Buscar
  • BDB Cultural

Oficina de auxiliares de biblioteca ganha versão ampliada após sucesso


  • Curso será apresentado em cinco dias, entre 20 e 22 e com sua conclusão nos dias 27 e 28, às 19h, exclusivamente para inscritos

  • Atividade, que terá certificados e será gratuita, será ministrada por Cleide Soares, que já implementou mais de 10 mil pontos de leitura no país

FOTO: Cleide Soares - Acervo pessoal

Um grande sucesso da programação da BDB Cultural no ano passado retorna à agenda da iniciativa em uma versão ampliada. O curso “Auxiliar de Biblioteca”, a mais exitosa atividade formativa realizada pela iniciativa, com distribuição de mais de mil certificados, terá uma edição revisada com Cleide Soares, professora responsável pela condução do curso original.

O objetivo do curso segue sendo o mesmo da programação original: ajudar a transformar a biblioteca em um espaço que seja uma ponte entre os livros e os usuários. A atividade é comandada pela bibliotecária e gestora cultural Cleide Soares com aulas em cinco dias, em vez dos três da primeira edição do curso. As aulas serão nos dias 20, 21, 22, 27 e 28 de junho, sempre às 19h.


A oficina é gratuita, com 10h de duração e livre para todos os públicos, mas foi especialmente pensada para profissionais que já atuam em bibliotecas, ou que pretendem atuar, com ou sem formação na área. O curso será ofertado usando a plataforma virtual Zoom. As inscrições são online e ficam abertas até a manhã da segunda-feira, 20 de junho.


A seleção será por ordem de preenchimento do formulário disponível no link https://www.sympla.com.br/curso-auxiliar-de-biblioteca-com-cleide-soares__1599837 . Não há limite de vagas já que a primeira edição do curso atraiu milhares de interessados. Todos que acompanharem a programação e responderem o questionário ao final das transmissões terão um certificado de participação gratuito emitido.

Conteúdo com a voz da experiência

Se a biblioteca é a ponte para o conhecimento, os auxiliares de biblioteca serão os guias que auxiliam nessa travessia, ou, como diz Cleide “que os profissionais sejam agentes da transformação da biblioteca em um espaço efetivamente acessível e agradável”. Ela é uma especialista em formação de agentes e espaços de leitura no país e no exterior. Ela já atuou na formação de mais de 20 mil auxiliares de biblioteca.

Para Cleide o diferencial de uma boa biblioteca está no empenho de sua equipe. "Temos muitos espaços de leitura que têm acervo pequeno, espaço curto e improvisado e, mesmo assim, podem tornar-se um diferencial na vida de seus frequentadores, da sua comunidade e da sua instituição, bastando reforçar a importância do elemento humano”, diz.

“Vamos trabalhar do ponto de vista técnico, mas com uma linguagem bastante simples, para receber a demanda de interessados com diferentes realidades sociais: quem já é da área, quem chegou agora, apresentar de forma simples e eficaz as formas de manter uma biblioteca organizada e ativa na comunidade”, completa Cleide.

Sobre a BDB Cultural

A BDB Cultural é uma iniciativa do governo federal, por meio da Secretaria Especial de Cultura, do Ministério do Turismo, em parceria com a Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles (BDB) e, por meio de um termo de colaboração, com a organização social Voar Arte para a Infância e Juventude. A agenda que o projeto executará na BDB segue até dezembro de 2022.

“Com a BDB Cultural, vamos continuar realizando uma programação cultural que possa servir de referência a outras bibliotecas do país, visando inspirar esses espaços tão importantes para o livro, a leitura, a literatura, enfim para a cultura e a cidadania como um todo”, diz o coordenador-geral da BDB Cultural, Marcos Linhares.

Para saber mais sobre os próximos cursos e eventos oferecidos, acompanhe as novidades da BDB Cultural no Youtube (https://www.youtube.com/c/BDBCultural), no Facebook (https://www.facebook.com/bdbcultural), Instagram (https://www.instagram.com/bdbcultural/) e no site www.bdbcultural.com.br da iniciativa.

Sobre Cleide Soares

Cleide Soares é bibliotecária, com pós-graduação nas áreas de Ciência da Informação, Gestão Cultural e Memória Cultural. Foi responsável pela implantação de mais de 10 mil bibliotecas públicas e comunitárias e pela formação de mais de 20 mil auxiliares de bibliotecas e agentes de leitura no Brasil e no exterior. Foi coordenadora da Rede de Bibliotecas Públicas do Distrito Federal, coordenadora nacional do Programa de Bibliotecas Rurais Arca das Letras, coordenadora-geral de Leitura da Fundação Biblioteca Nacional. É Conselheira Regional de Cultura no Distrito Federal, chefe da Biblioteca da Câmara Legislativa do Distrito Federal e coordenadora do coletivo Grito do Livro: Leia Mais!.

Serviço:

BDB Cultural – Junho de 2022

Versão ampliada da "Oficina de formação de auxiliares de biblioteca” com Cleide Soares.

20,21, 22, 27 e 28/06, a partir das 19h- Transmissão por Zoom exclusiva para inscritos no evento.

Outras informações:

Site www.bdbcultural.com.br

Facebook.com/bdbcultural

Instagram - @bdbcultural

211 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo