top of page
Buscar
  • Foto do escritorBDB Cultural

Nova oportunidade de ler pessoas, como páginas abertas de livros incríveis


  • Elise, Maria Abadia e Philip serão as pessoas a serem “lidas” presencialmente na quinta, 11 de agosto, pela segunda edição do projeto “Biblioteca de Gentes”


FOTO: Edição de julho do BIDEGEN - Lucas Rezende/BDB Cultural


Depois do sucesso, em julho, da primeira edição do Projeto Bibliotecas de Gentes (BIDEGEN), o auditório da Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles (BDB) recebe presencialmente a segunda edição da iniciativa do Instituto Fazer o Bem (Insfabem) na quinta-feira, dia 11, às 19h30, com acesso aberto a todos e vagas limitadas. O evento também será transmitido ao vivo nas redes sociais da BDB.


Desta vez, Elise, Maria Abadia e Philip virão ser lidos pelos afortunados leitores que se permitirem desfrutar de lindas histórias.


O presidente do Insfabem, Marcos Linhares, explica que cada ser tem sua história e alguns deles com histórias de vida simplesmente empolgantes. Segundo ele, foi pensando nisso que o Instituto Fazer o Bem criou o BIDEGEN. “Inspirados pelo projeto dinamarquês Human Libraries que propõe, de forma diferente, a leitura de pessoas”, revela o presidente da entidade, Marcos Linhares.


Linhares afirma que, no projeto, os três convidados vão ao palco do auditório da BDB e, com o tempo destinado a cada um (20 minutos), contam suas histórias. Para que sejam encontros-surpresa, não são divulgados os nomes completos das pessoas.

“São páginas lindas de vidas inspiradoras, que não aceitaram as dificuldades que a vida lhes impôs. São obras abertas e que, ao terminar, responderão perguntas. A duração total varia entre 80 a 90 minutos”, diz o presidente do Instituto, que também coordena a programação cultural da BDB.


Nesta primeira edição do BIDEGEN, quem for terá a oportunidade de ver como Elise foi a um evento, ouviu um conselho e mudou sua trajetória, Maria Abadia encontrou onde menos se esperava alimento para a fome e para alma e Philip mudou de cidade, depois de país, depois de vida, indo trabalhar onde ninguém queria para ganhar prêmios e iluminar vidas.


Dentre outras coisas, os três têm a leitura e a educação como ponto em comum. Cada um lendo o mundo de uma forma singular, dentro de suas características físicas e múltiplas possibilidades.


“Continuaremos com uma edição do BIDEGEN por mês, trazendo sempre novas histórias e possibilidades. Afinal, a vida é cheia de surpresas e queremos incorporá-las ao projeto”, finaliza Marcos Linhares.

Sobre a BDB Cultural

A BDB Cultural é uma iniciativa do governo federal, por meio da Secretaria Especial de Cultura, do Ministério do Turismo, em parceria com a Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles (BDB) e, por meio de um termo de colaboração, com a organização social Voar Arte para a Infância e Juventude. A agenda que o projeto executará na BDB segue até dezembro de 2022.

“Com a BDB Cultural, vamos continuar realizando uma programação cultural que possa servir de referência a outras bibliotecas do país, visando inspirar esses espaços tão importantes para o livro, a leitura, a literatura, enfim para a cultura e a cidadania como um todo”, diz o coordenador-geral da BDB Cultural, Marcos Linhares.

Para saber mais sobre os próximos cursos e eventos oferecidos, acompanhe as novidades da BDB Cultural no Youtube (https://www.youtube.com/channel/UCrihUSEEcIEf_0FZteCU8Gw ), no Facebook (https://www.facebook.com/BDBCultural-101686659278449), Instagram (https://www.instagram.com/bdb.cultural/ ) e no site www.bdbcultural.com.br da iniciativa.

Serviço:

BDB Cultural – Agosto de 2022

11/08, 19h30, presencial e também com transmissão ao vivo - “Biblioteca de Gentes”, projeto do Instituto Fazer o Bem (pessoas escolhidas pelo Instituto estarão no auditório da biblioteca para serem “lidas”, para contarem as suas fascinantes histórias de vida).

Outras informações:

Facebook.com/bdb.cultural

Instagram - @bdb.cultural

100 visualizações0 comentário
bottom of page