top of page
Buscar
  • Foto do escritorBDB Cultural

Oficina de Introdução à Libras introduz a língua para crianças na BDB Cultural


  • Curso gratuito de uma hora foi pensado para atender a todos os públicos no dia 25, às 10h30


FOTO: Regiane Alves - Acervo pessoal

O acesso a aulas de Libras (Língua brasileira de sinais) no Brasil é muito restrito. Mesmo pessoas que têm contato direto com a comunidade surda ou de baixa audição, muitas vezes não sabe comunicar orientações básicas a este público. Para que esta realidade mude, nada melhor do que ensinar desde cedo às crianças a usar esta língua.


É pensando em dar este acesso ao público que a BDB Cultural realiza uma oficina de introdução à Libras focada no público de alunos da Jardim de Infância da 305 Sul. No dia 25, às 9h30, um grupo de alunos do colégio fará uma visita guiada à Biblioteca Demonstrativa do Brasil, seguida de contação de histórias (10h), sendo encerrada pela oficina de Libras (10h30). Todas as ações, embora sejam pensadas prioritariamente nos estudantes, são livres a todo o público frequentador.


Segundo Regiane Alves, professora que vai ministrar a oficina, a intenção da rápida oficina (60 minutos) é ofertar ferramentas para que os alunos possam desenvolver diálogos básicos com pessoas com deficiência auditiva. Não é um curso pensado no alfabeto ou na gramática da língua, mas para seu uso prático.


“Nossa intenção é fazer com que os alunos saiam sabendo se comunicar de forma básica. Vamos ensinar sinalização básica para dizer coisas como: oi; bom dia; boa tarde; você está feliz?; onde fica a sua casa?; você quer ir ao banheiro?; entre outras”, diz ela. Além de aprender frases básicas, os alunos receberão também uma folha impressa que apresentará o alfabeto de Libras para ajudá-los a memorizar o conteúdo aprendido.

Sobre a BDB Cultural

A iniciativa BDB Cultural é resultado de um termo de colaboração entre o Ministério da Cultura e a organização social Voar Arte para a Infância e Juventude para a criação de uma programação cultural para a Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles (BDB). Para saber mais sobre os próximos cursos e eventos oferecidos, acompanhe as novidades da BDB Cultural nos canais do Youtube (https://www.youtube.com/c/BDBCultural ), no Facebook (https://www.facebook.com/bdbcultural ), Instagram (https://www.instagram.com/bdbcultural/ ) e no site www.bdbcultural.com.br da iniciativa.

Sobre Regiane Alves

Regiane Alves atua como intérprete de Libras desde 2017. É pedagoga, tradutora e intérprete de Libras. No audiovisual, traduziu documentários e programas de TV no canal Genesis. Na área educacional, ministrou web treinamentos, lives e aulas de Libras, incluindo para instituições como a Secretaria de Educação do DF, Secretaria Municipal de Educação de Valparaíso de Goiás e o IFB- Instituto Federal de Brasília. Tem experiência em interpretação simultânea Português-Libras em diversos eventos culturais e conferências.

Serviço:

BDB Cultural – Abril de 2023

Oficina presencial “Introdução à Libras (Língua Brasileira de Sinais)” com Regiane Alves.

25/04, às 10h30 – No Auditório da BDB (506/507 Sul).

Outras informações:

Facebook.com/bdbcultural

Instagram - @bdbcultural

15 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page