Buscar
  • BDB Cultural

Oficina ensina a tratar personagens, reais ou ficcionais, com empatia na BDB Cultural


  • Curso será apresentado em dois dias, de 12 a 13 de julho, às 19h, exclusivamente para inscritos

FOTO: Rayanne Portugal - Acervo pessoal

"De modo geral, nos falta entendimento do outro”, diz Rayanne Portugal. Jovem jornalista e escritora, ela ministra uma oficina na programação da BDB Cultural que pode parecer juntar dois temas desconexos: “Empatia e escrita criativa”. O que o curso, que será realizado nos dias 12 e 13 de julho, nos mostra, entretanto, é uma conexão absoluta entre as duas temáticas a partir de uma figura essencial: o personagem, seja ficcional ou não. “Toda produção textual ou audiovisual que é centrada na pessoa precisa entender a humanidade do outro, ter abertura”, resume ela.

Embora tenha sido pensada especialmente para profissionais da comunicação e artistas, a oficina gratuita de 4h de duração é livre para todos os públicos. Ela será ofertada usando a plataforma de reuniões Zoom. As inscrições são on-line e ficam abertas até 10 de julho, sábado, ou até as 20 vagas disponibilizadas serem preenchidas. A seleção será por ordem de preenchimento do formulário disponível no link https://www.sympla.com.br/oficina-empatia-e-escrita-criativa-com-a-professora-rayanne-portugal__1265051 Um certificado de participação será dado àqueles que acompanharem o curso.

“Minha ideia é mostrar como a empatia está em tudo. Vou trabalhar técnicas de desbloqueio e desenvolvimento criativo, mas sempre pensando em como o personagem foi ou será tratado. O processo deve ser pensado mais ou menos como o laboratório que os atores fazem antes de interpretar um personagem de uma realidade específica. Se eu vou escrever sobre algo que eu nunca vivi, eu tenho que ter sensibilidade para entender o que há de delicado ali e isso pode ser alcançado através de exercícios criativos que permitem essa abertura”, diz.


Dada a curta duração, a oficina se voltará a explanações mais teóricas sobre, por exemplo, definições de empatia e escrita afetiva, mas também passando por análises de como essas teorias foram adotadas na prática em micro documentários, perfis jornalísticos e até posicionamentos em redes sociais. “Vamos entender como a escrita empática se encaixou em diversos cenários, colocar em concretude através de exemplos geniais de aplicação”, conclui ela.

Sobre a BDB Cultural

A BDB Cultural é uma iniciativa do governo federal, por meio da Secretaria Especial de Cultura, do Ministério do Turismo, em parceria com a Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles (BDB) e, por meio de um termo de colaboração, com a organização social Voar Arte para a Infância e Juventude. A agenda que o projeto executará na BDB segue até março de 2022.

“Com a BDB Cultural, vamos renovar a prática de ser uma referência a outras bibliotecas do país para que elas possam abrir suas asas para voos mais altos e dar vida aos seus espaços”, diz o coordenador-geral da BDB Cultural, Marcos Linhares.

Para saber mais sobre os próximos cursos e eventos oferecidos, acompanhe as novidades da BDB Cultural no Youtube (https://www.youtube.com/c/BDBCultural), no Facebook (https://www.facebook.com/bdbcultural), Instagram (https://www.instagram.com/bdbcultural/) e no site www.bdbcultural.com.br da iniciativa.

Sobre Rayanne Portugal

Rayanne Portugal é jornalista, roteirista e comunicóloga. Apaixonada por artes e por criatividade, é escritora desde que se entende por gente. O primeiro livro nasceu por volta de seus 9 anos de idade e contava a história de uma menina que se perdia em um mundo de palavras. No mundo da publicidade, atuou para produção de conteúdo e monitoramento digital nas principais agências de Brasília. “Vive para honrar a magia do feminino e acredita que a poesia é um rezo criado pelos deuses para que o ser humano ouça o próprio coração”, diz ela sobre si mesma.

Serviço:

BDB Cultural – Julho de 2021

"Oficina de empatia e escrita criativa” com Rayanne Portugal.

12 e 13/07 - Aula exclusiva para inscritos, transmitida por Zoom, às 19h.

Outras informações:

Site www.bdbcultural.com.br

Facebook.com/bdbcultural

Instagram - @bdbcultural

24 visualizações0 comentário