top of page
Buscar
  • Foto do escritorBDB Cultural

Oficina de audiodescrição celebra o Dia do Bibliotecário na BDB Cultural

Atualizado: 10 de mar. de 2023

• Curso gratuito de 4h foi pensado para auxiliar bibliotecas de todo o país a implementar políticas de acessibilidade

Atrás de uma estante repleta de livros, com os braços sobre uma prateleira e o queixo apoiado nos braços, como se estivesse em uma janela, Cleide Fernandes sorri. Ela é uma mulher branca, de cerca de 40 anos, tem cabelos pretos, lisos na altura dos ombros.

FOTO: Cleide Fernandes- Acervo pessoal

No domingo, dia 12, se celebra o Dia do Bibliotecário. Em celebração à essa data, a BDB Cultural realizará uma oficina formativa voltada especialmente para este público. O curso online “Introdução à audiodescrição para equipes de bibliotecas” vai mostrar como incluir o público cego com boas traduções de imagens a palavras e que possam ser disponibilizadas de forma simples.


A professora a cargo da oficina será Cleide Fernandes, que atualmente está na coordenação do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Minas Gerais e tem trabalhado na audiodescrição em atividades e produtos culturais. As inscrições são online e ficam abertas neste link: https://www.sympla.com.br/evento-online/oficina-de-audiodescricao-com-cleide-fernandes/1909416.

O curso será realizada nos dias 14 e 15, das 19h às 21h. A oficina é gratuita, com 4h de duração, e livre para todos os públicos, mas foi especialmente pensada para profissionais que já atuam ou pretendem atuar em bibliotecas. O curso será ofertado usando a plataforma virtual Zoom e será exclusivo para inscritos.


“A ideia é que cada um dos participantes saia do curso tendo pelo menos uma imagem audiodescrita na bagagem”, resume a professora. “Vamos focar na audiodescrição como um recurso de acessibilidade comunicacional para pessoas com deficiência visual para as bibliotecas e equipamentos culturais”, diz ela.


O curso pretende apresentar os fundamentos, técnicas e princípios da audiodescrição aplicados a imagens estáticas no contexto de bibliotecas e equipamentos culturais.


Haverá certificado gratuito, emitido em um sistema de preenchimento digital, para quem participar das aulas e não há pré-requisitos para a participação que não sejam o acesso à internet no momento em que as aulas forem ministradas. O conteúdo foi divido em vários aspectos e vai trabalhar, nessa ordem:

• Conceito, equipe responsável e histórico da audiodescrição.

• Princípios e orientações de audiodescrição de imagens estáticas.

• Roteiro da audiodescrição para pessoas.

• Roteiro para a auto-audiodescrição.

• Exemplos e aplicação dos conceitos na prática.

Sobre a BDB Cultural

A iniciativa BDB Cultural é resultado de um termo de colaboração entre o Ministério da Cultura e a organização social Voar Arte para a Infância e Juventude para a criação de uma programação cultural para a Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles (BDB). Para saber mais sobre os próximos cursos e eventos oferecidos, acompanhe as novidades da BDB Cultural nos canais do Youtube (https://www.youtube.com/c/BDBCultural ), no Facebook (https://www.facebook.com/bdbcultural ), Instagram (https://www.instagram.com/bdbcultural/ ) e no site www.bdbcultural.com.br da iniciativa.

Sobre Cleide A. Fernandes

Cleide A. Fernandes é bibliotecária graduada pela UFMG e especialista em Audiodescrição pela PUC Minas. Desde 2006, trabalha na Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, instituição na qual tem desenvolvido projetos de incentivo à leitura para diversos públicos. Atualmente está na coordenação do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas e tem trabalhado na audiodescrição em atividades e produtos culturais.

Serviço:

BDB Cultural – Março de 2023

Oficina online “Introdução à audiodescrição para equipes de bibliotecas” com Cleide A. Fernandes.

14 e 15/03, às 19h – Online por meio da plataforma Zoom.

Outras informações:

Site www.bdbcultural.com.br

Instagram - @bdbcultural


615 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page