top of page
Buscar
  • Foto do escritorBDB Cultural

Oficina de xadrez faz maratona na BDB Cultural

Atualizado: 23 de jan. de 2023


  • Curso gratuito voltado para crianças e iniciantes apresenta o universo do xadrez em uma “Tarde Mágica” de práticas na BDB Cultural, dia 23


FOTO: Professor Miro - Acervo pessoal

A programação da BDB Cultural em janeiro está voltada para o entretenimento de crianças e jovens durante as férias escolares, especialmente no relacionado aos jogos de tabuleiro. Tendo este tema como eixo central, não poderia faltar na agenda um evento voltado ao mais célebre dos jogos do estilo, o xadrez. Pensando em quem ainda não tem muitos conhecimentos dessa prática, a BDB Cultural recebe iniciantes para uma oficina de xadrez com o professor Clodomiro Leite, o Miro.


A oficina será realizada inteiramente na “Tarde Mágica” da BDB, no dia 23, quando a agenda terá quatro atividades seguidas. A oficina ocupa o coração desta agenda, começando às 14h30 e indo até o início da noite. O curso é gratuito, com 4h de duração, e livre para todos os públicos, sem ser necessária uma inscrição prévia e sem a necessidade, tampouco, de ter conhecimentos prévios sobre o xadrez.


"Vamos ter dois momentos no curso. O primeiro será com atividades de aprendizagem, ensinando a montagem de tabuleiro, o movimento das peças e também realizando atividades lúdicas para familiarizar o público com o jogo. Já no segundo momento, vamos organizar um torneio de xadrez com diferentes fases e daremos livros e doces como prêmio aos vencedores”, diz o professor Miro.


Embora seja pensado especialmente para as crianças, o professor diz que o curso é aberto para iniciantes de qualquer faixa etária. “Nós encontramos desde o ano 400 registros da prática do xadrez e este jogo nunca perdeu sua popularidade. Ele é entretenimento, é educação, é um jogo que te dá paixão pelas possibilidades, são muitas chances de conseguir seu objetivo, defender o que você acredita. Esse aprendizado sobre os caminhos possíveis, quase infinitos, são úteis para qualquer pessoa. O xadrez é uma vida em miniatura”, conclui ele.

Sobre a BDB Cultural

A iniciativa BDB Cultural é resultado de uma colaboração com o Ministério da Cultura, então Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo, em parceria com a Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles (BDB) e com a organização social Voar Arte para a Infância e Juventude para a criação de uma programação cultural para a BDB.

.

Para saber mais sobre os próximos cursos e eventos oferecidos, acompanhe as novidades da BDB Cultural nos canais do Youtube (https://www.youtube.com/c/BDBCultural ), no Facebook (https://www.facebook.com/bdbcultural ), Instagram (https://www.instagram.com/bdbcultural/ ) e no site www.bdbcultural.com.br da iniciativa.

Sobre o professor Miro

Clodomiro Leite, professor da Secretaria de Educação do DF desde 1991, atua desde o ano 2000 com a disciplina Educação Física, sendo desde então árbitro das modalidades voleibol e xadrez. No xadrez, é professor em escolas públicas desde 2015, quando entrou para Escola Parque Anísio Teixeira de Ceilândia e atualmente dá aulas de xadrez em um projeto da SEDF chamado de CID (Centro de Iniciação Desportiva). É diretor técnico da FBX (Federação Brasiliense de Xadrez) e participou de diversos eventos de xadrez dentro e fora do DF como técnico, jogador e árbitro.

Serviço:

BDB Cultural – Janeiro de 2023

“Oficina de Xadrez para iniciantes” com o Prof. Miro.

23/01, às 14h30 – Presencialmente na BDB (506/507 Sul).


Outras informações:

Facebook.com/bdbcultural

Instagram - @bdbcultural

31 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page