top of page
Buscar
  • Foto do escritorBDB Cultural

Obra na BDB faz homenagem à Imperatriz Leopoldina

  • Na esteira das comemorações do bicentenário da Independência, obra de Birgit Graschopf passa a fazer parte do acervo da Biblioteca Demonstrativa do Brasil.


FOTO: Reprodução da obra - Lucas Rezende/BDB Cultural


Ao longo deste ano a BDB Cultural dedicou grande parte de sua programação ao bicentenário, celebrado em setembro. Este mês, tal agenda teve um encerramento com chave de ouro: a fotógrafa e artista plástica austríaca entregou, como símbolo da união entre países que nos trouxe a independência, uma fotomontagem de criação sua para a biblioteca modelo brasileira.


A peça, inaugurada no último dia 15, é um tributo ao bicentenário organizado pela Embaixada da Áustria no Brasil em conjunto com a Secretaria Nacional da Economia Criativa e Diversidade Cultural, da Secretaria Especial da Cultura, do Ministério do Turismo.


"Dona multifacetada" é uma amostra da inventividade do trabalho de Birgit Graschopf, a habilidade mesclar fotografia e intervenção site specific. “Dona Multifacetada” passa a integrar, em caráter permanente, o acervo da Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles. É uma homenagem à Imperatriz Leopoldina, grande articuladora do movimento independentista, mas também, como afirma o texto de inauguração da peça, ao "país que tanto amou e a que tanto se dedicou".


"Uma obra que nos faz sentir respeito e gratidão e que nos faz lembrar da nossa primeira imperatriz. Leopoldina era de fato uma mulher multifacetada, foi a primeira mulher a governar nosso país, ela é um exemplo de amor a leitura, às artes e à ciência", afirma o Secretário Nacional de Economia Criativa e Diversidade Cultural, Rafael Nogueira Alves Tavares da Silva.


"Como nenhuma outra pessoa, Leopoldina representa as relações especiais que o Brasil e a Áustria mantinham e que seguem por mais de dois séculos para o desenvolvimento de cidades modernas e nações inclusivas", disse na inauguração Stefan Scholz, Embaixador da República da Áustria no Brasil.


FOTO: A obra ao lado da artista que a criou, Birgit Graschopf; o Embaixador da Áustria no Brasil, Stefan Scholz; e o o Secretário Nacional de Economia Criativa e Diversidade Cultural, Rafael Nogueira Alves Tavares da Silva - Lucas Rezende/BDB Cultural


A artista Birgit Graschopf também compareceu à inauguração. "Foi um prazer fazer um trabalho permanente em uma biblioteca e ver a obra aqui no Brasil. Eu adicionei um esqueleto de uma folha ao rosto dela, representando o amor dela pela botânica, pelas ciências e pela mineralogia. E incluí uma frase que ela deixou em uma carta para sua irmã, sobre tornar-se brasileira", disse.


A inauguração da obra contou com a presença de importantes representantes tanto do governo como de autoridades internacionais. Compareceram Rodrigo Cassol Lima, Secretário Substituto da Secretaria Nacional de Desenvolvimento Cultural; Gustavo Chaves Lopes, Secretário Nacional do Audiovisual; Jéssica Pinto Lima, Secretária Nacional de Direitos Autorais e Propriedade Intelectual; Bernardo Boghossian Aguiar, Diretor do Departamento do Sistema Nacional de Cultura; Judith Schildbereger, Ministra Conselheira da Embaixada da Áustria no Brasil; Luciana Ribeiro e Raquel Pereira, representantes do Espaço Cultural Renato Russo; Mariane Oliveira, Intérprete e assistente da Embaixada Áustria no Brasil; Yumi NG, da Embaixada de Singapura no Brasil; e Allgood Ryan D, da Embaixada dos Estados Unidos.



FOTO: Cerimônia de inauguração da obra - Lucas Rezende/BDB Cultural

Sobre a BDB Cultural A BDB Cultural é uma iniciativa da Secretaria Especial de Cultura, do Ministério do Turismo, em parceria com a Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles (BDB) e, por meio de um termo de colaboração, com a organização social Voar Arte para a Infância e Juventude. A agenda que o projeto executará na BDB segue até dezembro de 2022. “Com a BDB Cultural, vamos continuar realizando uma programação cultural que possa servir de referência a outras bibliotecas do país, visando inspirar esses espaços tão importantes para o livro, a leitura, a literatura, enfim para a cultura e a cidadania como um todo”, diz o coordenador-geral da BDB Cultural, Marcos Linhares. Para saber mais sobre os próximos cursos e eventos oferecidos, acompanhe as novidades da BDB Cultural nos canais do Youtube (https://www.youtube.com/c/BDBCultural ), no Facebook (https://www.facebook.com/bdbcultural ), Instagram (https://www.instagram.com/bdbcultural/ ) e no site www.bdbcultural.com.br da iniciativa.

Serviço: BDB Cultural – Dezembro de 2022 Exposição permanente da obra "Dona multifacetada" da artista plástica austríaca Birgit Graschopf Outras informações: Site www.bdbcultural.com.br Facebook.com/bdb.cultural Instagram - @bdb.cultural

29 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page