top of page
Buscar
  • Foto do escritorBDB Cultural

O circo chega à BDB Cultural


  • Trupe Raiz de Circo faz apresentação de palhaços, acrobacias e malabares entre os livros da BDB no dia 16, às 17h


FOTO: Bento Viana - Divulgação - Trupe Raiz


É evidente a conexão entre circo e rua: é a arte que ocupa os sinais de trânsito, as praças, que mais transita. Em um tempo de isolamento social, porém, é uma das que mais perde espaços de realização. Mas por que não misturar com os livros um pouco de palhaçada — e de palha seca, palha frita, como brincam eles? Essa mistura é formada com a apresentação que o grupo Trupe Raiz do Circo fará dentro da estrutura da Biblioteca Demonstrativa do Brasil (BDB) e transmitida nas redes sociais da BDB Cultural, no dia 16, às 17h. Esta será a primeira apresentação circense na BDB Cultural desde a reabertura da programação, em janeiro deste ano, e promete fazer tudo que o circo dá direito: “se tiver altura o teto, até perna de pau a gente coloca”, diz o palhaço Aipim, um dos membros da trupe. “Vamos ter cenas clássicas da palhaçaria, malabares, acrobacias. A gente também deixa alguns espaços para compartilhar o momento. A gente ensaia, tem uma rotina, mas por sermos família também tem um elemento que a intimidade que torna a apresentação mais maleável: fazemos o que tiver de inspiração, brincamos com o que tiver na hora, com essa plateia de livros, por exemplo, mas isso é decidido na hora, no olho no olho”, diz. Divertir em um momento tão complicado da pandemia, porém, é um desafio e o grupo tem ciência disso. “É difícil fazer rir durante a pandemia, mas acho que esse é o momento em que o riso se torna mais urgente, nós temos sido essenciais. A gente está em um contexto muito propício para o humor, precisamos dele para amaciar a realidade, sempre precisamos, na verdade, por isso a chuva de memes sobre as coisas mais absurdas, sobre as notícias mais inacreditáveis. O humor informa, emociona, educa", afirma Aipim.

Apesar das dificuldades, o grupo promete uma apresentação divertida e arrojada. "Resistir à adversidade é uma especialidade do circo e também é se adaptar. O circo tá sempre se adaptando ao espaço disponível, à cidade nova, à nova tecnologia. Migrar está no nosso sangue. E migrar para o digital é só mais uma parte desse processo”, conclui ele.

Sobre a BDB Cultural

A BDB Cultural é uma iniciativa do governo federal, por meio da Secretaria Especial de Cultura, do Ministério do Turismo, em parceria com a Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles (BDB) e, por meio de um termo de colaboração, com a organização social Voar Arte para a Infância e Juventude. A agenda que o projeto executará na BDB segue até março de 2022.

“Com a BDB Cultural, vamos renovar a prática de ser uma referência a outras bibliotecas do país para que elas possam abrir suas asas para voos mais altos e dar vida aos seus espaços”, diz o coordenador-geral da BDB Cultural, Marcos Linhares.

Para saber mais sobre os próximos cursos e eventos oferecidos, acompanhe as novidades da BDB Cultural no Youtube (https://www.youtube.com/c/BDBCultural), no Facebook (https://www.facebook.com/bdbcultural), Instagram (https://www.instagram.com/bdbcultural/) e no site www.bdbcultural.com.br da iniciativa.

Sobre a Trupe Raiz de Circo

A Trupe Raiz de Circo é formada por uma família de palhaços, liderados pelo patriarca Mandioca Frita, das mais diversas linguagens, sempre com o enfoque no resgate da cultura popular. Trabalham com perna-de-pau, malabarismo, acrobacias, dança e magia. Realizam espetáculos e oficinas para todos os tipos de eventos.

Serviço:

BDB Cultural – Maio de 2021

Espetáculo cênico com a Trupe Raiz de Circo.

16/05 - Transmissão no Youtube e no Facebook da BDB Cultural, às 17h.

Outras informações:

Site www.bdbcultural.com.br

Facebook.com/bdbcultural

Instagram - @bdbcultural

31 visualizações0 comentário
bottom of page