top of page
Buscar
  • Foto do escritorBDB Cultural

Oficina de escrita terapêutica na BDB Cultural

Atualizado: 21 de dez. de 2022


  • Professora Carol Vilhena fará exercícios para inspirar o público a buscar a cura através da escrita entre os dias 12 e 16 de dezembro


FOTO: Carol Vilhena - Acervo pessoal

Encontrar as palavras certas para nomear o que se está sentindo pode ser o início de um caminho de cura para quem está passando por momentos difíceis e quem quer experimentar a jornada da escrita terapêutica terá por onde começar em uma oficina da BDB Cultural. A “Oficina de escrita terapêutica” será ofertada gratuitamente pela professora e escritora Carol Vilhena entre os dias 12 e 16 de dezembro e já está com inscrições abertas.


A oficina será realizada entre os dias 12 e 16 de dezembro, de segunda a sexta-feira, sempre às 19h. Não há aula no dia 13 de dezembro em virtude do jogo da seleção brasileira na Copa do Mundo. A oficina é gratuita, com 8h de duração, e livre para todos os públicos. O curso será ofertado usando a plataforma virtual Zoom e será exclusivo para inscritos. As inscrições são online e ficam abertas até 11 de dezembro, pela plataforma Sympla, no link https://www.sympla.com.br/evento-online/escrita-terapeutica-com-carol-vilhena/1816396


A professora adianta que há muitos exercícios que serão trabalhados na oficina para poder começar a preparar o público. “Fiz cursos de escrita na época da pandemia em que convidava as pessoas a fazerem cartas para si mesmo e foi um sucesso. Pensei que seria interessante neste fim de ano convidar as pessoas a um exercício semelhante, já aproveitando essa época de balanços e de esperança, para fazer cartas sobre si”, diz.


Haverá certificado gratuito, emitido em um sistema de preenchimento digital, e não há pré-requisitos para a participação que não sejam o acesso à internet no momento em que as aulas forem ministradas. “Não é preciso ser um escritor para fazer o curso, nosso objetivo é ajudar as pessoas a se revelar por meio da linguagem. Não é um curso técnico, é para pôr para fora o que já temos dentro de nós”, afirma.


A oficina terá duas partes, mas em um foco muito mais forte na sua primeira etapa: “Todo processo de escrita tem duas fases, a criação e a revisão. Teremos exercícios então nessas duas fases, primeiro com um de despertar das sensibilidades, com exercícios para liberar o que temos dentro, escrevendo sem compromisso. Em outro momento, depois de derramar o coração no papel, possivelmente na última aula, aí sim vamos ver os meios de lapidar essas pedras brutas de sentimento que vimos”, conclui.

Sobre a BDB Cultural

A BDB Cultural é uma iniciativa do Ministério do Turismo, por meio da Secretaria Especial de Cultura, em parceria com a Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles (BDB) e, por meio de um termo de colaboração, com a organização social Voar Arte para a Infância e Juventude. A agenda que o projeto executará na BDB segue até dezembro de 2022.

“Com a BDB Cultural, vamos continuar realizando uma programação cultural que possa servir de referência a outras bibliotecas do país, visando inspirar esses espaços tão importantes para o livro, a leitura, a literatura, enfim para a cultura e a cidadania como um todo”, diz o coordenador-geral da BDB Cultural, Marcos Linhares.

Para saber mais sobre os próximos cursos e eventos oferecidos, acompanhe as novidades da BDB Cultural nos canais do Youtube (https://www.youtube.com/c/BDBCultural), no Facebook (https://www.facebook.com/bdbcultural), Instagram (https://www.instagram.com/bdbcultural/) e no site www.bdbcultural.com.br da iniciativa.

Sobre Caroline Vilhena

Carol Vilhena é paraense, filha de Thales e Berna, e mãe de Pedro e Laura. Jornalista, escritora e professora, leciona atualmente na rede particular de ensino do DF, é mestre e doutoranda em Linguística pela UnB e pesquisadora do GECRIA (Grupo de Pesquisa Educação Crítica e Autoria Criativa - CNPq/UnB), no qual desenvolve estudos sobre Linguagem e Sociedade. Viveu na Venezuela e no México, onde dedicou-se a estudos sobre educação e desenvolvimento humano. Ministra cursos e conduz oficinas sobre Escrita Criativa e Identidades a partir de uma metodologia própria, baseada em bibliografia insurgente e decolonial. Foi aluna de grandes nomes da Escrita Criativa, como Assis Brasil e Ana Holanda, e é coautora de três obras sobre escrita e linguagem: "Discursos em Diálogos" (Campinas, SP: Pontes Editores, 2018), "No espelho da linguagem: diálogos criativos e afetivos para o mundo" (São Paulo: Pimenta Cultural, 2021) e "Autoria Criativa: por uma pedagogia da Escrita Criativa" (Campinas, SP: Pontes Editores, 2021).

Serviço:

BDB Cultural – Dezembro de 2022

“Oficina de Escrita Terapêutica” on-line com a professora Carol Vilhena.

12, 14, 15 e 16/12, 19h (online) – Transmissão via Zoom exclusiva para inscritos.

Outras informações:

Facebook.com/bdbcultural

Instagram - @bdbcultural

318 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page