top of page
Buscar
  • Foto do escritorBDB Cultural

Oficina de quadrinhos ensina a planejar as próprias histórias


  • Quadrinista e pintora Verônica Saiki faz oficina gratuita na BDB Cultural focando principalmente no roteiro para HQs de iniciantes


FOTO: Verônica Saiki - divulgação

Uma página de quadrinhos passa por muitas etapas até chegar à arte-final. Pode ter cores, traços realistas, quase nenhum desenho, quase nenhum texto. O que define para onde apontará o produto final na grande diversidade possível é um roteiro sólido, o pontapé para qualquer projeto da nona arte. É para ensinar a fazer um roteiro impecável e a começar, literalmente, a passar as ideias para o papel que a BDB Cultural recebe nos dias 24 e 25 deste mês uma oficina de quadrinhos para iniciantes, comandada pela quadrinista e designer Verônica Saiki, sempre às 19h.

A oficina gratuita de 6h de duração é livre para todos os públicos e será ofertada usando a plataforma Zoom. As inscrições são on-line e ficam abertas até 23 de maio, domingo, ou até as 20 vagas disponibilizadas serem preenchidas. “Essa oficina se dedica à escrita, à parte textual. Claro que vou abordar o desenho, já que a arte está em combinar uma coisa com a outra, mas ninguém precisa saber desenhar para participar. Gostar de quadrinhos que é o fundamental”, afirma ela.

E para quem acha que a oficina é só para crianças e jovens, muito se engana. “Quando há um público diversificado, adultos, adolescentes, isso enriquece muito a troca e os resultados finais das oficinas costumam ser ainda melhores”, diz Verônica.

A seleção dos interessados maiores de 12 anos será por ordem de preenchimento do formulário disponível no link https://forms.gle/WRZQEMpdz6Kow4LM8. Um certificado de participação será dado àqueles que acompanharem o curso. Para participar, é recomendado que os participantes tenham consigo apenas o material “básico do básico”, como define ela: folhas de papel, lápis e borracha.

“A gente vai trabalhar mostrando os exemplos de como as coisas que foram pensadas no roteiro foram aplicadas no produto final pra que a gente comece a pensar o que deve comunicar em cada ocasião, texto ou desenho. Nenhum é protagonista, as histórias mais envolventes são as que sabem equilibrar melhor uma coisa com a outra”, conclui ela.

Sobre a BDB Cultural

A BDB Cultural é uma iniciativa do governo federal, por meio da Secretaria Especial de Cultura, do Ministério do Turismo, em parceria com a Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles (BDB) e, por meio de um termo de colaboração, com a organização social Voar Arte para a Infância e Juventude. A agenda que o projeto executará na BDB segue até março de 2022.

“Com a BDB Cultural, vamos renovar a prática de ser uma referência a outras bibliotecas do país para que elas possam abrir suas asas para voos mais altos e dar vida aos seus espaços”, diz o coordenador-geral da BDB Cultural, Marcos Linhares.

Para saber mais sobre os próximos cursos e eventos oferecidos, acompanhe as novidades da BDB Cultural no Youtube (https://www.youtube.com/c/BDBCultural), no Facebook (https://www.facebook.com/bdbcultural), Instagram (https://www.instagram.com/bdbcultural/) e no site www.bdbcultural.com.br da iniciativa.

Sobre Verônica Saiki

Verônica Saiki é uma artista brasiliense. Artista plástica e pós-graduada em design gráfico e editorial, ela é atuante em atividades diversas nesses campos, com destaque para ilustração, escultura e, claro, quadrinhos. Ela é autora da série de publicações Verdugo, o inacreditável, do livro em quadrinhos Crianças, entre outros.

Serviço:

BDB Cultural – Maio de 2021

Oficina "Escrevendo para Quadrinhos – Experiências de uma autora" com a Verônica Saiki. Inscrições até 23 de maio no link https://forms.gle/WRZQEMpdz6Kow4LM8

24 e 25/05 - Transmissão da aula via Zoom, às 19h.

Outras informações:

Site www.bdbcultural.com.br

Facebook.com/bdbcultural

Instagram - @bdbcultural

458 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page