top of page
Buscar
  • Foto do escritorBDB Cultural

Oficina ajuda bibliotecas a entrar na era digital


  • Curso será apresentado de 18 a 27 de outubro por Bruna Presmic e Gustavo Cordeiro, que cuidam das redes da BDB Cultural, para ajudar outros espaços de leitura


FOTO: Bruna Presmic - Acervo pessoal


A transição para a era digital que já estava ocorrendo foi acelerada pela pandemia. Para uma parcela cada vez maior de pessoas, negócios e espaços só funcionam se estiverem na internet e isso vale para o público das bibliotecas. Para ajudar a transformar os espaços de leitura pelo Brasil também em espaços digitais, a BDB Cultural realiza uma oficina de administração de redes sociais para bibliotecas com os responsáveis por cuidar dos canais de comunicação na web da própria iniciativa: Bruna Presmic e Gustavo Cordeiro, entre os dias 18 e 27 de outubro de 2021, sempre das 19h às 21h.


A oficina é gratuita, com 12h de duração é livre para todos os públicos, mas foi especialmente pensada para profissionais que já atuam ou pretendem atuar em bibliotecas. O curso será ofertado usando a plataforma virtual Zoom. As inscrições são online e ficam abertas até 17 de outubro, domingo, mediante preenchimento do formulário disponível no link https://www.sympla.com.br/oficina-de-redes-sociais---especial-para-bibliotecas---com-bruna-presmic__1358804 . Haverá certificado gratuito para quem participar dos seis dias de atividade.


FOTO: Gustavo Cordeiro - Acervo pessoal

Para participar você precisa ter o aplicativo ZOOM instalado no celular ou no computador e, claro, acesso à internet. O público não precisa ter conhecimentos prévios sobre as dinâmicas de cada rede. “Claro que a maioria de nós já usou alguma vez uma rede social, mas a experiência de gerir uma página ou de fazer um serviço público digitalmente pode ser desafiadora mesmo para quem já se sente como parte do Facebook”, diz Gustavo.


Apesar de dificuldades pessoais ou reservas que eventualmente alguns dos gestores de bibliotecas possam ter de dar este passo para o digital, ele é necessário: de acordo com o relatório mais recente da “We are social”, de 2019, o brasileiro fica quase 4h conectado em redes sociais por dia e a pandemia pode ter tornado este número ainda mais expressivo.


"Hoje é fundamental que iniciativas culturais façam bom uso das redes para se aproximarem do público e, no caso das bibliotecas, aproximarem interessados de sua programação e de seu acervo. As pessoas querem voltar onde se sentem acolhidas e ouvidas. No mundo em que vivemos, este acolhimento começa justamente antes do público chegar a um espaço, começa no digital”, completa Bruna.

Sobre a BDB Cultural

A BDB Cultural é uma iniciativa do governo federal, por meio da Secretaria Especial de Cultura, do Ministério do Turismo, em parceria com a Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles (BDB) e, por meio de um termo de colaboração, com a organização social Voar Arte para a Infância e Juventude. A agenda que o projeto executará na BDB segue até março de 2022.

“Com a BDB Cultural, vamos renovar a prática de ser uma referência a outras bibliotecas do país para que elas possam abrir suas asas para voos mais altos e dar vida aos seus espaços”, diz o coordenador-geral da BDB Cultural, Marcos Linhares.

Para saber mais sobre os próximos cursos e eventos oferecidos, acompanhe as novidades da BDB Cultural no Youtube (https://www.youtube.com/c/BDBCultural), no Facebook (https://www.facebook.com/bdbcultural), Instagram (https://www.instagram.com/bdbcultural/) e no site www.bdbcultural.com.br da iniciativa.

Sobre os convidados

Formada em Jornalismo e em Direito, Bruna Presmic é coordenadora de rede sociais da BDB Cultural. Trabalhando com social media desde 2008, se especializou em planejamento estratégico e desenvolvimento de persona. Em 2020 se certificou em “Humanidades Digitais”, curso em inglês oferecido pela Universidade de Harvard.

Gustavo Cordeiro é social media da BDB Cultural e trabalha na área há mais de 10 anos. Focado em comunicação e linguagem, é bacharel em Comunicação Social, especialista em Estudos Literários, licenciado em Língua e Literatura Hispânica e licenciando em Língua e Literatura Português do Brasil. Também trabalha com compra de mídia digital, o popular “ads”.

Serviço:

BDB Cultural – Outubro de 2021

Oficina de administração de redes sociais especial para bibliotecas com Bruna Presmic e Gustavo Cordeiro.

18, 20, 21, 25, 26 e 27/10, aproximadamente de segunda a quarta - Aula exclusiva para inscritos, transmitida por Zoom, às 19h.

Outras informações:

Site www.bdbcultural.com.br

Facebook.com/bdbcultural

Instagram - @bdbcultural

221 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page