top of page
Buscar
  • Foto do escritorBDB Cultural

Contadores de histórias trazem superação para a agenda da BDB Cultural

Maristela Papa e William Reis se apresentam na programação no domingo, 21, com narrativa inspiradora após luta contra a Covid-19.


A BDB Cultural recebe neste domingo, dia 21, às 17h, uma contação de histórias feita por Maristela Papa e William Reis. Juntos na vida e nos palcos — com mais de duas décadas de contação — eles chegam nas redes sociais da BDB Cultural para apresentar uma história que reinventa clássicos das histórias infantis com final inovador e resgata cantigas populares tradicionais.


Na apresentação, o casal conta a história popular da princesa e do sapo, porém com versão alternativa para a trama, em especial à personagem feminina da história. “É um final inesperado, mas real e que impressiona nosso público. É sempre importante mostrar que nem todo mundo casa e é feliz para sempre e é possível sê-lo de outras formas”, diz Maristela.


A apresentação traz também cantigas de roda que dão fluidez à história. “São músicas que passam entre as gerações, que são murmuradas, que ficam no nosso coração, mas que ao fim conectam muitas pessoas, até inconscientemente”, completa Reis.


O casal já havia se apresentado em saraus na Demonstrativa e se emocionou ao gravar essa apresentação dentro da biblioteca reformada. “Foi muito bom chegarmos em um espaço totalmente revitalizado, com uma produção atenciosa, tudo prontinho. Ficamos muito alegres de estar ali, participando dessa retomada que é, para nós, uma retomada também; afinal, a pandemia nos afetou diretamente e estamos retomando aos poucos”, diz o músico.


Histórias que curam na pandemia


Para o casal de contadores, as histórias têm um poder de acolhimento que ultrapassa a fronteira das palavras. Este aspecto é importante para eles, que foram acometidos gravemente pela Covid-19 — Maristela chegou a ter uma parada cardíaca durante sua internação no ano passado e tem, lentamente, voltado ao ritmo.


“As histórias curam. O momento de ouvir, de refletir, abre possibilidades de se autoconhecer, de resolver problemas. A gente só continua acreditando nas histórias”, diz a contadora. “Muita gente critica o fato de a cultura ter se voltado ao digital, acha que é preguiça nossa, mas na verdade é um processo muito mais trabalhoso e que é um sinal importantíssimo de como a gente se preocupa com o nosso público”, completa Maristela.


Para a coordenadora de artes cênicas da BDB Cultural, Alessandra Barros, a inserção de contadores de história na programação é fundamental para construir uma ponte entre a literatura e as outras artes. “A contação de histórias é um diálogo muito bonito entre a interpretação e os livros, além de fazer um encantamento do público, não só infantil, mas de todas as idades. A contação de histórias cria uma atração mágica”, afirma.


Sobre a BDB Cultural


A BDB Cultural é uma iniciativa do governo federal, por meio do Ministério do Turismo, em parceria com a Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles (BDB) e, por meio de um termo de colaboração, com a organização social Voar Arte para a Infância e Juventude. A agenda que o projeto executará na BDB segue até março de 2022.


“Com a BDB Cultural, vamos renovar a prática de ser uma referência a outras bibliotecas do país para que elas possam abrir suas asas para voos mais altos e dar vida aos seus espaços”, diz o coordenador-geral da BDB Cultural, Marcos Linhares.


Para saber mais sobre os próximos cursos e eventos oferecidos, acompanhe as novidades da BDB Cultural no


Sobre Maristela Papa e William Reis


O casal brasiliense Maristela Papa, educadora, e William Reis, músico, conta histórias desde 1996. Eles são entusiastas da formação acadêmica de contadores de história e do respeito a essa categoria artística. O casal fundou a Associação Amigos das Histórias, uma referência neste setor, com mais de 60 contadores afiliados e que participou das negociações para criar a Semana Distrital do Contador de Histórias, aprovada em 2011 para o calendário oficial do DF. Eles também criaram uma pós-graduação na área, o curso “Arte de Contar Histórias”, que já teve edições presenciais em três Estados do Brasil e realizou no ano passado sua primeira edição totalmente on-line.


Serviço:

BDB Cultural – Fevereiro de 2021

Contação de história com Maristela Papa e William Reis.

21/02, 17h - História e cantigas populares em apresentação no Youtube e no Facebook da BDB Cultural.

Outras informações:

Facebook.com/bdbcultural

Instagram - @bdbcultural

www.bdbcultural.com.br


38 visualizações0 comentário
bottom of page