Histórias de Natal de escritores são retomadas em bate-papo no dia 07 na BDB Cultural
FOTO: Ana Catarina Simas - Acervo pessoal
Festividade mais celebrada em nossa cultura, o Natal foi tema de trabalho de diversos escritores ao longo da história e sobre distintos aspectos: natais de face familiar, de escassez, de festa, de religiosidade. É prometendo um passeio por essas possibilidades que a BDB Cultural convida dois críticos literários, Ana Catarina Simas e Roberto Medina, para um bate-papo que pretende mostrar a amplitude deste tema no dia 07, quarta-feira, 19h30, no auditório da BDB (506/507 Sul).
A conversa, realizada gratuitamente, pretende reunir um conjunto de contos clássicos que escolhem o Natal como tema e os coloca em diálogo. Em um primeiro momento, a professora Ana apresenta ao público um pouco da teoria do conto, explicando os preceitos básicos dessa estrutura e o aplica a um conto de Lygia Fagundes Telles, “O natal na barca”. “É um Natal trágico que o texto retrata, confinado em uma barca, mas que fala de fé e até de um milagre", adianta ela.
FOTO: Roberto Medina - Acervo pessoal
Quem deve ampliar o debate com mais textos de exemplo é o professor Dr. Roberto Medina. "Ao destacarmos o gênero conto na tradição brasileira, podemos pensar nos ecos da forma narrativa breve por meio dos trabalhos artísticos de Edgar Allan Poe, de Tchekhov e Machado de Assis. Inúmeros são os escritores brasileiros que dominam essa arte da brevidade e do momento mágico e linguageiro sobre o natalício. Natal porta a construção de vidas que se iluminam no amor, na dor e no desamparo do nascimento como acontecimento cultural e escritural", diz Medina.
Sobre a BDB Cultural
A BDB Cultural é uma iniciativa do Ministério do Turismo, por meio da Secretaria Especial de Cultura, em parceria com a Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles (BDB) e, por meio de um termo de colaboração, com a organização social Voar Arte para a Infância e Juventude. A agenda que o projeto executará na BDB segue até dezembro de 2022.
“Com a BDB Cultural, vamos continuar realizando uma programação cultural que possa servir de referência a outras bibliotecas do país, visando inspirar esses espaços tão importantes para o livro, a leitura, a literatura, enfim para a cultura e a cidadania como um todo”, diz o coordenador-geral da BDB Cultural, Marcos Linhares.
Para saber mais sobre os próximos cursos e eventos oferecidos, acompanhe as novidades da BDB Cultural nos canais do Youtube (https://www.youtube.com/c/BDBCultural), no Facebook (https://www.facebook.com/bdbcultural), Instagram (https://www.instagram.com/bdbcultural/) e no site www.bdbcultural.com.br da iniciativa.
Sobre os convidados
Ana Catarina de Pinho Simas Oliveira é doutoranda do Programa de Pós-Lit da UnB, e bolsista da Fundação de apoio à Pesquisa do Distrito Federal. Mestra e Graduada em Letras, pela UFES. Atua principalmente em Literatura Latino-americana, Literatura Africana, Feminino, Crítica Feminista, Retórica, Mia Couto e Cortázar. Tradutora de língua espanhola e autora de livros e artigos científicos em periódicos nacionais e internacionais. Atuou em diversos grupos de pesquisa do PPGL/UFES e no grupo de pesquisa de Literatura Latino-americana Contemporânea por 11 anos do PósLit/UnB.
Roberto Medina escritor, tradutor (inglês, francês e espanhol), crítico literário e teatral, Doutor em Literatura e Teatro (Póslit-UnB), doutorando em Psicanálise (PPG Psicologia Clínica e Cultura-UnB), pós-doutorando na Univesidade Federal do Rio Grande - FURG-RS), professor-convidado na Pós-graduação da Universidade Federal do Maranhão-MA, professor de pós-graduação na Fundação Brasileira de Teatro – FADM (Direção Teatral) e de pós-graduação em Estúdio f/508 de Fotografia – Unyleya (A imagem como suporte da Imaginação). Áreas de pesquisa: Teatro, Literatura, Fotografia, Cinema, Psicanálise e Linguagens. Possui artigos publicados no Brasil e no Exterior.
Serviço:
BDB Cultural – Dezembro de 2022
Mesa presencial “O Natal na Literatura” com Ana Catarina Simas e Roberto Medina
07/12, quarta-feira, 19h30- Auditório da BDB Cultural (506/507 Sul)
Outras informações:
Instagram - @bdb.cultural
Kommentare