top of page
Buscar
  • Foto do escritorBDB Cultural

“Noite Encantada” é novidade do mês das crianças na BDB Cultural

Atualizado: 6 de out. de 2022


  • Programação de outubro contará com dez atividades gratuitas, entre elas uma espécie de noite de mágica entre livros para as crianças


FOTO: Hall da Biblioteca Demonstrativa do Brasil - Lucas Rezende/BDB Cultural

A programação da BDB Cultural em outubro de 2022 contará com dez eventos em sua maioria com público presencial na sede da Biblioteca Demonstrativa do Brasil (BDB) em Brasília. A programação, que sempre oferece atividades artísticas, formativas e terapêuticas para o público, traz uma novidade neste mês: será realizada por primeira vez uma noite com contação de histórias dentro da biblioteca em homenagem ao Dia das a Crianças.


A “Noite encantada” vai abrir a programação no dia 07. Marcada para ocorrer entre 18h e 22h, a atividade reunirá crianças de uma instituição de Brasília para ir à BDB e participar de uma série de atividades coletivas ao redor da literatura, em especial uma série de contações de história. A atividade é exclusiva aos selecionados.


Outro destaque da agenda é a visita de um grupo de estudantes de escolas públicas para participar da terceira edição da “Visita Guiada à BDB" no dia 11, atividade exclusiva aos alunos, mas que, como de praxe, vai ser realizada em conjunto com a contação de histórias deste mês, que levará Rêgo Júnior ao auditório da BDB Cultural, esta sim uma atividade aberta ao público geral.


Completando esta intensa agenda de atividades da semana da criança, no dia 14 a BDB Cultural recebe Onildo Júnior com o espetáculo "A mala amarela mágica", uma união de teatro e de truques de magia.


Entre os eventos voltados para os adultos, a BDB Cultural terá no dia 18 uma nova edição do “Biblioteca de Gentes”; no dia 20, um “Encontro terapêutico” com Cleunice de Arruda Castro esclarece dúvidas do público sobre o estresse pós-traumático; e no dia 21 há uma nova edição do “Cine BDB”, mais uma vez resgatando clássicos do cinema nacional com uma dose dupla de curtas sobre a cultura popular.


Já como a oficina formativa do mês, a BDB Cultural volta a trazer a professora Alice Gontijo para a programação. Nos dias 24, 26, 27 e 28 de outubro ela dará uma oficina on-line sobre encadernação de livros, com um aspecto voltado à conservação bibliográfica e a manutenção da saúde das páginas.


Ainda estão previstas neste mês, encerrando a agenda, uma nova edição do “Encontro de mulheres” e que se mantém no tema da literatura, como sucedido em setembro. Desta vez a professora convidada é Margarida Patriota, que fala sobre personagens femininas marcantes na história da literatura no dia 28.


Encerrando o mês, no dia 31, a BDB Cultural retoma sua agenda de mesas em celebração ao Bicentenário da Independência do Brasil. É importante ressaltar que as atividades artísticas da programação contam com interpretação em Libras — excluídas, portanto, as oficinas e mesas de debate.

A agenda pode passar ainda por alterações.

Sobre a BDB Cultural

A iniciativa BDB Cultural foi criada em um termo de colaboração por meio da Secretaria Especial de Cultura, do Ministério do Turismo, em parceria com a Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles (BDB), com a organização social Voar Arte para a Infância e Juventude para a criação de uma programação cultural para a BDB. A agenda que o projeto executará na BDB segue até dezembro de 2022.

“Com a BDB Cultural, vamos continuar realizando uma programação cultural que possa servir de referência a outras bibliotecas do país, visando inspirar esses espaços tão importantes para o livro, a leitura, enfim para a cultura e a cidadania como um todo”, diz o coordenador-geral da BDB Cultural, Marcos Linhares.

Para saber mais sobre os próximos cursos e eventos oferecidos, acompanhe as novidades da BDB Cultural no Youtube (https://www.youtube.com/channel/UCrihUSEEcIEf_0FZteCU8Gw ), no Facebook (https://www.facebook.com/BDBCultural-101686659278449), Instagram (https://www.instagram.com/bdb.cultural/ ) e no site www.bdbcultural.com.br da iniciativa.

Serviço

Confira a programação resumida abaixo. Todas as atividades serão publicadas nas redes sociais da iniciativa. Algumas atividades contarão com presença de público presencial.

As informações de cada uma das atividades serão divulgadas no site da BDB Cultural, www.bdbcultural.com.br, com o release postado simultaneamente ao envio para a imprensa no blog https://www.bdbcultural.com.br/blog. Com exceção dos cursos e palestras, todos os eventos artísticos contam com interpretação em Libras:

• 07/10, 18h às 22h – Noite encantada leva crianças de uma instituição para uma programação exclusiva na BDB.

• 11/10, 14h30 - Grupo de estudantes de escolas públicas participa presencialmente da “Visita Guiada à BDB".

• 11/10, 15h - Contação de histórias presencial com Rêgo Júnior.

• 14/10, 19h30 – Apresentação teatral com Onildo Júnior no espetáculo "A mala amarela mágica".

• 18/10, 19h30 - “Biblioteca de Gentes”.

• 20/10, 19h30 – “Encontro Terapêutico” com a psicóloga Cleunice de Arruda Castro sobre o estresse pós-traumático.

• 21/10, 13h - “Cine BDB” com dose dupla dos curtas "Brinquedo Popular do Nordeste" (1977) e “A Velha a Fiar” (1964).

• 24, 26, 27 e 28/10, 19h - Oficina on-line de “Encadernação" com foco na restauração dada pela especialista em conservação bibliográfica Alice Gontijo.

• 28/10, 19h30 - “Encontro de mulheres” on-line com o tema "Personagens femininas marcantes na história da literatura " com a pós-doutora Margarida Patriota.

• 31/10, 19h30 – Mesa presencial em homenagem aos 200 anos de Independência do Brasil


34 visualizações0 comentário

Kommentare


bottom of page