top of page
Buscar
  • Foto do escritorBDB Cultural

Oficina de curadoria digital ocupa a agenda da BDB Cultural

Atualizado: 23 de mai. de 2023


  • Curso gratuito de 10h foi pensado para bibliotecários e profissionais da área sobre a importância das mídias digitais


FOTO: Henrique Bezerra de Araújo - Acervo pessoal

A BDB Cultural oferecerá neste mês de maio um curso inédito para seus frequentadores. A atividade formativa será um curso de curadoria digital com o professor Henrique Bezerra de Araújo que busca ajudar a quem quer entender mais sobre documentos digitais e sobre como organizar arquivos em bancos de dados. As inscrições são online e ficam abertas até dia 21, pela plataforma Sympla: https://www.sympla.com.br/evento-online/oficina-de-curadoria-digital/1991204


O curso será realizado nos dias 29, 30 e 31 de maio e 01 e 02 de junho, sempre das 19h às 21h. A oficina é gratuita, com 10h de duração, e livre para todos os públicos, mas foi especialmente pensada para bibliotecários, estudantes de biblioteconomia, auxiliares de biblioteca e demais profissionais do setor. A oficina será ofertada usando a plataforma virtual Zoom e será exclusivo para inscritos.


“Nosso objetivo, além de construir conhecimento teórico e prático ligado a curadoria digital em espaços informacionais, é estimular em cada participante da oficina o desenvolvimento da consciência crítica e da capacidade de construção de novos processos de ensino-aprendizagem ligados a cultural digital”, resume o professor.


O curso pretende apresentar os fundamentos, técnicas e princípios da curadoria digital. Serão apresentados avanços tecnológicos nas tecnologias da informação, mas também passando por aspectos mais práticos do dia a dia de uma biblioteca, como os processos de digitalização de acervos.

Haverá certificado gratuito, emitido em um sistema de preenchimento digital, para quem participar das aulas e não há pré-requisitos para a participação que não sejam o acesso à internet no momento em que as aulas forem ministradas. O conteúdo foi divido em vários aspectos e vai trabalhar um novo módulo por dia. Os módulos estão divididos deste módulo.

  • DIA 1: Avanços Tecnológicos, Big Data e o desafio do armazenamento e organização dos Sistemas de Informação; Cibercultura, Ciberespaço e Cultura Digital; Práticas Profissionais biblioteconômicas analógicas e digitais – abordagem comparativa;

  • DIA 2: Documentos Digitais; Documentos Nato-digitais; Digitalização.

  • DIA 3: Curadoria de conteúdo informacionais e educacionais; Segmentação do público: crianças, jovens, adolescentes, adultos e idosos; Bibliotecas Digitais – Formação, Desenvolvimento e Gestão de um acervo Digital; Repositórios Digitais.

  • DIA 4: Curadoria Digital e Gestão de Dados; Cibersegurança; Gestão de Serviços Digitais; Gerenciamento de Banco de Dados Digitais;

  • DIA 5: Gestão de Documentos Digitais e Eletrônicos; Preservação Digital; Conservação Digital.

Sobre a BDB Cultural

A iniciativa BDB Cultural é resultado de um termo de colaboração entre o Ministério da Cultura e a organização social Voar Arte para a Infância e Juventude para a criação de uma programação cultural para a Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles (BDB). Para saber mais sobre os próximos cursos e eventos oferecidos, acompanhe as novidades da BDB Cultural nos canais do Youtube (https://www.youtube.com/c/BDBCultural ), no Facebook (https://www.facebook.com/bdbcultural ), Instagram (https://www.instagram.com/bdbcultural/ ) e no site www.bdbcultural.com.br da iniciativa.

Sobre Henrique Bezerra de Araújo

Henrique Bezerra de Araújo é bibliotecário, especialista em Arquivologia e Museologia e revisor de trabalhos acadêmicos. É graduado em biblioteconomia pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e tem especialização em Filosofia da Arte pelo Instituto de Filosofia e Teologia de Goiás (IFITEG). Araújo atuou como professor na UFG, foi gerente do departamento de comercialização e divulgação da editora da universidade, bibliotecário do Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia, e mais recentemente, até assumir o cargo na Palmares, no Conselho Federal de Contabilidade, em Brasília.

Serviço:

BDB Cultural – Maio de 2023

Oficina "Curadoria digital: um novo caminho para a preservação de dados digitais de pesquisa", com Henrique Araújo. (5 dias, sempre das 19h às 21h, totalizando 10 horas).

29, 30 e 31 de maio e 01 e 02 de junho, segunda a sexta-feira, das 19h às 21h - Transmissão no auditório da BDB (506/507 Sul).

Outras informações:

Facebook.com/bdbcultural

Instagram - @bdbcultural

104 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page