top of page
Buscar
  • Foto do escritorBDB Cultural

Oficina ensina como conservar bem seus livros

Atualizado: 9 de ago. de 2022


  • Curso ajudará bibliotecas e público em geral a preservar seus livros com cuidado do dia 29 ao 1º de setembro


FOTO: Alice Gontijo - Acervo pessoal


Traças, poeira, umidade, fungos... São muitas as ameaças silenciosas que os livros enfrentam, mas conservá-los pode ser simples. Quem vai ajudar o público da BDB Cultural a manter a estante como um lugar saudável para as obras vai ser a especialista em conservação bibliográfica Alice Gontijo. Ela vai dar o curso “Noções de conservação preventiva e pequenos reparos - acervos bibliográficos”, que está com inscrições abertas, e que dará certificados gratuitos a seus participantes.


“Não é possível formar um conservador de livros em uma oficina tão curta, mas podemos dar noções de conservação especialmente para pessoas que trabalham em bibliotecas para que eles tenham mais noção de quais são as ameaças ao acervo em papel e como protegê-lo”, afirma a professora. A professora convida também os alunos para que tragam suas dúvidas e pensem também em como adaptar o conteúdo ensinado para seus contextos. As aulas serão de 29 de agosto a 1º de setembro.


A oficina é gratuita, com 8h de duração e livre para todos os públicos, mas foi especialmente pensada para aqueles que já atuam ou pretendem atuar em bibliotecas. A oficina será ofertada usando a plataforma virtual Zoom. As inscrições são online e ficam abertas até a manhã da segunda-feira, 29 de agosto.


A seleção será por ordem de preenchimento do formulário disponível no link https://www.sympla.com.br/tecnicas-de-conservacao-e-preservacao-de-livros__1672430 . O número de vagas é limitado e os certificados de conclusão serão baseados na assistência.

O conteúdo foi dividido de acordo com os dias da oficina. Na abertura, serão apresentados os termos e definições fundamentais de conservação, além de enumerar os “agentes de deterioração". No segundo dia de atividades, o curso vai mostrar como observar a deterioração em livros e como mitigar os danos.


No terceiro dia da oficina, serão trabalhados por Gontijo as práticas ideais de conservação de livros, além de uma série de dicas para casos de emergência, acidentes, como livros que molharam ou que foram sujos por algumas substâncias. No encerramento do curso, a professora espera fazer uma série de demonstrações de práticas de pequenos reparos.

Sobre a BDB Cultural

A BDB Cultural é uma iniciativa do Ministério do Turismo, por meio da Secretaria Especial de Cultura, em parceria com a Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles (BDB) e, por meio de um termo de colaboração, com a organização social Voar Arte para a Infância e Juventude. A agenda que o projeto executará na BDB segue até dezembro de 2022.

“Com a BDB Cultural, vamos continuar realizando uma programação cultural que possa servir de referência a outras bibliotecas do país, visando inspirar esses espaços tão importantes para o livro, a leitura, a literatura, enfim para a cultura e a cidadania como um todo”, diz o coordenador-geral da BDB Cultural, Marcos Linhares.

Para saber mais sobre os próximos cursos e eventos oferecidos, acompanhe as novidades da BDB Cultural no Youtube (https://www.youtube.com/channel/UCrihUSEEcIEf_0FZteCU8Gw ), no Facebook (https://www.facebook.com/BDBCultural-101686659278449), Instagram (https://www.instagram.com/bdb.cultural/ ) e no site www.bdbcultural.com.br da iniciativa

Sobre Alice Gontijo

Alice Gontijo é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da Faculdade de Letras da UFMG; mestre em Artes pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da Escola de Belas Artes da UFMG (2017), com pesquisa inscrita na linha de Preservação do Patrimônio Cultural; especialista em Gestão Cultural pelo Centro Universitário UNA (2015); bacharel em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis pela Escola de Belas Artes da UFMG (2013), com intercâmbio acadêmico na Università degli Studi di Roma-Tor Vergata (2012) e técnica em Patologia Clínica pelo Colégio Técnico da UFMG (2009).


Atuou como conservadora-restauradora na Câmara Federal dos Deputados e na Superintendência de Museus e Artes Visuais da SECULT-MG; coordenou a Reserva Técnica da Fundação Renova (Mariana- MG) e tem vasta experiência como laudista de obras artísticas (em coletas, montagens, desmontagens e devoluções de obras). Foi docente do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (curso de Conservação e Restauro) e atuou como professora substituta no curso de graduação em Conservação-Restauração de Bens culturais móveis da Universidade Federal de Minas Gerais.

Serviço:

BDB Cultural – Agosto de 2022

“Noções de conservação preventiva e pequenos reparos - acervos bibliográficos” com Alice Gontijo.

29/08 a 1º de setembro, 19h, on-line – Transmissão via Zoom exclusiva para inscritos.

Outras informações:

Facebook.com/bdbcultural

Instagram - @bdb.cultural

123 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page