANPPD) e filiado do Instituto de Gestão de Projetos (PMI-DF).

Serviço:

BDB Cultural – Julho de 2022

“Oficina como desenvolver acervos" com Bruno Corsino. Exclusiva para inscritos.

26, 27, 28 e 29/07, 19h, on-line – Transmissão por Zoom exclusiva para inscritos no evento.

Outras informações:

Site www.bdbcultural.com.br

Facebook.com/bdbcultural

Instagram - @bdbcultural

148 visualizações0 comentário