Buscar
  • BDB Cultural

Oficina ensina a contar histórias na BDB Cultural


  • Curso será apresentado em três dias, de 07 a 09 de junho, às 19h, exclusivamente para inscritos

FOTO: Deise Saraiva - Acervo Pessoal

"A contação de histórias faz parte de todos nós”, afirma a contadora de histórias Deise Saraiva, mas na hora de fazer isso artisticamente, ou mesmo para aproximar os filhos dos livros, tem muita gente que fica nervosa. É para ajudar pais, professores e interessados a se sentirem mais confortáveis neste papel que a BDB Cultural ofertará uma oficina de contação de histórias nos dias 07, 08 e 09, das 19h às 21h, com a própria Deise Saraiva. A oficina gratuita de 6h de duração é livre para todos os públicos e será ofertada usando a plataforma Zoom. As inscrições são on-line e ficam abertas até 06 de junho, domingo, ou até as 20 vagas disponibilizadas serem preenchidas. “A gente vive a vida contado, a vida é um ciclo de narrativas. Mesmo as crianças muito pequenas, que ainda não falam, elas gostam da narrativa, gostam de ver começo, meio e fim. Os bebês contam histórias em uma língua que a gente não conhece ainda. A vida é parte da narrativa, da socialização de trajetórias”, afirma ela. A seleção será por ordem de preenchimento do formulário disponível no link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdgSuf2QZQXuXPsVS9dt5Of_ZtUQhpjMDjjVgDZkkMPH_qQHw . Um certificado de participação será dado àqueles que acompanharem o curso. Para participar, é recomendado que os participantes tenham consigo alguns materiais básicos para confeccionarem seus materiais de contação de história: 02 folhas de papel colorido, 1 círculo de papel, 1 folha de revista ou papel de presente, 10 folhas brancas A4, cola, tesoura, lápis de cor, canetinhas ou giz de cera, além de lápis e borracha.

“A gente quer partir do que é muito fácil como recurso, como o papel, do balão, até chegar no fantoche... Mas nosso objetivo-chave é fazer o público aprender que não preciso ter o recurso perfeito, o figurino e o livro adequados, para contar uma história. É possível contar histórias com objetos do dia a dia, com plantas, é só ter vontade e imaginação para usar coisas que toda casa tem para contar histórias. A boa narrativa não está nos recursos, está na forma que a gente adapta a história ao que temos na mão para encantar as crianças”, conclui ela.

Sobre a BDB Cultural

A BDB Cultural é uma iniciativa do governo federal, por meio da Secretaria Especial de Cultura, do Ministério do Turismo, em parceria com a Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles (BDB) e, por meio de um termo de colaboração, com a organização social Voar Arte para a Infância e Juventude. A agenda que o projeto executará na BDB segue até março de 2022.

“Com a BDB Cultural, vamos renovar a prática de ser uma referência a outras bibliotecas do país para que elas possam abrir suas asas para voos mais altos e dar vida aos seus espaços”, diz o coordenador-geral da BDB Cultural, Marcos Linhares.

Para saber mais sobre os próximos cursos e eventos oferecidos, acompanhe as novidades da BDB Cultural no Youtube (https://www.youtube.com/c/BDBCultural), no Facebook (https://www.facebook.com/bdbcultural), Instagram (https://www.instagram.com/bdbcultural/) e no site www.bdbcultural.com.br da iniciativa.

Sobre Deise Saraiva

Deise Saraiva é educadora há mais de 26 anos com experiência na Educação Básica e no Ensino Superior. Nos últimos anos, tem atuado como professora formadora em cursos voltados para educação, de autismo a rodas de brincar. É doutoranda em educação na Universidade de Brasília, especialista em formação de professores e educação especial. Escritora e contadora de histórias, Deise vai lançar seu primeiro livro ainda este ano, cujo título será A-COR-DAR.

Serviço:

BDB Cultural – Junho de 2021

"Oficina de contação de histórias” com Deise Saraiva.

07, 08 e 09/06 - Aula exclusiva para inscritos, transmitida por Zoom, às 19h.

Outras informações:

Site www.bdbcultural.com.br

Facebook.com/bdbcultural

Instagram - @bdbcultural

23 visualizações0 comentário